Autor |
Mensagem |
Gabriel_gabo Membro Novato |
# 27/set/25 18:23
Olá! Tenho um Tagima TBM 4 ativo e uma interface Behringer U-Phoria UMC22. Nos primeiros dias de uso, tudo funcionava normalmente, mas de repente o som do baixo começou a distorcer (como se tivesse um drive), tanto no Reaper quanto no cubo.
Levei o instrumento a um luthier, mas o problema continua ocorrendo apenas quando conecto o baixo na interface. Já troquei a bateria, reduzi o volume e o ganho, mas nada resolveu.
Gostaria de saber: será que uma Direct Box ajudaria a resolver o problema ou existe a possibilidade de o sinal forte do baixo ter danificado a interface?
|
LeandroP Moderador |
# 27/set/25 23:33
· votar
Gabriel_gabo
Honestamente, eu não trago exatamente a resposta que você procura. Você chegou a testar outros instrumentos na interface? Pela descrição, me parece que o problema está na interface e não no baixo. Não creio que o sinal do baixo, mesmo sendo ativo, faria algum dano à entrada da interface. Mas, acredito que o problema esteja nela e não no instrumento.
|
Wanton Veterano |
# 28/set/25 00:36
· votar
Gabriel_gabo
Será que essa distorção não é uma amostragem baixa? Você mexeu na configuração para diminuir a latência?
|
Buja Veterano |
# 30/set/25 17:11
· votar
Gabriel_gabo Voce abaixa o ganho no baixo e na interface e continua com drive? Bateria do baixo trocada?
Ou o problema está na interface ou no falante. Nao custa tentar trocar cabos tbm, apesar de eu achar ser improvavel.
|
# 30/set/25 17:37 · Editado por: Gabriel_gabo
· votar
@LeandroP Você chegou a testar outros instrumentos na interface?
Sim, com minha guitarra o som fica normal.
|
# 30/set/25 17:38 · Editado por: Gabriel_gabo
· votar
@Wanton Será que essa distorção não é uma amostragem baixa? Você mexeu na configuração para diminuir a latência?
Sim, tentei outras taxas de amostragem, mas não adianta. Também tentei desinstalar tudo - Asio e Reaper - não funcionou tbm.
|
# 30/set/25 17:40 · Editado por: Gabriel_gabo
· votar
@Buja Voce abaixa o ganho no baixo e na interface e continua com drive? Bateria do baixo trocada?
Fui por eliminação: troquei a bateria, os cabos e até pedi para um luthier avaliar a elétrica. Estou começando a achar que devo acionar a garantia da interface.
|
LeandroP Moderador |
# 30/set/25 19:46
· votar
Gabriel_gabo
A interface deveria suportar o sinal da guitarra da mesma maneira que o baixo. Se você ligar a guitarra em um pedal ou pedaleira qualquer, naturalmente estará inserindo um pré entre o instrumento e a interface. O baixo, por ser ativo, possui este pré no próprio instrumento. Então, pra mim não faz muito sentido achar que o problema seja na interface se outros instrumentos se portaram de maneira esperada. Pode ser um problema no pré do baixo. Você disse que um luthier verificou e constatou que não há problemas. No entanto, pode ser que o pré do baixo esteja enviando um sinal já saturado pra interface. Se você ligar o seu baixo num amplificador ou numa mesa de som, o áudio fica saturado também?
|
# 01/out/25 13:27
· votar
LeandroP Se você ligar o seu baixo num amplificador ou numa mesa de som, o áudio fica saturado também?
Ontem liguei o baixo diretamente no amplificador e percebi que o som também está saturado. Antes eu havia dito que no amp funcionava normalmente, mas isso foi porque não tinha testado os controles (knobs) do instrumento nem utilizado o volume suficientemente alto. Com isso, descarto a possibilidade de falha na interface de áudio. A próxima medida será providenciar a troca do circuito, já que encontrei vários relatos de que a parte elétrica dos baixos Tagima costuma apresentar problemas.
Agradeço demais a ajuda e disposição de todos que responderam! Fiquem com Deus.
|
Buja Veterano |
# 01/out/25 22:22
· votar
Gabriel_gabo
Pra ter certeza absoluta: 1 - plugue outro baixo no seu amp e veja se cruncha. 2 - plugue seu baixo em outro amp e veja se cruncha.
Ai voce mata a charada.
|
LeandroP Moderador |
# 01/out/25 22:45
· votar
Gabriel_gabo
Feliz por ter chegado a uma conclusão. E eu creio que é a solução mais barata e simples. Boa sorte! Se puder retornar descrevendo a solução tomada, ajudaria muito. Abraço!
|