Tarraxas do Baixo com defeito | Como funcionam as tarraxas?

    Autor Mensagem
    AsafeVenancio
    Membro Novato
    # ago/21


    Eu estava essa semana tocando tranquilo o baixo, quando resolvi conferir se ele estava afinado. Afinei as cordas normalmente, mas quando cheguei pra afinar a corda D (só precisava ajustar um pouquinho), ela afrouxou do nada e a tarraxa não conseguia mais ter "força" pra puxar a corda. Tentei afinar algumas vezes e nada...

    Primeiro pensei que era culpa da rosca/porca que segura a tarraxa no headstock, achei que devia estar folgada. Mas quando tirei a corda da tarraxa e fui olhar ela de mais de perto notei que tinha tipo um parafuso por dentro que devia se encaixar na parte onde a gente prende a corda (q é tipo um tubo) e eles não estavam se encaixando bem, deixando esse tubo se mexer sozinho, sem seguir a tarraxa. Depois de muitas tentativa, acho que acabei luíndo esse parafuso e vi que teria que comprar outro

    -------
    Então fui na rua e tentei encontrar um lugar que vendia a tarraxa por unidade. Alguns vendedores perguntaram o número das cordas que o baixo tinha e qual especificamente tinha dado o problema, disseram que cada tarraxa é pra uma corda específica e por isso só vendiam o conjunto e n individual, mas acabei não ligando muito pra isso.

    Aí finalmente encontrei uma que vendia a tarraxa avulsa e conversando com o vendedor ele disse que tanto faz a corda/tarraxa com problema pq, segundo ele, as tarraxas eram "universais" (funcionavam em qualquer corda). Como já tava meio de cabeça quente e preocupado com isso, acabei comprando ali mesmo.

    ---------
    Quando cheguei em casa fui direto tentar colocar a tarraxa nova e a corda, e de primeiro momento até funcionou. Mas quando fui afinar certinho em D, vi que a corda tava em Bb (msm altura q o da corda E casa 6) e não conseguia ir além disso, mesmo eu apertando kkk

    Ou seja, ela tava dando o msm problema que a que 1° q tinha quebrado

    Folguei a corda um pouco e tentei afinar mais uma vez e deu a mesma. O pino afrouxou repentinamente e ele, que deveria se mexer só quando girasse a tarraxa, tava se mexendo por conta própria de novo!

    Dei uma pesquisada no YouTube e achei um vídeo um cara falando que tinha como "destravar" esse pino. (Vou colocar aqui em baixo)
    Abrindo e destravando tarraxa

    Aí apertando e girando o pino na direção contrária que tava colocando as cordas e mudando a direção que colocava a corda tbm, notei que não deu esse problema, só n chegava na nota D ainda assim.

    Deduzi então que os primeiros vendedores deveriam ter dito a verdade e sabiam mais como os instrumentos funcionavam. Acho que a tarraxa que comprei não é para as cordas de baixo, D(a q deu problema) e G, mas para as de cima! (E e A)

    as ainda tô intrigado e sem saber se é vdd ou não (dei uma pesquisada na net mas tbm n achei nada claro e específico sobre isso)

    --------
    Depois de toda essa história minhas dúvidas são;
    Tem tarraxas que são específicas para cada lado do braço e cada corda ou não tem diferença entre elas?
    O que pode ter quebrado a 1° tarraxa?

    AsafeVenancio
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Gente eu sei que escrevi um textão kkkk, mas foi só pra contextualizar mais, caso alguém com mais experiência ou até mesmo um luthier puder me ajudar serei muito grato!

    Caso seja importante tbm o baixo é um da Condor de 4 Cordas (n sei muito bem o modelo específico, não tem nome nenhum nele)

    makumbator
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    AsafeVenancio
    disseram que cada tarraxa é pra uma corda específica

    Isso é absolutamente lorota de vendedor. Nenhum grande fabricante especifica esse tipo de coisa. Eles vendem em jogo (de 4, 5 ou 6 para acomodar os baixos com esse número de cordas) e individuais, desde que seja específico para o instrumento em questão. Já troquei uma vez uma de um baixolão e também já comprei no passado individualmente para fazer um baixo em luthier.

    Não tem nada disso, vai ver os caras estavam querendo te vender é tarraxa de guitarra se o problema no seu baixo fosse na corda sol ou ré (que são mais finas e próximas das mais grossas de guitarra).

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/21
    · votar


    E aí Asafe!

    Cara, esse papo de tarraxa especifica pra cada corda é muita lorota... Única coisa que tem diferença é qdo no headstock tem tarraxas que ficam pra cima e tarraxas que ficam pra baixo. Aì tem diferença, pois apesar de vc apertar e soltar elas para o mesmo lado, internamente a engrenagem funciona de forma inversa. Então, na hora de comprar avulsa, a única coisa que vc precisa informar é se a tarraxa a ser substituída fica EM CIMA ou EM BAIXO no headstock.

    Agora, sobre não estar afinando mais que isso, vc tem certeza que a ordem das cordas está certa? Não é problema com a sua corda não? Exemplo, ta tentando afinar em D a corda A.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tarraxas do Baixo com defeito | Como funcionam as tarraxas?