Baixo Top V Ativo bs5g

Autor Mensagem
Kwan In
Membro Novato
# jun/19 · Editado por: Kwan In


Não vi em nenhum lugar falando sobre esse baixo da phx, e gostaria de saber se vale realmente a pena comprar (sou iniciante no baixo, mas toco violão a 1 ano). O vendedor da loja quer me vender por 1250, e disse que ta no mesmo nível de um Millenium TOP 5 da Tagima. Alguém que tenha ele, ou conheça, pode me ajudar nesses quesitos?

Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


Kwan In
Cara, é um baixo comum, de iniciante.
Agora, se vc é iniciante, porque um 5 cordas?
Abç

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Cara, é um baixo comum, de iniciante.
Agora, se vc é iniciante, porque um 5 cordas?
Abç

OI, obrigado por responder. Quero um baixo de 5 cordas pq eu acho mais completo q um de quatro. Já tenho base teórica e técnica (pratico algumas coisas no violão), só tenho dúvida em escolher um bom baixo iniciante mesmo...

E por falar nisso, vc acha que o vendedor falou a verdade? que esse baixo é melhor que o Millenium 5 normal e se aproxima do Millenium TOP 5?

vinibassplayer
Veterano
# jun/19
· votar


Kwan In
base teórica e técnica (pratico algumas coisas no violão)

a teoria vc vai ter q adaptar, a tecnica tbm kkkkk nao vai ser mto diferente de começar do zero...

pq eu acho mais completo q um de quatro

não é mais "completo", o de 4 já é completo pq tem todas as notas e foi o instrumento original. toca-se QUALQUER musica com 4 cordas, e pra começar é melhor nele

vc acha que o vendedor falou a verdade?

acho esse valor muito alto pra um baixo de iniciante. os que eu normalmente aconselho se vc estiver começando msm e for seu primeiro baixo, os tagima da série woodstock, por volta de 700-800, 4 cordas. por volta de 1100 os TJB ainda sao muito melhores que esse PHX. e acima de todos é unanimidade os Sx nessa mesma faixa. são baixos confiaveis e reconhecidos, que vao te servir por muuto tempo em qualquer estilo.

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


não é mais "completo", o de 4 já é completo pq tem todas as notas e foi o instrumento original. toca-se QUALQUER musica com 4 cordas, e pra começar é melhor nele


é pq eu quero tocar desde jazz até metal, entende? sei q o de 4 é mais fácil, mas eu n quero trocar de baixo tão cedo.

acho esse valor muito alto pra um baixo de iniciante.

então esse baixo da PHX não é tão bom assim? poderia me recomendar um de 5 cordas que seja na mesma faixa de preço e BOM? obg

makumbator
Moderador
# jun/19 · Editado por: makumbator
· votar


Eu sou da opinião que se o cara quer começar logo no baixo de 5 cordas não há problema algum. E sim, o de 5 cordas tem possibilidades que o de 4 não tem (além de 5 notas a mais, há também possibilidades maiores de digitação por conta da corda extra). E há músicas em que essas notas a mais fazem MUITA falta.

Contrabaixo na origem (o acústico) por exemplo começou com 3 cordas na Itália. Era o instrumento "completo", mas um dia sentiram que seria melhor ter uma corda a mais, criando o de 4 cordas e mudando a afinação de quintas pra quartas, um século depois sentiram que seria bom ter ou uma quinta corda ou um extensor na mesma quarta corda, e assim o desenvolvimento caminha.

E no barroco os violones grossos (parentes do contrabaixo acústico) tinham 6, 5 , e ás vezes 4 cordas, em diversas afinações diferentes. Padrão é algo que nunca se firmou muito na história do contrabaixo. O elétrico está dentro do mesmo caminho.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Sempre gostei de baixos de 4 cordas. Mas em alguns momentos, mesmo que poucos, sentia falta do Bzão. Nao pelas notas abaixo do E, e sim pela digitação mais facil, como achar aquele G em cima do D sem ter que voltar a mao na escala.

Hoje estou na caça de um 5 cordas.
Por que nao 6? Porque nao senti falta da corda mais aguda. Mas nada contra tambem.

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Agradeço a todos pelas repostas, mas a minha dúvida ainda não foi sanada. Caso esse Top V bs5g da PHX, que o vendedor quer me vender por 1250, não seja muito bom, qual vocês me recomendariam (R$900-1300) de 5 cordas por favor.

makumbator
Moderador
# jun/19 · Editado por: makumbator
· votar


Buja
Por que nao 6? Porque nao senti falta da corda mais aguda. Mas nada contra tambem.

É justamente pela digitação que faz anos só compro baixo de 6 cordas. Nem é tanto pela cordas solta em dó ou pelos agudos a mais (que são legais, principalmente pra montar acordes no agudo), e sim muito pela possibilidade maior de digitar sem mudar de posição.

No caso da corda si grave aí eu sinto muita falta das notas extras quando tenho que tocar 4 cordas, e tem também o extra da digitação facilitada. No acústico eu toco com 4 cordas, mas só não tenho extensor nela por causa do custo alto pra comprar e instalar o sistema.

Kwan In
Agradeço a todos pelas repostas, mas a minha dúvida ainda não foi sanada. Caso esse Top V bs5g da PHX, que o vendedor quer me vender por 1250, não seja muito bom, qual vocês me recomendariam (R$900-1300) de 5 cordas por favor.

Nesse ponto aí eu não opino. Nunca nem vi esse baixo pessoalmente, quanto mais tocar.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Kwan In

Tente pegar um Yamaha TRBX 174. É um bom baixo tambem.
Nao sei quanto a esse PHX, ainda mais nos dias de hoje.

Um baixo da tagima que acho melhor que o millenium é a serie nova, TJB5.
O TBM5 tambem nao é ruim. Prefiro estes ao millenium.

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Nesse ponto aí eu não opino. Nunca nem vi esse baixo pessoalmente, quanto mais tocar.
obg por responder.
Teria alguma recomendação de um de 5 cordas na faixa de 900-1300?
só encontrei o Millenium 5, tbm 5 e esse da phx. (os dois primeiros o vendedor disse que fica abaixo desse da phx)

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Buja

Obg por responder.
Esse Yamaha TRBX 174 eu sei que é bom, mas é que ele é de 4 cordas kkkk.
Em relação ao TBM5, o vendedor disse q esse da phx é melhor, e que está no nível de um Millenium TOP 5.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Kwan In
Em relação ao TBM5, o vendedor disse q esse da phx é melhor, e que está no nível de um Millenium TOP 5.



Pode ser que esteja mesmo. Nao sei. Mas voce pode testar, nao pode?
Melhor testando com que comprando na net as cegas.
A nao ser que nao tenha jeito mesmo.

makumbator
Moderador
# jun/19 · Editado por: makumbator
· votar


Kwan In

Então, esse TJB5 que o Buja comentou eu já experimentei e achei legal. Os Millenium tem muito tempo que não pego.

Baixo de 5 e 6 cordas mais barato e bom é mais complicado que achar um instrumento bom e acessível em 4 cordas. A oferta de 4 cordas é maior. Nesse ponto realmente temos que admitir.

Você quer especificamente instrumento ativo? Tem os SX de 5 cordas passivos nessa faixa de preço de suas escolhas.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Se quiser botar uma graninha a mais e estiver disposto a pegar usado, voce acha yamaha, ibanez, cort, até warwick acha. Por menos de 2 contos. 5 cordas.

Lembro de ver um cara no desespero no face vendendo um 5 cordas yamaha attitude, acho que é sig do billy sheeram, sei la, por 2 mil.

Agora, olha, é puramente questão de gosto, mas nao gostei de nenhum millenium que já testei. Pode ser sido corda velha, por ter sido amp mal regulado, placebo do primeiro que testei, birra de baixo ativo, mas.......nem do millenium top gostei nao.

Ha de se testar mesmo mano.

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Você quer especificamente instrumento ativo?

Ativos sao os únicos que eu acho de 5 cordas kkk.
O que eu quero mesmo é um de 5 cordas que não me de problemas de timbre ou outro tipo de coisa, e que dê pra tocar desde jazz até metal.

makumbator
Moderador
# jun/19
· votar


Kwan In
Ativos sao os únicos que eu acho de 5 cordas kkk.

A maioria é ativa mesmo. Mas tem séries passivas se você quiser. Tem os SX de 5 cordas (por exemplo).

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


e que dê pra tocar desde jazz até metal.

Voce vai gostar do ativo. Leva tempo e muita chatura pra nao gostar.
E sinceramente, acho que prefiriria 5 cordas ativo tambem. O Bzao precisa de captador forte pra ficar bom. Esses capts passivos fulero nao da certo nao.

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Pessoal, dei uma olhada nesses que vocês falaram e vi que pra o que eu to procurando tem q ser um ativo mesmo. Por isso to na dúvida entre o TBM 5 e o bS5G da PHX. Vou testar o phx amanhã, e gostaria de saber no que é que eu tenho que prestar atenção na hora de testá-lo... e tmb se poderiam me falar do tbm5 da tagima. obg

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Kwan In

Teste a regulagem, teste os controles se nao ha ruido e se todos mudam o timbre do instrumento.
Teste as tarrachas se estão firmes e afinam o instrumento.
Verifique o jack/plug do cabo, se nao ha folgas e mal contato.

Mas leve em consideração que mesmo que o baixo esteja 100%, voce vai precisar levar no luthier pra uma regulagem. Instrumentos nao saem de fabrica bem regulados, e se saem, perdem a regulagem dependendo do tempo que ficam expostos na loja.

Se o instrumento estiver com cordas muito altas (dificil de tocar) ou muito baixas (trastejando), barganhe o preço um pouco, se der e se quiser rsrs.
Mesma coisa se as cordas estiver muito velhas ou enferrujadas.
Cordas de baixo boas nao sao baratas. Vai ter que comprar pra levar pro luthier. Pense nisso tudo.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Sinceramente, esses dois baixos que voce está na duvida sao bem correspondentes entre si. Um nao vai ser muito melhor ou muito pior que outro.

Eu daria preferencia a comprar o que eu pudesse testar ao vivo.

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


O TBM5 eles estão vendendo por 1400 e o PHX por 1250, vish...

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Buja

Obg, vou tentar fazer isso tudo mesmo.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


O TBM5 eles estão vendendo por 1400

O.o

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Buja se eu nao gostar do PHX, pego o tbm5 pela internet

vinibassplayer
Veterano
# jun/19
· votar


Kwan In

nessa msm faixa ce acha os TBM5 e os TJB5 por volta dos 1200,00 acho melhores q o PHX, som e construção.
pode olhar os yamaha TRBX e os Ibanez tbm, sao bons baixos e tem coisa boa nessa faixa de 1000 a 1400

vinibassplayer
Veterano
# jun/19
· votar


Pessoal, dei uma olhada nesses que vocês falaram e vi que pra o que eu to procurando tem q ser um ativo mesmo. Por isso to na dúvida entre o TBM 5 e o bS5G da PHX. Vou testar o phx amanhã, e gostaria de saber no que é que eu tenho que prestar atenção na hora de testá-lo... e tmb se poderiam me falar do tbm5 da tagima. obg

o TBM já toquei em 2. o circuito é bacana, equalização bem presente, o braço é meio grosseirão mas nada que atrapalhe. só que é um bass pesado, a maioria dos tagima é.

qdo for testar ter que se atentar a algumas coisas:
- chiados e interferencias
- funcionamento dos controles e firmeza dos knobs
- firmeza das tarrachas
- qualidade/acabamento dos trastes
- funcionamento do tensor
- torção do braço

basicamente isso tem q estar OK pra vc conseguir regular ele bem. e cordas novas e um luthier de confiança. se puder levar alguem mais experiente com vc pra testar tbm vai ser uma boa.

vinibassplayer
Veterano
# jun/19
· votar


Pessoal, dei uma olhada nesses que vocês falaram e vi que pra o que eu to procurando tem q ser um ativo mesmo. Por isso to na dúvida entre o TBM 5 e o bS5G da PHX. Vou testar o phx amanhã, e gostaria de saber no que é que eu tenho que prestar atenção na hora de testá-lo... e tmb se poderiam me falar do tbm5 da tagima. obg

o TBM já toquei em 2. o circuito é bacana, equalização bem presente, o braço é meio grosseirão mas nada que atrapalhe. só que é um bass pesado, a maioria dos tagima é.

qdo for testar ter que se atentar a algumas coisas:
- chiados e interferencias
- funcionamento dos controles e firmeza dos knobs
- firmeza das tarrachas
- qualidade/acabamento dos trastes
- funcionamento do tensor
- torção do braço

basicamente isso tem q estar OK pra vc conseguir regular ele bem. e cordas novas e um luthier de confiança. se puder levar alguem mais experiente com vc pra testar tbm vai ser uma boa.

Kwan In
Membro Novato
# jun/19
· votar


Eae galera, testei e gostei do tbm5, além de que eu achei um anuncios no mercado livre por 950 com regulagem inclusa!
O foco agora é escolber um cubo hehe

vinibassplayer
Veterano
# jun/19
· votar


acha staner bx200 ou b215 usado por menos de 1000.. novo ta por 1400+-, melhor custo beneficio nacional. alias qqr coisa da staner é top em custo beneficio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo Top V Ativo bs5g