Como tocar baixo quando violao estiver com acordes de F5 aA5

    Autor Mensagem
    Frank mello
    Membro Novato
    # jun/19


    Pessoal, sou iniciante no baixo e estou chegando na aula de campo harmônico agora, e quando vejo as cifras vejo acordes f5 A5 etc e se eu estiver tocando baixo e o guitarrista/ violonista usar um desses acordes oq tenho q fazer? Tipo se ele fazer um F5 eu toco so F ou tenho q tocar outra nota?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Frank mello
    Toque F...
    Abç

    Frank mello
    Membro Novato
    # jun/19
    · votar


    Obrigado Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    Frank mello

    Você pode analisar o contexto harmônico. Por exemplo, se a música está na tonalidade maior de Dó e aparece um F5, fica subentendido que este F5 é um acorde maior e que pode ter 7a maior. Se for um acorde G5, este também é um acorde maior, só que com 7a menor. Se pintar um A5, fica subentendido um acorde menor com 7a menor. O campo harmônico lhe dirá quais são os acordes. Se o guitarrista prefere tocar apenas acordes com as 5as (os powerchords), isso não muda a harmonia.Então, resumindo, você pode muito bem tocar as tônicas ou qualquer outra voz do acorde, ou mesmo frasear apoiado em algum modo (jônio, dórico, frígio, lídio, etc).

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/19
    · votar


    Frank mello

    Se você é novato, ainda não domina muito de harmonia., use um macete simples:

    Acorde X5?

    X Tônica
    5 Quinta

    Não tem erro.

    Aí vc me pergunta: Mas o acorde maior não é Tonica, 3 e 5?

    Sim! É que, geralmente, acordes X5 são usados para indicar power acordes de guitarra, muitas vezes compostos de T,5 e T.

    Na dúvida segue a regra Tonica + o número indicado na cifra que não tem erro.

    vinibassplayer
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Na dúvida segue a regra Tonica + o número indicado na cifra que não tem erro.

    ou toca só a tonica pra nao confundir...

    com o tempo e pegando harmonia vc vai entender com quais notas vc pode complementar na linha de baixo, mas a principio se vc conseguir segurar só as tonicas já tá de bom começo

    Frank mello
    Membro Novato
    # jun/19
    · votar


    Valew pessoal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tocar baixo quando violao estiver com acordes de F5 aA5