5 Covers de baixo + partitura (DT, Plini, Circus Maximus e Snarky Puppy)

    Autor Mensagem
    makumbator
    Moderador
    # jun/19 · Editado por: makumbator


    E aí galera! Nesse tópico apresento mais covers de baixo com a música transcrita passando na tela (Dream Theater, Plini, Circus Maximus e Snarky Puppy). No caso do DT estou usando novamente a gravação original de estúdio sem o baixo, comprados no extinto site jammit.com. Nos demais foi feito o cover sobre a música com o baixo original de estúdio. Na música do Plini o baixo é afinado meio tom abaixo (no original, o excelente baixista Simon Grove usa uma afinação alternativa de 5 cordas, então minha versão é uma adaptação para seis cordas meio tom abaixo, mas dá pra tocar minha versão em um 5 cordas também em afinação meio tom abaixo)

    Em todos os vídeos eu disponibilizo links para a partitura (em versão com e sem tab). As transcrições eu mesmo reviso e edito ouvindo os baixos originais separados sempre que possível (portanto são extremamente precisas) Coloquei os links também aqui no final pra facilitar.


    You not me (Dream Theater)
    https://www.youtube.com/watch?v=yAXy3Hicg1Y



    Another day (Dream Theater)
    https://www.youtube.com/watch?v=0O4v7FkARQI



    Selenium Forrest (Plini)
    https://www.youtube.com/watch?v=w18KbXKjD6k



    Namaste (Circus Maximus)
    https://www.youtube.com/watch?v=SvWMsxI5l0Y



    Shofukan (Snarky Puppy)
    https://www.youtube.com/watch?v=16B9oCmIfR0



    Partes de baixo em PDF zipados (notação tradicional com e sem tab)

    You not me

    Another day

    Selenium forest

    Namaste

    Shofukan

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/19
    · votar


    Marcando para ouvir com calma...

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/19
    · votar


    Analisando:

    Introdução: Falar de makumbator como músico, arranjador, instrumentista neste FCC, é chover no molhado. Todo mundo conhece seu padrão de qualidade.

    Qualidade na execução e na produção de seus clipes, sempre cheio de detalhes e cuidados no que entrega a galera.

    Então, vamos analisar clipe à clipe, cover à cover, achar uma pá de defeitos, falar que tá uma bosta, que faltou feeling e que precisa melhorar os bends, dizer que não gostou do timbre e descer o sarrafo no makumbator que essa é a parte mais legal de todas:

    You not me e Another day (Dream Theater).

    Cara, confesso que prá mim é bastante difícil analisar DT. Eu não sei explicar, confesso até talvez ser uma falha de caráter, mas tenho uma implicância dukaraio com o DT. DT e Angra, são duas bandas, que inexplicavelmente me irritam demais ouvir. Se deve principalmente a esta forma "épica" de cantar. Ainda que eu reconheça e saiba que são musicalmente incríveis e altamente competentes.

    Bom, analisando você, gostei do timbrão do baixo. Interessante que ele têm (à grosso modo) um "punch" de Fender Precision e um "ardido" de Rickenbacker, dois baixos que eu gosto muito. (O baixista da minha antiga banda dizia que eu gostava de Rickenbacker porque não era baixista... aí eu alegava que Geddy Lee usava um, ele contratacava "quando tocava mal, depois que ficou bom parou de usar"...kkkk).

    Execução impecável, mas, ainda que sejam DT, e ainda que eu avalie só com oreias e ouvidos, achei canções de nível easy prá você. Me deu a impressão que você toca com uma mão só, jogando Fifa no play.

    Muito bom!

    Selenium Forrest (Plini)

    Gosto dessa banda. Conheço o álbum deles Handmate Cities (não conhecia essa música... é EP?).
    Achei a música muito boa e o baixo idem. A execução é outro nível. Notas em tempos mais "chatinhos", pontuação mais indigesta, maior chance de soar "fora dos trilhos"... a linha de baixo bem construída (vou atrás do original, prá saber se você meteu o Loko ou cagou)... Este baixão têm um som encorpado e aveludado, bem bonito.

    Dukaralho!

    Namaste (Circus Maximus)

    Não conhecia. Gosto quando isso acontece...... conheço banda prá caralho então é muito bom quando aparece algo que nunca ouvi.
    Têm um peso legal, uma levada bacana, mas têm um Q de banda de viado, tipo DT e Angra (percebi que tú é chegado numa viadagem metálica, tudo bem, a amizade continua). Algumas convenções chatinhas, exige contagem precisa (sempre foi minha maior debilidade).

    Bastante bom!

    Shofukan (Snarky Puppy)

    Snarky é foda! Música boa, bem tocada e bonita.
    Baixão aqui é coisa de gente grande, não têm lugar prá amador. Esse tema é bonito prá caralho e você mandou muito.

    Sensacional!

    Como musicalmente o trabalho é nota 10, vou dar nota 8, porque você esta cada vez mais velho e feio.


    Falando sério, Parabéns! Sou teu fã, até quando você toca DT e estas coisas de baitola.

    makumbator
    Moderador
    # jun/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig

    Até dissecou o comentário! Valeu!

    Sobre o DT: eu realmente gosto da banda, mas o que desgosto nela tem relação com o que você falou: não curto esse cantor. O engraçado sobre o DT é que quanto mais estudava o Myung, mais percebia que ele é um pouco sloppy. Ouvindo as gravações dele isoladas dá pra perceber que ele é bem menos preciso do que parece. Na época que peguei os arquivos da Jammit.com vi que tinha coisa que eu penava pra tocar, mas que ele também não conseguiu tocar no estúdio! Hahah.

    Mas não sei explicar o motivo de ainda gostar da banda. Parte disso talvez seja o uso de compassos compostos irregulares (7/8, 5/8,9/8, 11/8, etc). Eu realmente adoro tocar nessas métricas.

    O oposto se deu com o Geddy Lee. Ouvindo as linhas dele separadas dá pra ver que ele é ultra preciso e de técnica limpa. E isso vale também pra gravação antiga do cara, em que não se usava computador pra corrigir tempos e nem tinha copiar e colar de compasso a compasso. Eu fiquei ainda mais fã do cara depois disso.

    Circus Maximus eu só conheci faz pouco tempo. Um amigo pediu pra tocar essa música e eu tirei pra tocar com ele. A banda é legal e tal, mas não é algo super incrível ou diferente. Banda normal.

    A música do Plini (que é um guitarrista que gosto bastante) é de um EP, other things (mas no findo tudo dele é EP ou música solta). Acho essa música foda. Esse baixo que usei no vídeo tem uma captação incrível (Nordstrand). É o modelo big singles (tem um som puxado para single, mas com mais punch e menos ruído que os tradicionais).

    Snarky Puppy è demais! O baixista Michael League é muito musical. E o baterista deles e um dos tecladistas são fenômenos. Essa peça em especial tem até uma história, pois foi feita em homenagem a um gato que o League teve que cuidar ao ficar hospedado sozinho na casa (na verdade mais que uma casa, pois é um centro cultural japonês) de um amigo em Roterdã para compor. Aí ele lerdamente esqueceu do gato ao longo dos dias, e achou que ele tinha morrido (e ficou pensando em como contaria para o amigo). Mas aí o gato ressurgiu bem de saúde como se nada houvesse acontecido. Shofukan é o nome desse centro cultural.

    vinibassplayer
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    makumbator
    Sobre o DT: eu realmente gosto da banda, mas o que desgosto nela tem relação com o que você falou: não curto esse cantor. O engraçado sobre o DT é que quanto mais estudava o Myung, mais percebia que ele é um pouco sloppy. Ouvindo as gravações dele isoladas dá pra perceber que ele é bem menos preciso do que parece. Na época que peguei os arquivos da Jammit.com vi que tinha coisa que eu penava pra tocar, mas que ele também não conseguiu tocar no estúdio! Hahah.

    kra essa questao do myung é engraçada.. eu tinha uma banda de prog em BH, os kras adoravam ouvir DT, eu nunca curti mto mas comecei a ouvir pra tirar umas coisas diferentes.. qdo eu cheguei no estudio um dia eu falei com o batera "mano eu tava ouvindo uns baixos isolados do myung e o q tem de coisa falhada vc nao imagina".. o batera nao acreditou, ele afirmou que o DT gravava perfeitamente e nao aceitava erros pra gravar.. qdo eu passei a track de metropolis e falei "olha essas falhas aki e aki, e esse fora do tempo aki", ele ficou de cara... aí eu fui vendo o myung ao vivo, fui num show em bh, e os kras erram a rodo, fazem os trem q so conseguem tocar em estudio, mas ao vivo é outra coisa

    makumbator
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    vinibassplayer

    O curioso é que a batera, guitarras e teclados ao menos no estúdio saem certinho (ao vivo aí já não sei). Mas o baixo mesmo no estúdio tem nota errada aqui e ali, esbarradas, e principalmente indefinições de ritmo (tipo: ele querer tocar 4 semicolcheias mas acabar saindo algo um pouco diferente). Obviamente que não é o tempo todo, mas realmente acontece em algumas partes mais cabulosas (em que ele meio que "engana"). E tenho absoluta convicção que ele toca muito mais que eu, mas que ele dá umas enganadas isso ele dá.

    O mesmo ocorria com o Cliff Burton. Se você escutar as linhas separadas dele tem bastante coisa fora. Tem linhas do segundo disco (Ride) em que ele tenta acompanhar as guitarras mas não sai perfeito. Fica claramente embolado.

    Mas é claro, se falar isso para os fãs de DT e Metallica o mundo cai!

    vinibassplayer
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    ouvindo com calma aki

    as musicas, todas, com playing e timbragem impecaveis.

    as duas do DT eu tbm achei mto faceis pra vc hahaha podia ter ido direto numa dance of eternity ou algo do nivel haha

    baixo lindo esse ibanez q tu usou na do plini s2

    agora snarky puppy toca meu coração kkkk oh banda linda, com baixista lindo q só faz musica linda.. e tu tocou pacas nela! só em relação ao timbre, o timbre de precision deles é mto caracteristico, mas vc conseguiu algo muito bom tambem!

    makumbator
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    vinibassplayer
    as musicas, todas, com playing e timbragem impecaveis.

    Legal que gostou!

    as duas do DT eu tbm achei mto faceis pra vc hahaha podia ter ido direto numa dance of eternity ou algo do nivel haha

    Hahah! Essas são fáceis mesmo. Eu já gravei várias deles mais difíceis, essas são tranquilas.

    baixo lindo esse ibanez q tu usou na do plini s2

    É, ele é bem legal.


    agora snarky puppy toca meu coração kkkk oh banda linda, com baixista lindo q só faz musica linda.. e tu tocou pacas nela! só em relação ao timbre, o timbre de precision deles é mto caracteristico, mas vc conseguiu algo muito bom tambem!

    Hahaha! Michael League é lindo? Tá bom! Heheh!

    Em relação ao timbre eu nem procurei muito o timbre dele, pois nem tenho precision. Em compensação usei amp parecido, caixa que ele também usa (mas gravei em linha, a caixa foi só monitor pra mim mesmo) e o mesmo pedal de oitava, e nas configurações que ele costuma usar (que vi em uma entrevista com ele).

    vinibassplayer
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Hahaha! Michael League é lindo? Tá bom! Heheh!

    interiormente HAHAHAHAHA
    mas pra tocar com essa emoção q ele passa, tem q ser msm hahaha

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator
    vinibassplayer

    "Hahaha! Michael League é lindo? Tá bom! Heheh!
    interiormente HAHAHAHAHA"


    Troque Lucas por Michael League:

    Beleza

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 5 Covers de baixo + partitura (DT, Plini, Circus Maximus e Snarky Puppy)