working bass

    Autor Mensagem
    Sir Nightfall
    Veterano
    # jan/04


    ai galera o baixista da minha banda disse pra mim ver se encontro na net algo pra ele relacionado a esse tema acho q eh assim q se escreve working bass, alguem ai tem alguma ideia do q seja isso pois nao encontro em lugar nenhum....valeu

    kaskudo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    é walking bass, são aquelas linhas de baixo de jazz bebop...cromaticas cromaticamente cromatizadas.....=P

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Sir Nightfall

    Hey buddy... também ando MUITO interessado nesse negócio aí. Se descobrir alguma coisa, me avisa, por favor...

    Keep rocking!

    Basshero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    Sir Nightfall
    po galera nunca ouvi falar nisso naum,vcs devem estar falando de walking bass,como o kaskudo ja disse

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Basshero

    Sim... estamos falando de walking bass. O Sir Nightfall não sabia direito do que se tratava. Até sugiro que algum moderador troque no nome do tópico lá fora, para melhorar a comunicação.

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Achei esse material aqui http://syy.oulu.fi/walking_bass.html bem didático, mas está em inglês. Se o pessoal se interessar posso traduzir outra hora e postar aqui.

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Em essência é muito fácil. Consiste, em uma progressão, básicamente seguindo as seguintes dicas:
    1.- Incluir uma semínima por tempo num compasso de 4/4.
    2.- Tocar a tônica de cada novo acorde no primeiro tempo do compasso.
    3.- Antecipar a tônica do acorde seguinte preferivelmente com um intervalo de tom ou semitom.

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Só complementando, normalmente são linhas de Baixo usadas no jazz clássico.

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DC Master

    No caso a linha de baixo se constrói através de um arpejo dos acordes em questão inserindo-se essas dicas que tu deu aí em cima, cara?

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    Exatamente...

    Sir Nightfall
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    puts valeu e foi mal deve ser esse nome mesmo ele disse q se tratava de uns lances de compor linhas de baixo deve ser isso valeu hein

    Basshero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    po cara vc tem como traduzir isso ai??
    eu to pelejando p/ traduzir uns baratos d slap,assim q eu termina eu mando p/ quem quiser

    Basshero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Sir Nightfall
    cara eu mesmo ja fiz um topico com o nome de walking bass,usa a busca q vc vai solucionar muitas duvidas

    Sir Nightfall
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Basshero
    valeu vou dar uma olhada

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Basshero


    po cara vc tem como traduzir isso ai??


    Assim que as coisas se acalmarem por aqui um pouco eu traduzo sim, cara... Mas não gera muita expectativa a respeito, porque é um materialzinho bem simples, que pelo que vi até parece o tópico de algum fórum gringo.

    Basshero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fencer
    foi o q eu percebi tb,mas parece ser um material interessante

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Basshero
    Fencer
    P/ os que não falam inglês, o link em questão faz parte de um forum sobre música (como o nosso). Segue a tradução da primeira parte (para não ficar muito longo)... Conforme eu vá traduzindo, irei incluindo a respectiva tradução, por remetente.
    ___________________________________________________________
    Walking Bass

    Sender: news@cs.uoregon.edu (Netnews Owner)
    Organization: Dept. of Mathematics, Miskatonic University, Arkham, MA

    Eu concordo que walking bass é realmente difícil de “tocar de ouvido”. Finalmente estou sentindo a medida que eu toco, que as cordas se seguem tão rapidamente (eu “odeio” "Body & Soul"...).

    Basicamente a idéia é arpegiar as cordas. Sobre A7 (pense em blues em A), um modelo de linha de seria:

    |------------|------------|
    |------2--4--|5--4--2-----|
    |0--4--------|---------4--| (repetir exaustivamente)
    |------------|------------|

    Mude a nota inicial para corresponder ao acorde. Começe na 5 casa (traste #5) quando quiser um tom de D, você tocará a mesma figura começando em D (Cuide para que a F#, atualmente a sexta, não esteja no acorde.).
    Agora isso já é mais do que suficiente para que você toque uma música inteira, dessa forma você já pode começar inventar variações:

    |------------|------------|
    |------2--4--|5--7--5--5--|
    |0--4-------0|--0--0--7---|
    |------------|------------|

    as quais podem ser eventualmente extraídas da linha original, sendo mais que suficientes:

    |------------|------------|
    |7--5--------|------------|
    |------7--5--|4-----------|
    |------------|---0--3--4--|

    Nesse momento, você acaba de descobrir as notas de passagem (o D no primeiro compasso e o G# no segundo), que servem como transição para o acorde no qual você esteja esboçando. Basicamente, embora essa linha ainda seja fundamentada nas notas do acorde (A, C#, E, G), as notas de passagem introduzem a característica de “pequenos passos” nas linhas de walking bass.

    Finalmente, lembre-se que você é o baixista; enquanto estiver sob as luzes dos refletores, isso não importará mas, ninguém é notícia sempre. :-) Isto é, enquanto você estiver seguindo o ritmo, você estará distante de assassinar a harmonia; Eu gosto dessa pequena sequência:

    |------------|------------|
    |------------|--2---------|
    |0--1--2--3--|4-----------|
    |------------|---0--3--4--|

    Se você escutar isso com cuidado, o Bb e o C parecem ERRADOS, mas eles soam muito bem quando tocados rapidamente, envolvidos pela música.
    Também, em vez de conscientemente seguir a um acorde específico, você pode trabalhar com as escalas/modos correspondentes. Um acorde em sétima corresponde ao modo Mixolidio, assim, sobre o A7, você pode trabalhar em volta do A Mixolídio (A-B-C#-D-E-F#-G) para efeitos similares. Além disso, é provável que você siga para um D7, e D Mixolidio é soletrado como D-E-F#-G-A-B-C (viu? Somente uma nota de diferença), você pode explorar a similaridade entre as escalas para incluir frases de transição que funcionam bem em ambos os acordes (Isso é especialmente útil em jazz, onde as escalas para acordes sucessivos são frequentemente as mesmas – uma progressão ii-V-I de uma determinada escala é inteiramente desenhada, e os acordes apenas nos dizem quais notas terão características proeminentes).

    Se você quisesse tocar blues, eu iria sugerir que tivesse lições de jazz, pelo menos um pouco. A matéria que você aprender sobre estrutura harmônica fará com que o blues se torne um pouco mais interessante (e, por acaso, deixar as pessoas de “queixo caído” :-)).

    Observação: Eu atualmente não faço isso muito bem, eu falo apenas de uma boa linha de baixo.

    Fencer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DC Master

    Grande.

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Segue o próximo texto.
    From rost@tecrus.enet.dec.com Wed Jul 7 10:19:49 1993
    Newsgroups: rec.music.makers.bass
    Sender: news@ryn.mro4.dec.com (USENET News System)
    Organization: Digital Equipment Corporation

    No artigo, shem@zombie.oulu.fi (Janne Himanka) escreve...

    >Certo, existe algum segredo para estudar walking bass?

    Nathan Tenny já deu bons conselhos mas, eu acrescentaria os seguintes:

    1. Saber arpegiar os acordes. Isso não é estritamente “walking” no sentido do jazz, mas é a base para a maioria das linhas de blues. A primeira nota de cada compasso deve ser a tônica do acorde (simplificando, simples...veja #5).

    2. Quebre os arpegios com “saltos”. Por exemplo, para passar de um acorde em I para um acorde em IV (os números indicam o grau da escala) tente isso:

    Compassos 1-3: 1-3-5-6 (Arpegio em I)
    Compasso 4: 1-3-7-6 (Agora é I 7)
    Compasso 5: 4-6-8-2 (Arpegio em IV)

    3. Faça aproximações escalares para o próximo acorde, com a última nota a um tom e meio da tônica do próximo acorde.

    4. Inverta o sentido de vez em quando.

    1-3-5-6--1-3-5-6--8-7-6-5--4-3-2-3--4....
    <---------- acorde em I ----------> <---- acorde em IV ---->

    5. Use uma nota diferente da tônica para começar um compasso.

    6. Toque cromaticamente (Isto irá fazer uma linha mais "jazzística")

    1-3-5-6--1-3-5-6--1-3-5-1--3-4-5-b5--4.....
    <---------- acorde em I -----------> <---- acorde em IV ---->

    7. Toque a maior parte do tempo em semínimas (notas de 1/4 de tempo) mas, use colcheias e tripletos (ou tercinas) para agregar valor ao ritmo. Também experimente abafar as cordas com a mão esquerda, conferindo a ela um efeito percursivo.

    Brian Rost @tecrus.enet.dec.com

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    From butch.ammons@sosinc.com Wed Jul 7 10:20:36 1993
    Reply-To: butch.ammons@sosinc.com (Butch Ammons)

    >Podem me sugerir alguns bons padrões? Seria muito bom se
    >alguém postasse umas dez ou vinte barras (ou compassos) reais de um groove de walking.

    Eu não me considero realmente bom em walking bass, mas essa linha de blues em B está muito boa:

    --------------------------------------------------
    --------------------------------------------------
    --678------678-------------678-----123-----678979-
    -7----75427---7542145614567---75432---14567-------

    Basshero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DC Master
    otimo trabalho qd chegar em casa vou copiar

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Encerrando o que tem de interessante no artigo...

    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% %%%%%%%%

    Começe sem usar o padrão I-IV-V em um tom que você tenha mais facilidade (Eu gosto de E, G ou A) e, portanto não trabalho com eles.

    Você pode começar com os seguintes exercícios de blues (em G):
    (tente esse exercício na posição II de seu baixo (primeiro dedo no F# da corda E)):

    Modelo A
    ---------
    Pentatônica básica em escalas maiores (Com o uso de algumas sétimas para uma boa marcação).

    (Acorde) /G / / / /
    (Escala) /G B D E/G E D B/G B D E/G F E D/

    /C / /G / /
    /C E G A/C A G E/G B D E/G E D B/

    /D /C /G /D /
    /D F#A B/C E G A/G B CC#/D C#C B/

    Modelo B
    ---------
    Escalas em sétimas (observação: você pode precisar mudar de posição para tocar a escala C7 descendente na última linha, mas você será capaz de alcançar tudo sem se esticar( Muitos professores diriam que você deve ser capaz de alcançar a nota esticando o primeiro dedo da posição II))

    (Acorde) /G / / / /
    (Escala) /G B D E/F E D B/G B D E/F E D B/

    /C / /G / /
    /C E G A/BbA G E/G B D E/F E D B/

    /D /C /G /D /
    /D C B A/C BbG E/G B D E/D C B A/

    Modelo C
    ---------
    Algumas das escalas acima com alguns acordes cromáticos inseridos (observação: você pode inserir durante a passagem do acorde em G para o C em ambas as cordas EA e DG (alterne entre elas para mudar inteiramente o sentido).

    (Acorde) /G / / / /
    (Escala) /G B D E/F E D B/G B D B/G A BbB/

    /C / /G / /
    /C BbA G/C E FF#/G B D B/G B CC#/

    /D /C /G /D /
    /D C B A/C E FF#/G B D B/D C B A/

    Isso já deve ser suficiente para começar. Espero que sejam úteis para alguém.

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Espero ter sido útil...

    Sir Nightfall
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DC Master
    puts cara valeu foi mto util

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a working bass