Dúvida : Contra-Baixo = Violoncelo ?

    Autor Mensagem
    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/04


    É o seguinte pessoal, eu posso estar sendo muito ignorante, mas queria que vocês me tirassem uma duvida.

    Eu sempre vi em orquestras esses dois instrumentos. E eles são muito parecidos. E a dúvida é.

    Um contra-baixo pode funcionar como um cello. E vice-versa?

    Tipo, vc tem o mesmo instrumento, mas você pode optar tocar com o arco, ou com os dedos beliscando as cordas.

    Ou eles tem alguma diferença na estrutura?

    Gui
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    o contrabaixo tem uma escala bem maior q a do a do cello...tanto q todos os baixistas q tocam com o rabecão, tocam em pé, e os tocadores d cello tocam sentados...naum da pra substituir um pelo outro, mas tanto o cello como rabecão podem ser tocados com arco...

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/04
    · votar


    Gui
    Valeu por tirar esta duvida _O/

    Gui
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ServeTheServants
    por nada...

    Tomcat
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Gui
    Cobra dele rapaiz!
    Pde pra ser moderador por 1 semana!
    AHUhAUhauHAUhUAhUAH

    Basshero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ServeTheServants
    A afinacao dos instrumentos tb sao outras

    Gui
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tomcat
    pode cre...ServeTheServants, o preço eh vc me mandar uns texos ineditos e jamais publicados pra eu postar no expressionismo moderno...

    Fencer
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Fencer
    · votar


    Se não me engano o violoncelo cai na clave de sol, também... enquanto o rabecão fica na de fá. De qualquer modo, ele é bem mais agudo do que o baixo.

    CarlosH
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: CarlosH
    · votar


    Desculpe por meio que estar ressuscitando o post, mas eu quero fazer uma pequena correção.

    Se não me engano o violoncelo cai na clave de sol, também... enquanto o rabecão fica na de fá.
    Bem, até onde eu sei, violoncelo e rabecão são dois nomes para o mesmo instrumento, sendo rabecão meio que um nome pouco usado. Nós, violoncelistas, usamos a clave de fá.

    Como o Fencer disse, o cello é mais agudo que o contrabaixo. Se você der uma pesquisada no Google Imagens você pode ver também a diferença de tamanho entre os dois.

    makumbator
    Moderador
    # jan/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    CarlosH
    Bem, até onde eu sei, violoncelo e rabecão são dois nomes para o mesmo instrumento

    Não. Rabecão é um nome popular dado ao contrabaixo acústico, que é obviamente diferente do violoncelo. Então não são a mesma coisa. Nunca vi chamarem violoncelo de rabecão.

    O cello está basicamente 1 oitava acima do contrabaixo (que é transpositor de oitava abaixo, ou seja, a música escrita pra ele soa 1 oitava abaixo do que está na partitura). Então é comum os dois instrumentos em música orquestral até o classicismo usarem a mesma parte, mas como o contrabaixo soa 1 oitava do que está escrito cria-se um efeito oitavado com os dois lendo uma parte igual (engrossando o timbre orquestral). A partir do romantismo os compositores passaram a escrever partes mais separadas para os dois (cello e baixo).

    Coisa semelhante acontecia com a viola até o período clássico, era comum os compositores fazerem ela tocar a linha do cello, mas transposta 1 oitava acima (e na clave de dó). Posteriormente foram escrevendo partes mais individuais para a viola também.


    Mas os dois instrumentos (violoncelo e contrabaixo) usam a clave de fá na maioria de sua música (principalmente quando estão acompanhando), e os dois em alguns momentos usam clave de dó na quarta linha e a clave de sol no agudíssimo dos dois instrumentos (principalmente em música solista).

    CarlosH
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Rabecão é um nome popular dado ao contrabaixo acústico

    Acabei de fazer uma breve pesquisa aqui e parece que você está correto. Eu nunca tinha visto chamarem o contrabaixo de rabecão, nas poucas vezes que ouvi alguém usar esse termo foi quando se referiam ao violoncelo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida : Contra-Baixo = Violoncelo ?