Autor |
Mensagem |
ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/04
É o seguinte pessoal, eu posso estar sendo muito ignorante, mas queria que vocês me tirassem uma duvida.
Eu sempre vi em orquestras esses dois instrumentos. E eles são muito parecidos. E a dúvida é.
Um contra-baixo pode funcionar como um cello. E vice-versa?
Tipo, vc tem o mesmo instrumento, mas você pode optar tocar com o arco, ou com os dedos beliscando as cordas.
Ou eles tem alguma diferença na estrutura?
|
Gui Veterano |
# jan/04
· votar
o contrabaixo tem uma escala bem maior q a do a do cello...tanto q todos os baixistas q tocam com o rabecão, tocam em pé, e os tocadores d cello tocam sentados...naum da pra substituir um pelo outro, mas tanto o cello como rabecão podem ser tocados com arco...
|
ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/04
· votar
Gui
Valeu por tirar esta duvida _O/
|
Gui Veterano |
# jan/04
· votar
ServeTheServants
por nada...
|
Tomcat Veterano |
# jan/04
· votar
Gui
Cobra dele rapaiz!
Pde pra ser moderador por 1 semana!
AHUhAUhauHAUhUAhUAH
|
Basshero Veterano |
# jan/04
· votar
ServeTheServants
A afinacao dos instrumentos tb sao outras
|
Gui Veterano |
# jan/04
· votar
Tomcat
pode cre...ServeTheServants, o preço eh vc me mandar uns texos ineditos e jamais publicados pra eu postar no expressionismo moderno...
|
Fencer Veterano |
# jan/04 · Editado por: Fencer
· votar
Se não me engano o violoncelo cai na clave de sol, também... enquanto o rabecão fica na de fá. De qualquer modo, ele é bem mais agudo do que o baixo.
|
CarlosH Membro Novato |
# jan/19 · Editado por: CarlosH
· votar
Desculpe por meio que estar ressuscitando o post, mas eu quero fazer uma pequena correção.
Se não me engano o violoncelo cai na clave de sol, também... enquanto o rabecão fica na de fá. Bem, até onde eu sei, violoncelo e rabecão são dois nomes para o mesmo instrumento, sendo rabecão meio que um nome pouco usado. Nós, violoncelistas, usamos a clave de fá.
Como o Fencer disse, o cello é mais agudo que o contrabaixo. Se você der uma pesquisada no Google Imagens você pode ver também a diferença de tamanho entre os dois.
|
makumbator Moderador
|
# jan/19 · Editado por: makumbator
· votar
CarlosH Bem, até onde eu sei, violoncelo e rabecão são dois nomes para o mesmo instrumento
Não. Rabecão é um nome popular dado ao contrabaixo acústico, que é obviamente diferente do violoncelo. Então não são a mesma coisa. Nunca vi chamarem violoncelo de rabecão.
O cello está basicamente 1 oitava acima do contrabaixo (que é transpositor de oitava abaixo, ou seja, a música escrita pra ele soa 1 oitava abaixo do que está na partitura). Então é comum os dois instrumentos em música orquestral até o classicismo usarem a mesma parte, mas como o contrabaixo soa 1 oitava do que está escrito cria-se um efeito oitavado com os dois lendo uma parte igual (engrossando o timbre orquestral). A partir do romantismo os compositores passaram a escrever partes mais separadas para os dois (cello e baixo).
Coisa semelhante acontecia com a viola até o período clássico, era comum os compositores fazerem ela tocar a linha do cello, mas transposta 1 oitava acima (e na clave de dó). Posteriormente foram escrevendo partes mais individuais para a viola também.
Mas os dois instrumentos (violoncelo e contrabaixo) usam a clave de fá na maioria de sua música (principalmente quando estão acompanhando), e os dois em alguns momentos usam clave de dó na quarta linha e a clave de sol no agudíssimo dos dois instrumentos (principalmente em música solista).
|
CarlosH Membro Novato |
# jan/19
· votar
Rabecão é um nome popular dado ao contrabaixo acústico
Acabei de fazer uma breve pesquisa aqui e parece que você está correto. Eu nunca tinha visto chamarem o contrabaixo de rabecão, nas poucas vezes que ouvi alguém usar esse termo foi quando se referiam ao violoncelo.
|