Giannini AE04 seu tensor e altura das cordas

    Autor Mensagem
    Musk_aru
    Veterano
    # dez/14


    Boa tarde, vim abrir este tópico porque depois de muita procura no forum não achei nada parecido com o que estou em dúvida, tenho um giannini ae04, comprei usado, o baixo deve ter mais de 30 anos, porém uma coisa me incomoda, a altura das cordas, após levar no luthier uma vez e colocar cordas novas pedi pra abaixar o máximo que desse a altura das cordas no braço por questões de conforto, porém ainda continua alto, minha dúvida é: Será que pode ser o tensor? o tensor parece não ter sido trocado pelo menos há alguns anos, tem alguma necessidade de trocar o tensor de tempos em tempos?

    brunommuner
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Acredito que troca-se o tensor no caso do mesmo quebrar ou sua rosca espanar, na dúvida leve de volta para o seu Luthier dar uma revisada, tem um testezinho que acredito que não possa ser utilizado como resposta completa mas da uma noção (acredito que os veteranos do fórum me corrigirão se eu estiver errado):

    Pressione na corda Mi a primeira casa da escala e a 13ª e tente reparar na distancia que a corda fica das trastes das casas entre a 1ª e a 13ª casa, se o braço estiver desregulado, possivelmente vc verá a corda não estará tocando em várias casas entre a 1ª e a 2ª, mas não quer dizer mto o teste, pois os trastes tbm podem estar desregulados, tente fazer o mesmo em todas as cordas, MAS o correto é levar para o luthier revisar e se for o caso baixar mais ainda as cordas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Musk_aru
    Esse instrumento tem braço colado, portanto,, e dada a incapacidade da Giannini de fazer instrumentos padronizados, talvez haja a necessidade de uma intervenção mais profunda nesse instrumento. O tensor dessa marca, nessa época, também era problemático e eventualmente quebrava ou não atuava.
    O luthier deverá fazer uma análise aprofundada do instrumento e propor as modificações necessárias. O problema é o custo...
    Abç

    Musk_aru
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Mas o que vocês acham que pode impedir diminuir a altura das cordas? pode ser o tensor?

    dideivox
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Musk_aru
    Mas o que vocês acham que pode impedir diminuir a altura das cordas? pode ser o tensor?

    são várias possibilidades aí.. desde a construção, a situação do braço, tensor, ponte, nut, etc..
    A menos que seja um baixo de grande valor sentimental eu não te oriento a investir tempo e dinheiro nele. Compensa tu pegar um baixo novo.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Musk_aru
    O tensor pode ser apenas PARTE do problema. Antes tem que haver um diagnóstico seguro feito por luthier competente, e, como eu disse acima... O custo pode ser alto, como o dideivox também observou...
    Abç

    Musk_aru
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    O baixo tem um valor sentimental pra mim, tanto por ser o primeiro baixo, quanto a história do baixo em si. Uso apenas ele, e até estava pensando em comprar um novo também. Queria fazer uns upgrades no giannini a longo prazo como uma "reforma" na sua estrutura, e captadores novos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Musk_aru
    Não precisa de muita coisa não, sequer trocar nada. O que precisa é adequá-lo para uma performance satisfatória.
    Abç

    Musk_aru
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Exceto pelos captadores, não sei porque o antigo dono inventou de fazer um buraco e colocar um captador J na ponte, e é logo captador que não funciona muito bem. O que você se refere ao adequá-lo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Musk_aru
    Tratar do braço...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini AE04 seu tensor e altura das cordas