Autor |
Mensagem |
Koy-kun Veterano |
# abr/14 · Editado por: Koy-kun
Povo dos graves...me deem um esclarecimento por favor. Eu estou muito na dúvida entre tocar contrabaixo e guitarra, também cogito piano, mas no fim das contas o ponto onde eu quero chegar é o contrabaixo. Quero aprender, aprimorar e se possível até virar um baixista mesmo, viver disso, quem sabe?! =). Mas meus colegas me dizem pra eu começar pela guitarra, que vai abrir mais a mente, tem mais possibilidades, trabalha com os acordes, além do fato de o povo que começa na guitarra acabar aprendendo piano e baixo mais fácil e blábláblá. Como eu tb curto a possibilidade de tocar guitarra, eu gostaria de saber se é realmente necessário, ou se eu posso sabendo apenas contrabaixo, me tornar um músico completo. É que eu sei que a teoria em si é a mesma, mas tenho a impressão que guitarra usa tantos outros recursos musicais, que me pergunto se aprenderei tudo permanecendo apenas no contrabaixo.
|
Lelo Mig Membro
|
# abr/14
· votar
Koy-kun
Um músico deve escolher o instrumento que mais lhe agrada e com o que mais se identifica.
Trocar, somente se não for o que imaginava. Aprender outro, é sempre bom, mas particularmente acho que deve se iniciar por apenas um.
O resto, que dizem, é tudo bobagem.....instrumentos como o piano podem dar uma "amplitude maior", mas isso não faz de um pianista melhor músico que um flautista, por exemplo.
Inicie pelo que deseja e ouça o que teu futuro professor e outros baixistas disserem........Os "amigos", geralmente, só falam besteira.
Dúvidas que irão surgir com o tempo, você terá maturidade e alguma noção para encontrar as respostas e soluções.
Já que pretende iniciar.........inicie direito. Instrumento ideal é aquele que nos seduz.
(obs: Não sou baixista, e nem por isso, sei mais ou menos música que eles).
|
dibass Veterano |
# abr/14
· votar
Saber tocar apenas contrabaixo te permite chegar a um nível alto? Todo baixista bom que conheci sabia tocar algum outro instrumento.
Mas meus colegas me dizem pra eu começar pela guitarra, que vai abrir mais a mente, tem mais possibilidades Isso é um mito. Embora eu tenha aprendido a tocar violão primeiro, nada impede de que se comece a tocar no baixo.
Aprender outro, é sempre bom, mas particularmente acho que deve se iniciar por apenas um. Concordo com o Lelo... tu querer aprender dois instrumentos ao mesmo tempo só vai te atrapalhar. Embora os fundamentos musicais sejam os mesmos, as técnicas se diferem. E considerando que tu tem planos de "viver de música" ser excelente em um só é melhor do que ser apenas bom em vários.
Eu sugiro que tu compre um baixo e um amp, e estude/pratique todo o tempo possível. Estudar 1 hora por dia não vai te fazer um grande baixista, apenas vai te deixar na média da maioria dos que tem por aí. Sugiro dedicação e afinco sem desânimo. No começo é ruim, chato, difícil, tedioso, etc.. Mas com o tempo é estupidamente prazeroso estudar música. Aí naturalmente o conhecimento e aprendizado de outros instrumentos irão surgir..
Abç
|
Jessé Wylde HudSon Veterano |
# abr/14 · Editado por: Jessé Wylde HudSon
· votar
Koy-kun No fim das contas quer chegar no Baixo então comece por ele!!! Aprender guitarra ou outra coisa pra abrir a mente é mito, o pessoal fala isso porque acham que tocar Baixo é só marcar bumbo em palhetada Punk.
Dai mas pra frente se você perceber que baixo não é sua praia, então ai você muda de instrumento. Mas se for sua praia com certeza o baixo vai te permitir chegar em um nível muito alto se tiver Determinação, Dedicação e Disciplina. Mesmo sem saber outros instrumentos.
Talvez no futuro vai querer aprender um violão, as vezes apenas pra compor. Mas ai é outra história...
Escuta esse baixista ai... O nome dele é Billy Sheehan, depois você pesquisa um pouco sobre o trabalho dele com Mr. Big e com a nova banda dele The Winery Dogs.
|
juanlmendes Membro |
# abr/14
· votar
|
vinibassplayer Veterano |
# abr/14
· votar
pra mim, o que mais dificulta no inicio do aprendizado de qualquer que seja o instrumento, e pegar como referencia inicial um virtuose..pq vc vai ficar ansioso pra fazer como o kra logo de inicio e vai se frustrar facilmente e querer para de tocar.. por exemplo, se tu nunca tocou nada e e vai começar pela guitarra: procure por guitarristas que tocam coisas simples mas que agregam ao seus estudos tanto tecnicos qto harmonico/melodicos. Como por exemplo BB KIng ou Eric Clapton, que nunca foram de fritar o instrumento(tocar rapido e talz) mas aplicam uma tecnica simples em musicas excelentes!!
O mesmo caso com o baixo: começe ouvindo baixistas simples, que agregam mais na melodia que na tecnica absurda, como por exemplo Natan East, que tem um som limpo e equilibrado tecnicamente, não tocas aquelas coisas complicadas mas é extremamente melodico, agregando mais em seus estudos!!
quanto a questao do topico, não vejo problema algum em tocar apenas um instrumento!! é melhor ter excelencia em um unico, do que ter regularidades em varios!
|
JJJ Veterano
|
# abr/14
· votar
Koy-kun
Esqueça essa pergunta que você fez a nós e faça outra a si mesmo:
Qual instrumento mais me fascina e eu gostaria de saber tocar bem?
Responda e pronto. Cai dentro!
|
Koy-kun Veterano |
# abr/14
· votar
Entendo galera. Valeu mesmo pelos comentários, me ajudou bastante!
grande abraço =]
|
vinibassplayer Veterano |
# abr/14
· votar
Koy-kun Entendo galera. Valeu mesmo pelos comentários, me ajudou bastante!
entendeu e já decidiu?? e então?? falaê!!
|
dibass Veterano |
# abr/14
· votar
Koy-kun JJJ Esqueça essa pergunta que você fez a nós e faça outra a si mesmo:
Qual instrumento mais me fascina e eu gostaria de saber tocar bem?
Responda e pronto. Cai dentro!
exatamente! Ouça a voz grave do seu coração!!
|
Koy-kun Veterano |
# abr/14
· votar
Issaê! Pude entender que de fato a parada é tocar oq se curte, sem ficar se preocupando com outros detalhes, outros instrumentos. Foi bobagem minha mesmo. vaaleu =)
|
BassLN Membro Novato |
# abr/14
· votar
Koy-kun, eu toco violão, e agora comecei a aprender contrabaixo. A parada é outra... é claro que se leva alguma noção de um para o outro, mas o prazer do instrumento, como a galera comentou, é outro! Estou gosta muito! Vai fundo nos graves, meu caro!
|
kekotenko Veterano |
# mai/14 · Editado por: kekotenko
· votar
Não há problema em gostar de outros instrumentos também. O problema é que "não se pode servir a dois senhores". Se você sente que o baixo tem mais à ver contigo, dedique a maior parte de seu tempo disponível a ele.
Você não tem que aprender tocar guitarra ou piano para conhecer acordes. Estude Harmonia tradicional, funcional, modal, quartal e etc... e você vai conhecer cada nota que possa ser acrescentada ao tipo de acorde que estiver sendo tocado no momento, quais são os acordes que podem substituir a função principal da cadência, quais são as notas que podem ser usadas em uma inversão e não outras e por aí vai.
Estude a parte técnica relativas à parte elétrica e física do seu instrumento, saiba tudo sobre o instrumento que você for usar. A parte mais importante e que você deve dedicar mais tempo é a parte técnica relativa à execução no instrumento, como você vai tocar nesse instrumento ou o tipo de som que você pretende tirar do instrumento.
Por fim, defina qual o estilo musical você pretende tocar e ouça os mestres desse estilo, como eles fazem e porque fazem isso ou aquilo. Se você pretende improvisar no instrumento, ouça e estude tudo o que puder sobre o assunto.
Ouça, no vídeo abaixo ( ouvir mesmo e não, ver) o som de uma baixista que é completa, pois sabe trabalhar bem com as notas dos acordes quando apenas acompanha e manda muito bem na hora de improvisar. Isso é o que podemos chamar de profissional do instrumento. Baixista. Vive para aquilo e só faz aquilo. Porque o que mais tem no planeta é "tocador de baixo". Muitos pensam que "o que está na moda é o baixo de seis cordas, então vou comprar um também". Vale mais ter um com apenas 4 cordas e tu saber tudo o que é possível fazer com elas.
Tal Wilkenfeld é o nome da baixista. Espero que aprecie.
http://www.youtube.com/watch?v=qMryWoRRqUc
Neste outro vídeo, uma garota seguindo os passos de Tal Wilkenfeld. Ainda está meio travadona na execução mas, com o tempo e a prática, certamente ela chegará a se soltar e ficar à vontade na música.
http://www.youtube.com/watch?v=1PoQu0-MM24
|