O fato de eu saber guitarra serve de pratica para baixo?

    Autor Mensagem
    Laercio88
    Membro Novato
    # fev/14


    Eu toco( sei na pratica e um pouco de teoria) guitarra e pretendo comprar um baixo, o fato de eu saber um pouco de guitarra influencia em algo? e se tiverem alguma dica pfv me passem. desde já obrigado

    LeandroP
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Laercio88

    Influencia sim. Na verdade o contrabaixo é uma extensão da sua guitarra, e vice-e-versa.

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Laercio88

    Aiai, cada pergunta, acho que devido a facilidade de perguntar pros outros na internet as pessoas estão perdendo a capacidade de pensar por conta própria.

    As duas cordas de cima do baixo são iguais a da guitarra, logo sabendo bem isso na guitarra vc já tem decorada metade da escala do baixo.

    Se toca de power chord na guitarra, consegue tocar o mesmo no baixo apenas tocando a tônica.

    Se sabe usar palheta na guitarra, também vai saber no baixo, ou seja, muitas coisas em comum.

    A "lógica" de tocar é quase a mesma de uma guitarra.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    vão te dizer que cada instrumento tem um papel individual na musica e que estudado a fundo difere infinitamente de outro similar e blablabla

    mas baixo é só outro instrumento musical , jogue toda a expeculação no lixo e tire som dele ,não importa se vc ta pensando como um guitarrista em 4 cordas ou como o tipico baixista.

    Laercio88
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Laercio88
    · votar


    obrigado, vcs tem alguma dica d como começar os estudos teoricos?algo que devo aprender primeiro para tirar um proveito melhor do instrumento.ou como adaptar algo da guitarra para o baixo.

    Laercio88
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Laercio88
    · votar


    JeGuitar
    quando perguntei ja tinha em mente que poderia usar as escalas da guitarra no baixo, mas queria uma opnião para ter certeza. mas mesmo assim obrigado.

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Laercio88

    Cara, sabem porque dizem que os musicos de antigamente eram melhores do que os de hoje em dia?

    Porque os de antigamente não iam atrás de receita de bolo para aprender um instrumento, até porque não existe receita de bolo.

    Não existe passo a passo de como se adaptar da guitarra ao baixo, ou do violão pro violino ou da flauta pro saxofone.

    A teoria musical é a mesma para todos os instrumentos que utilizem escalas musicais. As notas, as escalas, formação dos acordes, ciclo das quintas, intervalos, é tudo a mesma coisa, é só adaptar de um instrumento pro outro.

    Não seja tão metódico, aprenda do jeito que você se divertir mais, seja com tecnicas de pzicatto, slap, escalas, tirando musicas ou o que for. As pessoas ficam vidradas em métodos e etapas e técnicas e acabam perdendo o sentido de que isso é um hobbie, e por ser hobbie temos que aproveita-lo do jeito que mais divertido e prazeroso for.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Interessante...
    Eu sempre fui baixista (a 30 anos), nunca toquei guitarra ou violão (sei coisas bem básicas), e sempre identifico só de ouvir um guitarrista tocando baixo... A abordagem é totalmente diferente...

    makumbator
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    e sempre identifico só de ouvir um guitarrista tocando baixo... A abordagem é totalmente diferente...

    Concordo totalmente. É uma questão de vivência com a função do baixo, que em geral guitarristas ignoram (alguns não fazem nem ideia de como executar um groove), e tentam tocar guitarra no baixo. Não é que sempre fique ruim, mas fica diferente, e em alguns momentos/estilos inadequado.

    Muitas vezes os guitarristas pecam pelo excesso (querem solar e fazer viradas nos momentos em que deveriam segurar a base) ou no extremo, pela pobreza (acham que é só fazer a tônica "cebolão" sempre, ou seguir fielmente a guitarra base em 100% do tempo, o que muitas vezes fica um tanto monótono).

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    makumbator

    a (acham que é só fazer a tônica "cebolão" sempre, ou seguir fielmente a guitarra base em 100% do tempo, o que muitas vezes fica um tanto monótono).

    Concordo, mas infelizmente é o que mais vemos em bandas por aí...

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    makumbator
    Claro que há exceções, mas também concordo. Acho que o inverso também ocorre, é fácil identificar um (bom) baixista tocando guitarra. Mas com a diferença de que o resultado acaba sendo bem interessante, huahsuah!

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    TG Aoshi

    Acho baixistas normalmente mais técnicos que guitarristas, mas também acho que guitarristas colocam mais feeling e sentimento no instrumento.

    Guitarristas sempre tentam incluir um feeling no baixo, e baixistas sempre tentam ser muito técnicos e exatos na guitarra, é uma observação interessante!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    TG Aoshi
    JeGuitar
    Muito interessante essa discussão...
    Não sou um baixista técnico. Na verdade, sou bem "mediano".
    Na minha banda (Os Biltres, com nosso moderador Mauricio Bahia), minha abordagem no baixo é harmônica, ou seja, procuro quase que fazer o papel de teclado nas músicas (uso muitos efeitos também).
    Também procuro não ser muito "exato" nos tempos; jogo um pouco com o que o nosso baterista toca, procurando um certo "groove". Isso dá à banda sua identidade...
    Abçs

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    feeling
    Tá aí uma palavra que eu odeio. Ao menos do jeito que é geralmente usada...

    JeGuitar
    Mauricio Luiz Bertola
    Os técnicos são uma categoria a parte e, por bem ou mal, existem em qualquer instrumento.

    O que eu sinto na maioria das vezes é que os baixistas tendem ao groove, ou até mesmo uma visão mais musical, enquanto os guitarristas a fazer guitarrices (ahueheu!), ficam muito mais "presos" a guitarra do que a música.

    Completando meu comentário do post anterior, o que acho interessante é que a linguagem do baixo aplicada na guitarra, quebra um pouco aquela monotonia que existe na guitarra, dos fraseados "padrão", já mais do que batidos.

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Vindo de quem sempre tocou guitarra e, de repente, virou baixista por 2 anos e meio numa banda: são praias diferentes.

    Claro que saber tocar alguma coisa sempre ajuda a aprender outro instrumento. Mas tem que haver uma adaptação. Baixo não é uma "guitarra grave"... rs

    dibass
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    diz que largar a guitarra e virar baixista deixa o cara mais home..

    Laercio88
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    undefineddibass
    dibass
    shauhsauhsauhsuahsuahsau

    Galera obrigado pela opnião ai vlw

    Laercio88
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    undefineddibass
    dibass
    shauhsauhsauhsuahsuahsau

    Galera obrigado pela opnião ai vlw

    Laercio88
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    bom eu n especifiquei mto bem o topico ai(porque estava meio sem tempo) mas a discussão chegou no ponto que eu queria obg ai dnv

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Laercio88

    o ponto era: guitarra ou baixo, qual é mais masculino?

    f14gomes
    Membro
    # fev/14
    · votar


    o fato de você ter feito essa pergunta indica que você deve se dedicar um pouco mais nos estudos de música.

    Laercio88
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Bom eu estudei um pouco mais não me considero um musico ainda, sabe, tem pessoas q não sabem oq eu sei na teoria mas tem muito mais conhecimento, tanto por terem tido experiencia quanto por terem tocado em banda ou em instrumentos diferentes. deveria ter especificado o ponto em que queria chegar, seria o fato de ter estudado guitarra me ajudaria em algo na pratica como baixista? me responderam que sim , mas tenho duvidas sobre a questão por ainda não saber nada sobre baixo, vcs me recomendaram quebrar a monotonia de ser um musico que estuda mais a teoria, mas não sei se deveria ser o meu caso pois pretendo trabalhar com musica, o hobbie de ser musico é somente quando toco algo somente por prazer, o resto sera trabalho, por isso procuro entender a teoria. A partir de agora procurarei ser mais específico.

    Bom por não conheçer de baixo queria saber se é melhor comprar um baixo ou treinar com o violão( sei que não é a mesma coisa) até adquirir um pouco de prática?

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Laercio88

    Se quer tocar baixo, compra um baixo, não existe essa de treinar em violão, jamais deveria pensar nisso!

    Se quer ser mesmo músico nem que venda alguma coisa que tenha aí no seu quarto, mas compre um baixo, pelo amor!

    eduungarattobaasman
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Cada instrumento tem suas características próprias, claro que facilita saber um pouco de teoria em algum instrumento, mas quando você estuda-lo irá perceber as diferenças.

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    ajuda sim, pois são parentes he he! Mas o baixo tem suas peculiaridades. Como disseram anteriormente não é só seguir a guitarra base: tem muitas notas pelo meio das base, slides, escalas... Acho que o baixo atua nas "entrelinhas", se é que vocês me entendem!

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    ajuda sim, pois são parentes he he! Mas o baixo tem suas peculiaridades. Como disseram anteriormente não é só seguir a guitarra base: tem muitas notas pelo meio das base, slides, escalas... Acho que o baixo atua nas "entrelinhas", se é que vocês me entendem!

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    ops escrevi duas vezes sem querer!

    pgnt
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Esse tópico já tem um tempo mas gostaria de ajudar quem está querendo migrar de guitarra pra baixo com 2 observações importantes:

    1 - Adaptação física
    O baixo exige mais abertura e pressão dos dedos, além de mais força nas palhetadas. Se for tocar com os dedos (pizzicato), se prepare para as bolhas na ponta dos dedos no começo. Essa maior necessidade física pede mais treino, dependendo do tempo que ficar sem tocar, pode perder um pouco mão antes do seria com a guitarra (nesse quesito bateria então nem se fale rs).

    2 - Adaptação do feeling
    Normalmente bons baixistas ficam muito ligados na bateria, casar as notas do baixo com os bumbos, pratos e viradas fazem muita diferença no som em geral. Normalmente falsos' baixistas ou iniciantes pecam por não estarem acostumado na cozinha, onde essa ligação é importante.

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O fato de eu saber guitarra serve de pratica para baixo?