(Péssima) Experiência com encordoamento Nig Flat!

    Autor Mensagem
    lopesrapha
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: lopesrapha


    Prezados,

    Venho relatar aqui minha experiência com este "produto".

    Possuo um Fender Precision no qual sempre quis instalar um encordoamento flatwound por gostar muito dos timbres dos anos 60 e 70 e por tocar em uma banda de Blues.

    Incorri no erro MORTAL de adquirir este set NIG FLAT 040, sendo certo que também utilizei o 045.

    Ocorre que o produto em comento possui um timbre razoável, porém, bem aquém de marcas de ponta, e não propicia ganho algum. Além do fato destas cordas no calibre 040 serem demasiadamente leves, a ponto de prejudicar a tocabilidade. Isto é até estranho porque em regra, os encordoamentos flats possuem um nucleo (alma) em forma hexagonal, cuja tensão é, por si só, mais pesada. Em suma, um encordoamento 045 flat é, em regra, mais mais pesado que um Round 045.

    O problema REAL está na corda E.

    Esta sim, É morta.

    Existe uma diferença estúpida de timbragem entre a corda E e as demais. E o timbre advindo desta é uma mistura de sons, de sobretons, e culmina em um som morto, opaco - ainda pior que os das demais. E com certa diferença de ganho!!

    Por um momento, gelei por pensar que meu captador estava com defeito. Mas na oficina do luthier, ele me garantiu que não era sobre o meu instrumento. Retiramos as cordas NIG e voltamos com as GHS Boomers 045 usadas e surradas e todas soavam da mesma forma, inclusive a E.

    MUITO menos mal.

    Fui à loja, conversei com os caras, testamos outras duas E's de sets com calibre 040 o resultado foi o mesmo. Testamos outra E do set 045 e o problema persistia. SURREAL.

    Constatamos ser não um DEFEITO, mas uma CARACTERÍSTICA dos encordoamentos FLAT da NIG.

    E para sepultar com pá de cal a discussão, testamos uma Corda do set 045 da D'Addario. PERFEITO! Ou seja, também não era problema nem da escala nem do captador do baixo do teste, muito menos do meu baixo.

    Resultado, instalei o encordoamento D'Addario Chromes 045, só não gostei do brilho e agudos exagerados (para o meu gosto), mas com abafador, controle de Tone, e EQ dá-se um jeito. Fora que a diferença de ganho da D'Addario para NIG é absurdo! No mesmo volume do AMP você não diz que é o mesmo instrumento.

    Só pra não esquecer, enviei e-mail para a empresa, reclamando, questionando.

    Por extrema honestidade, no que tange ao atendimento, acabei de receber um e-mail com absoluta atenção e cordialidade pela NIG, demonstrando preocupação e interesse na resolução do problema.

    Fico feliz que pelo isto tenha ocorrido.

    Disseram-me que pode ser um problema de lote. Enfim, após a virada do ano se prontificaram a entrar em contato e resolver a questão.

    Pena que, de certa forma, é tarde.

    Vejamos o que será feito.

    Enfim,

    Abraços a todos, FELIZ ANO NOVO e boa sorte em suas escolhas!

    lopesrapha
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: lopesrapha
    · votar


    ..

    dibass
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    lopesrapha
    Usei esse mesmo encordoamento e tive experiências parecidas.
    Realmente um som xoxo, bem baixo às expectativas.
    Coloquei no meu fretless, som realmente feio. Problemas na corda E.
    Fiquei muito pouco tempo com elas no instrumento.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Essa marca é muito ruim....

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Essa marca é muito ruim....

    "Se as de guitarra são ruins......imagina as de baixo!"

    Se o uísque Paraguaio daqui é assim, imagina o da Jamaica...



    Nefelibata
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    lopesrapha

    Uma vez caí na besteira de comprar DOIS encordoamentos NIG pra guitarra... com cerca de duas semanas o som dos bordões some totalmente... fica xoxo demais...

    NIG nunca mais!

    JeffJamBassF
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Eu usei uma vez encordoamentos NIG para baixo , perde o brilho rápido demais , e não tem uma sonoridade boa mesmo novas , o som metálico dela é horrível não recomendo pra ninguém.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (Péssima) Experiência com encordoamento Nig Flat!