The Bass Ramp (rampa)

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # jan/13


    Ou simplesmente "Rampa", se preferir chamar.

    Como provavelmente muitos desconhecem mas possivelmente já viram por aí, vou postar algumas imagens para ilustrar o assunto:

    Rampa 1

    Rampa 2

    Rampa 3

    Rampa 4

    Rampa 5

    Lembrou? ...e será que fui o único a pensar que isso seria um "captadorzão" ou algo do tipo? hehe

    Enfim, aos interneteiros de plantão, sim este assunto é um copiadão de outros fóruns/blogs.

    Ao que interessa:

    É bastante notável que a grande maioria dos baixistas preferem tocar em cima dos captadores. Por ter um apoio, dando mais segurança e "pegada". Consequentemente, segundo o que dizem, dando mais "punch" no som.
    Logo, sem esse apoio, perceba quando você toca na região onde não está o captador, isso te exige mais força e uma precisão um pouco menor no que está sendo tocado. Obviamente, com exceções.

    Sem este "apoio" os dedos acabam passando a altura das cordas, em relação à altura dos captadores. De certa forma atrapalhando o pizzicato e/ou até prejudicando (ou modificando) o som que se quer tirar. E também o desempenho e tocabilidade.

    "Logo a Rampa foi criada com a finalidade de ajudar os baixistas a obterem um melhor e mais leve pizzicato, desta forma facilitando a produção de um melhor timbre. A rampa deve seguir a curvatura do braço do instrumento para desta forma, na hora da regulagem a distância se manter a mesma em todas as cordas e assim a rampa cumprir o seu papel."


    A Rampa, apesar de ser de certa forma antiguinha, não encontrei fonte segura, mas ouvi dizer que a Ibanez começou com isso há anos atrás em um modelo Fretless. Mas agora isso esta começando a se popularizar.

    "Outro motivo para o uso da rampa é que quando se precisa atacar as cordas com maior força a resposta é maior porém decai mais rápido:"
    gráfico 1

    "Já quando se toca de maneira mais suave porém com o amplificador com volume aumentado, esse ataque se prolonga mais:"
    gráfico 2

    Algumas questões pertinentes

    A rampa altera o timbre do instrumento?
    Não. A rampa tem exclusivamente a finalidade de melhorar a tocabilidade. O que pode mudar o som é a forma com que você vai tocar.

    Em qual lugar colocar a Rampa?
    Aonde tu preferir, na realidade. Já vi a rampa entre ponte e captador da ponte, entre os dois captadores, entre captador do braço e braço. E variações do tipo. Isso vai do gosto de cada um.

    A rampa atrapalha o Slap?
    Em geral, a rampa não atrapalha, considerando que o mais comum é colocar entre os captadores da ponte e braço. E o slap é feito logo em cima da escala. Atrapalha se for colocada entre captador do braço e a escala do braço.

    Confeccionando a rampa:

    Como disse lá em cima, a rampa deve seguir a curvatura do braço do instrumento para desta forma, na hora da regulagem a distância se manter a mesma em todas as cordas e assim a rampa cumprir o seu papel.
    Sugiro que caso se interesse, leve a um luthier pra fazê-la. A menos que tenha conhecimento do assunto.

    Segue alguns vídeos bastante explicativos:









    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Há um tempão estou enrolando pra criar este tópico hehe
    Pretendo logo logo mandar colocar a rampa no meu baixo. Aí posto imagens pra vocês verem.

    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Power Bonus



    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Dúvidas, críticas, sugestões...vamos nos acertando aí hehe. Abraço!

    Knight
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    bacana essa rampa, a primeira vez que eu vi achei que fosse um captador bem grande também hehehe,mas logo reparei que era para apoiar o polegar (:

    tem aquele thumb rest também que vinha em baixos vintages, ele vinha em baixo mas dá para por em cima ^^, mas acho que a rampa é bem melhor porque da para apoiar onde quiser, não uma área limitada =P

    thumb rest:
    http://www.bravewoodguitars.co.uk/images/65%20John%20jazz%20body.jpg
    http://www.scopdomscop.com/pictures/thumbrst.jpg

    Aliás por que ele vinha em baixo e não em cima?

    kiki
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: kiki
    · votar


    pensei que era um captador quadribucker!

    mentira... ja tinha visto poucas vezes, parece ser pratico, mas fica um pouco feioso. acho que ainda precisa inventar desenhos mais legais.

    eu vi um de acrilico acho, quase nao se percebia.

    no mais, belo topico, muito bem explicado!

    Knight
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    dibass
    Você toca baixo a quanto tempo?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    dibass
    Boa manolo... sempre ajudando hehehhe... eu já toquei num bass com rampa e no meu caso mudou o som sim viu.. (usando, eu achei q perdeu ataque) mas isso pela forma q eu toco (sou meio q patinha de elefante).. e me atrapalha um pouco... Eu mesmo achava q só tinha entre os cap's... e, no caso da "rampa" (eu nem sabia q tinha esse nome) entre escala e cap eu achava q era algo para prolongar a escala... ve se pode.. mas de qlqr forma vlw mesmo pelo post!

    []'s

    Drowned Man
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    dibass

    Pretende colocar em que lugar no teu baixo? Entre captadores?

    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    mentira... ja tinha visto poucas vezes, parece ser pratico, mas fica um pouco feioso. acho que ainda precisa inventar desenhos mais legais.

    eu vi um de acrilico acho, quase nao se percebia.

    Po mano, eu acho que fica móh style hehe. Já vi em Acrílico também.

    SlipKnight
    Você toca baixo a quanto tempo?
    Há uns 6 ou 7 anos hehe

    JL_Marcondes
    É...o jeito de tocar e o lugar onde fica a rampa conta bastante. E no caso dos fretless, normalmente aqueles com só um captador, se não estou enganado serve também como uma extensão da escala. Mas aí já vem de fábrica.


    Drowned Man
    Pretende colocar em que lugar no teu baixo? Entre captadores?
    Essa é a ideia. O bom é que o luthier vai me cobrar bem mais barato do que pensei. Só tenho que ver as questões do material de acabamento, pra ficar mais bonitinho.

    hellgod
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    dibass
    Ah esse é captadorzão ^^ quanto custa para instalar um desse, tem idéia?

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    dibass
    Po mano, eu acho que fica móh style hehe. Já vi em Acrílico também.
    gosto é dicifil né?
    tem gente que acha bonito aquelas tabuas de passar tambem...
    [/mil paginas de discussão {mentira que no forum de baixo nao tem tanta gente assim}]

    eu ainda acho mais bonito ver os caps direitinho. mas confesso que as vezes tenho problemas em ficar preso à posição do cap (ate porque tenho um PB).

    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    hellgod
    Ah esse é captadorzão ^^ quanto custa para instalar um desse, tem idéia?
    O luthier que faz as minhas coisas vai cobrar 25 pila. Achei super barato hehe

    kiki
    tem gente que acha bonito aquelas tabuas de passar tambem...
    [/mil paginas de discussão {mentira que no forum de baixo nao tem tanta gente assim}]

    mas tu é um mala kkkkkkkkkk

    eu ainda acho mais bonito ver os caps direitinho. mas confesso que as vezes tenho problemas em ficar preso à posição do cap (ate porque tenho um PB).

    aí a soluçao seria fazer um em acrílico. Imagino que o processo de fabricaçao deste seja mais difícil. Ou então fazer um que acompanhe a mesma cor da madeira. Fica bem legal também.
    Ou ainda, não sei se é possível, fazer um que seja móvel...

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    dibass
    Ou ainda, não sei se é possível, fazer um que seja móvel...
    faz um que encaixe, ou que seja de velcro!

    alias, o meu baixo tem aquele "thumb rest", desse jeito:
    http://www.vintage-guitars.se/1979_Fender_Precision_Bass_S896443_front .jpg

    o que eu nao achei nada pratico, só usava quando tava começando, mas depois passei a ignorá-lo (só nao arranquei porque ficam dois buracões no escudo).

    alguns baixos vem com ele em baixo, o que nao vi sentido ainda.
    http://www.notreble.com/buzz/wp-content/uploads/2011/04/squier-matt-fr eeman-signature-p-bass-thumb.jpg
    sabe explicar?

    e pesquisando agora vi essa variação, que parece ser mais util talvez (é estilo essa rampa)
    http://www.mcnach.com/MISC/Forum_various/IMAG1138.jpg
    e tem um cap branco que é até bonito, apesar de estranho...

    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    alguns baixos vem com ele em baixo, o que nao vi sentido ainda.
    http://www.notreble.com/buzz/wp-content/uploads/2011/04/squier-matt-fr eeman-signature-p-bass-thumb.jpg
    sabe explicar?

    eu acho que é pra poder tocar usando o polegar.

    e pesquisando agora vi essa variação, que parece ser mais util talvez (é estilo essa rampa)
    http://www.mcnach.com/MISC/Forum_various/IMAG1138.jpg
    e tem um cap branco que é até bonito, apesar de estranho...

    Ficou bem bonito esse aí. Talvez pelo baixo ser bonito também hehe. Mas ao que parece, a função é parecida com a rampa. Embora a rampa vise apoiar os dedos do pizzicato, normalmente indicador e médio, não só de apoio para o polegar.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    dibass
    Embora a rampa vise apoiar os dedos do pizzicato, normalmente indicador e médio, não só de apoio para o polegar.

    pois é, acho que como a gente acaba se acostumando em usar o cap, a rampa faz mais sentido porque simula o formato do cap.
    esse apoiador aí nao é um sucesso, haja visto que pouca gente usa...

    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    esse apoiador aí nao é um sucesso, haja visto que pouca gente u
    apesar de vários baixos virem com ele de fábrica né

    hellgod
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    dibass
    Além daquelas ferragens cobrindo a ponte e o captador

    *----*

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    dibass
    hellgod
    tanto o apoiador de dedo como essas tampas aí são itens que fazem parte da concepção original (Acredito, a verificar) mas que foram caindo em desuso.
    assim como a tampa de tele também.

    nao são praticos, entao o povo acabava arrancando.

    até onde sei, as tampas serviam pra fazer uma espécie de blindagem dos captadores, que pegavam muito ruído.

    hellgod
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    até onde sei, as tampas serviam pra fazer uma espécie de blindagem dos captadores, que pegavam muito ruído.

    Então, estou lembrando aqui.. eu toquei um baixo uma vez que o captador P, produzia poucos, quase nada de chiado, quase como um humbucker. A contrução dos humbuckers implica em 2 coils que são enrolados em sentidos opostos (horario e anti-horario).
    Com isso fiquei pensando se esse captador P cada polo não era enrolado em um sentido, para funcionar com "humbucker" e cancelar umpouco os ruídos....

    O.o viajei ou faz sentido?

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    hellgod
    o que é esse captador p?
    poste fotos pra ver, ou diga o modelo do baixo.
    nao consegui achar nada no google (só aparece "p-90" e "captador p/ baixo") =p

    Com isso fiquei pensando se esse captador P cada polo não era enrolado em um sentido, para funcionar com "humbucker" e cancelar umpouco os ruídos....
    O.o viajei ou faz sentido?

    nao sei, pode ser isso, pode ser alguma outra coisa.

    hellgod
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    vem do ingles P bass pickup,é o pickup do precision bass.
    http://www.americanmusical.com/ItemImages/Large/p2447.jpg

    hellgod
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    eles são split coils, e acredito que eles possam funcionar como "humbucker' cancelando algumas frequencias e consequentemente ruídos.

    abrç

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    hellgod
    ah, sim! é tipo humbucker sim! tem o mesmo sistema de cancelamento de ruído, até onde eu sei.

    hellgod
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    hehe, então eu não viajei na maionese, eu estou certo? =)

    hellgod
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    Me desculpe não ter explicado direito e tudo de uma vez, eu estava com pressa aquela hora...

    Boa noite.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a The Bass Ramp (rampa)