Como tocar contra--baixo ?

    Autor Mensagem
    guitartrek
    Veterano
    # jan/03


    Toco guitarra, ha algum tempo ando pensando em aprender a tocar contra-baixo.
    Eu uso acordes tambem no contra-baixo ou o baixo não tem acordes?
    Conheço as escalas pentatonicas e modos-gregos. É isso que eu uso prá tocar baixo ? escalas ?
    Desculpem a ignorancia musical no assunto contra-baixo, mas estou realmente interessado.
    Abraços a todos.

    Leandro
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Claro que o baixo tb tem acordes. Só que não são todos os baixistas que usam. Escalas tb são usadas pra tocar baixo sim, pra fazer grooves, solos etc.
    Mas não sou baixista (toco um pouko só) e tlvz tenha falado algo errado. =P... mas acho que não.
    Baixistas, respondam aí.

    Gui
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    vc quase naum usa acordes no bass, só as triade, tb usa todas as escalas, cromatismo, tapping e tb algumas só de baixo como o slap!!

    jackass
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    usar acordes eh massa =)
    da pra inventar uns bem r0x
    mas pros estilos de musicas mais tocados, eu nao uso nao... tipo rock, punk, hardcore e etc...

    slap eh o q ah de melhor pra se fazer no baixo, pena q nem toda musica fica legal com slap =/

    Gui
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    eu gosto de deixar muito guitarrista babando nos meus grooves

    1Eu
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Acorde em baixo dá pra se usar, mas não abusar muito, a não ser q como baixista tenha destaque no grupo (geralmente acontece em grumpos com um guitarra só...) O Baixista do Blink uns uns bicordes no baixo, e o Flea usa uma nota oitavada q dá a impressão de um acorde numa música nova do Red Hot, "Don't forget me".
    As escalas vão ser úteis pra adicionar notas de passagem ou mesmo pra improvisadas, qdo o acorde segura um tempo... Aí pode usar escalas até q bem, mas não no braço inteiro, como na guitarra... Mas acaba sendo útil...
    No baixo, se preocupe na célula rítmica do q faz, nas notas mortas, pausas... Há muitos segredos nas pequenas coisas...

    jackass
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    verdade.... eh massa deixar guitarristas babando =)

    Leandro
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    É legal deixar qualquer um babando tocando qualquer coisa... =P

    Gabriel Dayer
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Sou baixista iniciante e gostaria que vc's me mandassem algumas escalas de blues que curto pra caramba...
    Quem puder aí valeu...

    gabrieldayer@bol.com.br

    Gaivota
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    eh, o mark do blink faz uns bicordes rox - tipo na musica carousel, q ele usa bicorde bem depois do solo, quando o tom começa, eu piro ouvindo akilo, fica tesaum, e eh simples pacas

    Sversut
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    ""Colega,
    >Diga aí, por gentileza, qual o skema básico de leitura musical lpra tocar Baixo.
    >Tab?
    >Partitura?
    >Cifras??
    >Ouvido??
    >Por ex, no instante em que a música está rodando no acorde C, o que faz o baixo?? digitar as notas pertencentes à escala de C, ou seja, sem acidentes, ou depende de cada música, do 'clima' musical??
    >Na verdade toco apenas violão, ainda meio iniciante. É apenas curiosidade de quem tb aprecia Contra-Baixo. """


    >Olá, Beleza!
    >Quanto ao esquema de leitura, a partitura com a tablatura é o melhor método, que é o que se usa para ler tanto as linhas de baixo quanto de guitarra baixo. A cifra você só usa se for compor uma linha de baixo para uma harmonia.
    >Quanto a composição, no exemplo que você citou do acorde de C, depende muito do "clima musical" e do gênero também, por ex.: um funk em C com o metrônomo 125, é muito legal usar a quinta, sétima e oitava. Mas baixo não é somente um instrumento harmônico, na maioria das vezes é melhor colocar poucas notas, mas com ritmo e pegada, sempre seguindo a linha da percussão e da batera, isso funciona para qualquer gênero musical.
    >
    >Só por curiosidade, onde você achou meu e-mail?
    >
    >Se você estiver interessado, eu dou aulas de vilolão!
    >
    >Abraços e bons estudos!!"

    Falowwwwwww
    Sversut

    Lucas
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    e ai pessoal... blz?

    queria saber se alguem ai manja d arpejos no baixo....

    t+....

    conte
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    me de exemplos d acordes no baixo por favor pessoal
    flw

    Artur do rock
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu queria exemplos de acordes e de notas do contre baixo
    por favor galera.

    Artur do rock
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu queria exemplos de acordes e de notas do contra-baixo
    por favor galera.

    Guto EADG
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Artur do rock
    vai la no topico de exercicios, apostilas, tecnias q eu vou por um textos sobre acordes no baixo q eu catei

    Guto EADG
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    e de notas do contra-baixo
    ei... como assim?

    rajunior2013
    Membro
    # ago/13 · Editado por: rajunior2013
    · votar


    Vc tem que começar com exercícios de movimentação para ir pegando agilidade, treinar triades, escalas, fazer exercícios diariamente!. Aqui tem artigos sobre Como começar no baixo

    Motoqueiro Alienigena
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    rajunior2013
    man... o tópico é de 2005...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tocar contra--baixo ?