como equalizar o som pra ficar parecido com o do duff

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12


leiam PARECIDO igual nunca vai ficar , eu queria saber que frequencias eu devo acentuar e que frequencias cortar para que o timbre fique parecido , e tambem saber qual a maneira mais pratica de regular os volumes do baixo (um condor jazzbass) pra lembra o PJ dele . minha banda cover de guns vai tocar em um bar movimentado da cidade amanha ,e pra ser sincero eu acho meu timbre de baixo proprio demais , não casa com guns n roses .

quando eu ouço o baixo do duff eu sinto algo metalico , me passa a ideia de que tem alguma faixa de frequencia grave em especifico que ele corta completamente , qual seria?

e se o amp la na hora não tiver eq , for daqueles simples de 3 bandas como eu equalizo ?(sei que depende do amp ,mas supondo aqui que todos os amps sejam iguais)

ps 1 : ja tou conciente que preciso usar palheta pra ter um timbre que lembre aquele

ps2 : eu sei que tem outros topicos sobre o duff , mas nenhum me tirou a duvida especificamente a respeito da equalização .

dibass
Veterano
# ago/12
· votar


e pra ser sincero eu acho meu timbre de baixo proprio demais , não casa com guns n roses .
pra mim isso não existe. O que importa é a qualidade final da música. E o único que provavelmente vai perceber se o timbre é característico do duff talvez seja você ou raramente um ou outro. O público não quer nem saber de timbre mas sim de música bem tocada.
Sei lá, preocupação desnecessária a sua. Penso eu.
..desculpe não poder ajudar a alcançar o timbre que deseja.
Abraço.

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


dibass
é cara , mas não pode ser muito radical nesse lado tambem , se o pessoal tiver tocando um master os puppets da vida e um dos guitarristas nao estiver usando distorção vai estragar a musica .
O público não quer nem saber de timbre
tambem nao concordo com isso , o publico (até pela cultura mainstream) é acostumado a ouvir instrumentos caros ,plugados em amps caros , em musicas produzidas em estudios caros .
logico que essa não é a minha realidade nem a da maioria , mas de boa a ideia da banda é ser o mais parecido possivel e não procurar um som proprio , então eu preciso dar meu jeito de deixar o baixo mais parecido o possivel com o da banda original .

mas eu entendo o teu ponto de vista , e até inclusive posto uma visão parecida com a tua quando aparece alguem sei la pedindo o timbre do slash pra zoom 505 II ,
só que nesse topico não é essa a questão ,eu tou em uma banda COVER e preciso regular meu equipamento pra se adequar a essa banda , entende?

mas valeus cara.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


dibass
Concordo...
Abç

rodsom
Veterano
# ago/12 · Editado por: rodsom
· votar


rhoadsvsvai
ps 1 : ja tou conciente que preciso usar palheta pra ter um timbre que lembre aquele
vc mesmo respondeu. é o maximo que vc pode fazer. no maximo uma cortadinha nos graves.
a proposito, nunca esquentei com esse negocio de timbre pra isso, timbre pra aquilo. tocando sertanejo, pagode, rock, forrobodó,etc, eu sempre usei o MEU timbre.

Slowburn
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai

É bom lembrar também de cordas novas e de abrir o tone dos captadores, pode ser que dê algum resultado.Infelizmente não posso te ajudar na questão da EQ, não sou muito experiente nessa área...

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


rodsom
cortadinha nos graves , ja é alguma ajuda vou ver se o amp tem low cut la na hora

Slowburn
abrir o tone dos captadores , boa ideia tb .

carlcarl
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
se o objetivo é chegar perto do timbre de um baixo que voce ouviu em uma gravação a briga vai ser boa.
no estudio é possivel fazer coisas que ao vivo é praticamente impossivel refazer.
se voce quer ter um som metalico,pegue um amplificador de guitarra ou se voce tiver uma mesa de som,envie o som do baixo nos dois amplificadores ou,amplificador do baixo + mesa de som,no amplificador de guitarra ou mesa de som corte completamente as frequencias graves,acentue as frequencias agudas e faça um equilibrio a gosto.
não é a toa que algumas caixas de baixo tem um twiter.(com divisor de frequencias se não estoura o twiter)
abç
Carl

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


carlcarl
e quanto aos medios , vai a gosto?

carlcarl
Veterano
# ago/12 · Editado por: carlcarl
· votar


rhoadsvsvai
no ampli de baixo voce regula o som do baixo normalmente.
o que vai dar o toque especial sera a dosagem entre o amplificador de baixo e o que gera as frequencias agudas.
quanto mais volume no amplificador de baixo(os graves e medios irão sobressair) o contrario(mais volume no gerador de agudos ) mais som metalico.
se voce tiver por perto um compressor e conhecer um pouco sobre as funções de um compressor,seria bem vindo no teu set.
feche os potenciometros de atack e release,e aos poucos va mexendo nestes botões e voce vai ver o que é possivel fazer no som de um instrumento com ele.
não te aconselho pra este proximo show fazer todas estas experiencias,voce corre o risco de ficar prisioneiro do material e não tocar a 100% das tuas possibilidades.faça estes testes tranquilamente até estar seguro e sabendo o que acontece com o som quando voce mexe em determinado parametro.
abç
Carl

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


carlcarl
vlwss cara , vc realmente me ajudou muito , eu vou testar essas configurações com simuladores até pegar o jeito e aplicar pra vida real , pelo menos agora vc me deu um caminho pra ir seguindo vlws mesmo.

vinibassplayer
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai

procura um usuário do fórum chamado slow-hand.
ele é baixista de uma banda cover do guns aki na minha cidade.

vinibassplayer
Veterano
# ago/12 · Editado por: vinibassplayer
· votar


edit: post duplo.

vinibassplayer
Veterano
# ago/12 · Editado por: vinibassplayer
· votar


edit: post triplo...

Dudurlz
Veterano
# ago/12
· votar


Acho que a solução seria:
Palheta + um pouco de corte de graves + um pouco de agudo.
Não sou baixista mas acho q é isso ae

MeGustaCookie
Veterano
# ago/12
· votar


Usa um pedal de "Chorus"... Eu tentei uma vez, embora odeie Guns... Te garanto, um corte nos graves e o pedal bem leve, só pra acentuar o som metálico, fazem maravilhas.

http://www.youtube.com/watch?v=IhrxUD9ndcY

MeGustaCookie
Veterano
# ago/12
· votar


(Fique bem claro, o vídeo não é meu, tirei a idéia daí)

JL_Marcondes
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
Oq mais depende, é de vc (ou seja, dedo/palheta) e do baixo.. ampli, pedal, regulagem, enfim.. td isso vai contribuir.. mas oq mais vai garantir é o baixo e vc.. JazzBass é bem diferente dos P/J.. o posicionamento de ambos os cap's são diferentes.. e estamos falando aqui de timbre! Regulagem de equalização, pedal etc e tal não garante para nenhum bass que é diferente do MM ter um som "parecido" com um MM... oq garante é o tipo do captador do bass e o posicionamento (novamente, garante algo "parecido".. pois igual, tem todo o lance de construção, ferragens, etc etc)...

Se a sua preocupação está no que os outros vão ouvir.. vou concordar com o dibass e o bertola.. se preocupe em executar bem a música, o timbre tem q ser oq te agrada, oq vc espera.. então se vc espera ter um timbre igual ao dele, não precisa de um baixo igual ao dele, mas pelo menos no mesmo modelo.. observa como ele toca (intensidade, posicionamento das mãos, o uso da palheta tb por exemplo..), veja o set dele, e daí sim vc vai conquistar algo prox (ou igual) ao dele..

Eu já contei meu exemplo aqui... fui na teodoro com meu primo, procuravamos um baixo que oferecesse algo à la Steve Harris / Wratchild.. conseguimos com um Precision Squier Vintage Modified... nem no baixo signature dele tiramos o timbre que procuravamos.. e ae? Eu tenho um bass P/J, e o cap precision ta no posicionamento exato dos Precisions.. só que, invertido... meu baixo é ativo.. enfim.. pergunta se eu consigo o mesmo timbre... Consigo algo próximo.. mas por ser ativo, pela construção do bass e td mais, mesmo usando só o cap do braço (que é o precision) fica mto carregado de grave, sabe.. tem mto peso.. daí eu tenho que regular o pot de grave, aumentar os agudo à nivel q n fique mto estado e, o resto é dedo.. e daí sim, eu tenho algo, próximo.. mas não tão bom quanto o squierzinho do meu primo.. tipo, modelos diferentes de baixo...

Mano, vai numa loja, pega os squier P/J, e dá uma brincada e vê se vc não consegue chegar no timbre prox, mesmo sem tds os efeitos.. te garanto que é oq mais vai fazer diferença...

[]'s

carlcarl
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
voce tambem me ajudou,eu nunca tinha pensado em usar esta configuração com simuladores.
vou testar e certamente aprovarei.
valeu
abç
Carl

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


consegui o que eu queria ja , obrigado pra todo mundo que ajudou .

uma dica aqui que eu descobri ,se alguem entrar nesse topico pela busca rocurando a mesma coisa no futuro

um flanger cai muito bem nesse tipo de timbre , muito mesmo . eu consegui um daneletrctro fab de flanger e um marshall supervib ,emprestados , o marshall n faz muita diferença no timbre mas o flanger ,deixa o timbre igualzinhooooooooo , n sei pq . talves o chorus que o duff use seja um desses essembles que chorus e flanger e accabe puxando mais pro flanger por mais q seja um chorus , sei la , só sei q ta animal o som , obrigado ai todo mundo

carlcarl
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
estou feliz por voce ter encontrado a resposta à tua pergunta.
claro que não tentei fazer timbre nenhum e nem tocar nada,so fui mexendo nas cordas do baixo.
simplesmente apliquei a tua idéia com os simuladores,
gravei o baixo passando por um simulador de amplificador de baixo e atravez de um auxiliar passei a pista num simulador de amplificador de guitarra.
fui dosando o envio da pista no amplificador de guitarra e o resultado é o que pensei.claro que fui ao extremo(o amplificador de guitarra soma um pouco de parasita no som)mas a idéia não é ruim.da pra perceber o som do amplificador de baixo sozinho e a soma com o amplificador de guitarra(simuladores)a historia é encontrar o equilibrio entre os dois.
se interessar aqui esta o link do mp3.

http://soundcloud.com/carl-11-11/baixo-ampli-bass-guit

abç
Carl

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


carlcarl
cheguei do show em questão para que o topico foi aberto agora em casa , foi muito bom , mas eu tou sem energia , amanha eu vejo teu post com calma , haha tou doido pra ouvir essa experiencia ai.

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


carlcarl

tem um video que é exatamente essa tua ideia, adicionando ainda uma distorção veja só:



problema é que ainda não consegui ver os parametros certos do video mas, consegui algo parecido essa semana.

carlcarl
Veterano
# ago/12 · Editado por: carlcarl
· votar


Arimoxinga
na verdade a minha idéia foi com amplificadores de verdade(ja toquei em um grupo usando esta configuração).
o rhoadsvsvai quem sugeriu fazer com os simuladores.
valeu pelo video,vu guarda-lo,certamente vai ser util qualquer hora desta.
*fico feliz em saber que o show foi bom,agora é partir pra outros.
Carl

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


carlcarl

É!! mais eu quiz dizer a ideia em sí saca? para dar o som mais metalico mesmo o video é bem legal para reforçar a ideia. ao vivo são outros 500 =D

carlcarl
Veterano
# ago/12
· votar


Arimoxinga
é verdade e mesmo pra alguns estilos de musicas menos pesada,da pra tocar o baixo direto no P.A.
exemplo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=a7w8njCYZ9s

nem o baixo,nem o violão tem amplificadores.
Carl

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


carlcarl

interessante!! eu nunca imaginaria isso! legal

carlcarl
Veterano
# ago/12
· votar


Arimoxinga
as vezes eu toco assim,evita congestionar o som no palco.pra funcionar é necessario ter um bom sistema de retorno.
na maioria das vezes os amplificadores servem somente como retorno os instrumentos são captados com D.I.
Carl

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


carlcarl

gostei muito desse timbre ai q vc postou no sound cloud era esse tipode coisa mesmo q eu queria , ficou bem legal.

carlcarl
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
se voce gostou é so fazer o mesmo como expliquei acima.
não toquei o baixo com palheta,toquei com os dedos(pizzicato)
abç
Carl

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como equalizar o som pra ficar parecido com o do duff