Tocar baixo com unha grande, é possivel?

    Autor Mensagem
    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jul/12


    Deu uma pesquisada e não achei nada parecido, então resolvi criar o tópico.

    Toco violão a alguns anos, e sempre toquei com as unhas (da mão direita, é lógico) grandes, porém tbm sou um amante do contra baixo eletrico e vi que tocar com as unhas grandes não é uma tarefa facil. Alguem toca assim ou conhece alguem que toque, é possivel se tirar um bom som mesmo com unhas? Lembro de ter visto a uns anos atras em um anuncio (acho que da D'Alegria) um baixista com as unhas bem grandes.

    Sei que pode não fazer diferença nenhuma, mas o baixo que possuo é um SX modelo SJB 75 TOR.

    Enfim, pra não transformar o tópico em uma crônica, é possivel então tocar baixo com as unhas da mão direta grandes? Se sim, elas devem ser polidas como se faz no violão?

    One In A Million
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Possível é sim cara, se não me engano a baixista do Lenny Kravitz toca com as unhas grandes e toca MUITO.

    Mas eu fico totalmente desconfortável qndo vo tocar com as unhas grandes, nem consigo tocar direito, por isso sempre deixo bem curta.

    Vê ai cara, se tocar com a unha grande fica de boa proce, vai em frente. Bom som dá pra tirar sim.

    Salbass
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dr.Pacheco

    Possivel é, no entanto você precisará de uma adaptação, pois, algumas tecnicas como pizzicato tavlez não saia perfeita, pois além de você utilizar a ponta do dedo a sua unha pode pegar na corda e dar uma soniridade diferente, tembém se você utilizar a técnica de Slap com certeza você terá uma certa dificulade, acho também que a técnica de tapping sera prejudicada também!
    Eu não consigo tocar com unhas grandes, mas ai ´q questão de se adaptar!

    Abç

    dibass
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dr.Pacheco
    Essa é a parte difícil de quem é baixista e violonista. Gosto muito de tocar violão e fico nesse dilema. Tem épocas que deixo crescer as unhas. Mas atrapalha no baixo, além de que a sonoridade me desagrada.
    Abraço.

    atmospherick
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu toco baixo e tenho as unhas grandes...











    Nos pés... Brincadeirinha, Eu toco Violão mas não no estilo clássico e pra mim, unhas atrapalham em qualquer instrumento inclusive de teclas.
    abc

    Thavinhoobj
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dr.Pacheco

    Nada é proibido, mas acho que seria um pouco desconfortável.

    paulo_henriique
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ola! estudei violão anos e sei como é o cuidado com as unhas, mas creio que o maior problema não é vc se adaptar ao baixo com unhas grandes e sim as suas unhas guentarem em bom estado vc tocar baixo devido a expessura das cordas, pra mim esse seria grande problema. Espero ter ajudado.
    Abraço!!

    vinibassplayer
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    se vc toca, é pq é possível.

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    eu tenho a impressao que as unhas vao pro saco. se voce tocar rapido e forte, vai lixar elas de brinde.

    ou voce toca bem de leve. ja vi gente fazer isso, mas nao era baixista, era guitarrista que tocava baixo pra completar uma banda.

    ou parte pra palheta. é outra praia, mas muito mais facil de administrar do que as unhas...

    FCLBass
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dr.Pacheco
    O baixista Carlinhos Noronha (Ney Matogrosso e Kiko Loureiro - Universo Inverso) toca com unhas grandes. O timbre de baixo que ele tinha é bem específico e particularmente gosto. Já tentei, mas não consigo.

    Nanin Martins
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dr.Pacheco
    Então, sou de corpo e alma baixista,rs' tá no sangue, porém tenho curso técnico de violão clássico e popular kkkk', e acabei iniciando meus estudos no baixo com unha grande, hoje não consigo me adaptar ao contra-baixo com as unhas pequenas de forma alguma, o som sai horrível, principalmente o slap e o double thumb (sim faço double thumb com unhas grandes) então se cortarem minhas unhas to ferrado kkkkk, isso vai de gosto e técnica de cada um...lol

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dr.Pacheco
    Não acho adequado.
    Abç

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pelo visto então é questão de encontrar um som com as unhas. Em relação ao que falaram sobre desgaste, as vezes que toquei não notei grande desgaste.

    O que ficou a dúvido é, se os que tocam com unhas dão polimento, ou simplesmente as lixam com uma lixa comum e toca. Pq quando toquei com as lixas polidas realmente fez diferença (assim como a uma gigantesca diferença no violão).

    Enfim, vou continuar tentando achar um bom som com as unhas, se não achar desisto de vez.

    Uma ultima pergunta, como citei no primeiro post, tenho um baixo SX passivo, o que vcs acham de unhas no baixo ativo? Pergunto isso pq todos os baixos ativos que tive a oportunidade de tocar tinham um som meio metalico (seja qual for as formas de equalização e pedais utilizados), então as unhas no baixo ativo devem ter o som da unha em si, muito evidenciado no som final do instrumento. Isso procede?

    P.S: utilizei algumas vezes um pedazinho equalizador da behringer para dar uma arredondada no som.

    carlcarl
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Dr.Pacheco
    estou na mesma situação que voce,
    sou violonista/guitarrista e não toco com palheta.
    sou baixista,tenho baixos ativo e passivo,toco com as unhas grandes(por causa do violão) e não tenho nenhuma dificuldade em obter o som que desejo nos meus instrumentos.
    limo as minhas unhas como todo mundo,nada de especial.
    o que faço pra manter as minhas unhas e tambem não ter que fazer força para tocar o contra-baixo?
    1)os meus instrumentos são bem regulados.
    2)toco sempre com um volume elevado para poder ter uma pegada mais leve tanto da mão direita como a esquerda.
    abç
    Carl

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu pela ajuda galera.

    Vou dar um jeito aqui, já que pelo jeito é possivel tirar um som legal com as unhas. Meu problema pode estar tbm na equipo, já que mei ampli é bem ruinzinho.

    Assim que conseguir um som legal vejo se consigo gravar e postar aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar baixo com unha grande, é possivel?