Compra de um baixo para iniciante

    Autor Mensagem
    luckystroke
    Veterano
    # jul/12


    Olá pessoal !

    Bem, estou querendo comprar um baixo. Bem, o ruim de começar é que você tem que investir, sem saber se terá sucesso. No meu caso, to querendo investir o mínimo possível, conseguir todos os equipamentos necessários pra poder tirar pelo menos um som tranquilamente. Bem, euu queria que vocês me ajudassem nos seguintes quesitos :

    (Adianto logo que, pelo que vejo, comprarei usado.)

    1) Para um iniciante, é melhor um ativo ou passivo ? Qual o que terá menos custos futuros ? Afinal, qual a diferença chave entre ambos?

    2) E em relação a circuitos ?

    3) Com relação a bateria, no qual o preço delas ? Isso para baixos ativos.

    4)Amplificador (cubo) : Qual o preço dos mais baratos ? É muito necessário pra o começo ? E para tocar em uma banda não-profissional ?


    Bem, fora essas questões, eu tenho um baixo aqui, que é de um amigo meu, e ele tá vendendo a 300 reais. Bem, vou deixar todas as informações que ele deu , e queria saber se , na opinião de voces, comprar um desses para iniciar seria uma boa :

    Baixo Groovin Ativo PJ NY Series

    Corpo em basswood, braço em maple com 24 trastes e escala em rosewood; - Captação ativa Precision (braço), Jazz (ponte); - 4 controles: 1 volume, 1 Captador do braço, 1 Captador da ponte, 1 tom. - Knobs blindados, instrumento sem avarias, jack e circuitos novos e cordamento recém-trocado.

    E no caso de um tagima 4 cordas, com som ativo/passivo, modelo sunburst, acompanhando de uma case e uma correia de basso zero ? (Nao tenho mais dados, e ele tá vendendo por 500 reais)

    Outro baixo legal que achei, esse novo é um
    Strinberg passivo c4 Cab16Corpo: Basswood
    Braço: Maple
    Escala: Rosewood
    Captadores: 1PB, 1JB
    Controles: 2V, 1T
    Tarraxas: Die Cast . Esse tá de 370 reais.


    PS : Pretendo gastar em torno de 500 reais com todo o equipamento inicialmente necessário.

    PS 2 : Creio que tem vários posts parecidos, mas tá hard pra procurar. Desculpem minha impaciência, rs.

    PS 3 : Me ajudem com uma linguagem pouco técnica, por favor. Newbie é chato kk

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luckystroke
    1) A pergunta é irrelevante, e não há melhor entre um, ou outro; é apenas questão de gosto. Eu, por exemplo, nunca uso baixos ativos.
    2) Outra pergunta irrelevante. Conselho de profissional: Menos é mais; e, quanto mais simples, melhor.
    3) Bateria é pra baixos ativos.
    4) Amp de estudo pode ser qualquer um. Agora, se vc pretende montar uma banda, até para ensaiar vais precisar de um amp com, NO MÍNIMO, 100WRMS e falante de 12 ou 15 polegadas. Para tocar "ao vivo", com, NO MÍNIMO 150WRMS e falante de 15 pol. Menos que isso, ESQUEÇA.
    Nenhum desses baixos que vc citou é bom. Se vc quer uma sugestão minha, compre esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429771515-contra-baixo-benson-4 -cordas-tipo-precision-preto-ou-branco-_JM
    É simples e efetivo.
    Não se esqueça que é IMPERATIVO assim que comprar o baixo, levá-lo à um luthier habilitado para a regulagem geral inicial.
    Abç

    smarth
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luckystroke

    Cara o Groovin' ta bom? se tiver vale muito a pena eu tenho um igual a esse que vc citou ai só que passivo,o som dele é muito bom apesar de ee ser bem leve e o acabamento super massa,eu tenho um e aprovei,só ve se ele ta bao ne se nao ta emmpenado da uma olhada na parte eletrica e tals.

    Cara em relação a bateria para o circuito ativo é o seguinte: a bateris custa em torno de 10,00 R$ (dez reais) vc provavelmente vai troca-la a cada 4 ou 6 meses dependendo quanto tenmpo vc toca ou se toca todo dia,e lembre-se a bateria so gasta se vc ligar no cubo,claro demora bastante bastante pra acaba mais uma hora acaba.Dai tem que compra otra,é baratinho que nem eu te falei, dez mangos.

    Em relação ao cubo,junta um dinheirinho em torno de uns 300 R$ vc compra um cubo pra treina em casa pq o amplificador ou cubo como alguns preferem chamar é essencial.

    Abraços.#

    luckystroke
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Bem, eu gostei do Benson, mas o frete fica muito caro pra cá, seria melhor comprar um outro, deste modo.

    O strinberg aí que eu mostrei não é muito bom não ?

    E é necessário amplificador logo de início pra estudo, ou pode ser que nem violão ? '-'

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luckystroke
    Tem que ter o amp cara...
    Abç

    juninholiveira
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luckystroke

    baixo sem ampli? eu mal ouço minha guitarra desplugada se passar um carro na rua, quanto mais um baixo, eu toco o baixo desplugado do meu amigo e msm com um silencio em vola já é difícil ouvir......

    se não puder comprar um ampli agora, usa o baixo no PC com um bom fone de ouvido.

    o baixo do meu amigo é muito bom, mas mais caro que esse benson aí, é um Sx sjb 75, acho que é o THOR, é o modelo que não tem proteção metalica no cap e ponte, e escala clara (ahco que é maple) com marcação clara tb.

    É um ótima baixo, mas custa uns 700.

    ccasaroli
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luckystroke qndo alí seu posto parecia eu escrevendo kkkkk

    Comprei meu baixo no sábado, e eu não toco nada, nada mesmo, nem as moscas de casa rsrs e pelo mesmo motivo que vc falou sobre ter sucesso.... acabei optando por comprar um baixo usado.

    Minha dúvida sobre o ampli tbm era a mesma... como quero só ouvir o som do estudo, vou comprar um pequeno, um mini ampli... usado mesmo...

    Só vou investir qndo estiver tocando alguma coisa... daí minha intenção é mandar meu amigo que é luthier fazer um pra mim....

    Abç

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Realmente, tem bastante material no fórum... mas enfim:


    1) É questão de gosto.. eu gosto de ativo.. o Mauricio Luiz Bertola.. vai numa loja e testa modelos diferentes..
    2) Oq vc quer dizer com "circuitos".. pré externos? Se o baixo é passivo (ou seja, não tem um pré interno), não precisa de um pré externo... isso vai depender somente de vc.. mas é algo irrelevante para o momento..
    3) Bateria é pra baixo ativo.. e depende do lugar que se compra.. é uma bateria 9v, igual à de controle de carrinhos, brinquedos etc.. vc pode usar a marca que mais lhe agrada ou cabe ao bolso... eu compro por menos que 10$ fácil.. e duracell..
    4) É e não é.. a verdade é que em algum lugar tu tem q ligar ele para estudar ehhehe... eu usava o som de casa mesmo.. só pra treinar e estudar.. as vezes o cubo de guitarra do meu irmão.. depois peguei um belo ampli valvulado emprestado hehehe.. hj.. eu tenho um meu de 30w.. mas é pra isso mesmo, só pra estudo... se qr para tocar com banda e em pequenos eventos/ensaios, tem q ser 100w pra cima... vc vai gastar num ampli de estudo (20w-30w) de 300$ à 500$ dependendo do estado (novo ou usado)..

    Eu recomendo o condor bx-12.. ta na faixa de preço que vc dispõe.. ou um xb25a usado.. já que ampli, é bom vc juntar uma graninha..

    []'s

    kuchenbecker
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    1. Realmente ativo x passivo é questão de gosto, eu particularmente gosto de ativo por questão de equalização e EU acho mais eclético um baixo ativo, como toco muitos estilos diferentes, eu prefiro o ativo mesmo.
    2. Não entendi muito bem a pergunta.
    3. Bateria é muito barato e dura um tempo razoável, não tem que se preocupar.
    4. Eu não tenho e nunca tive cubo, eu tenho um amp mono, horrível, que as vezes ligo numa caixa velha que tenho, mas na maioria das vezes toco com fone de ouvido, só pra estudo mesmo. Na hora de ensaiar com banda, eu toco em estúdio.

    Acho que 500 reais você não compra baixo + cubo decente de jeito nenhum, na verdade acho que nem o baixo você compra com isso, mesmo que seja para inciante, eu tenho um Shelter Topaz 5 Cordas, Ativo. Comprei por uns 700 reais na época, foi meu primeiro baixo, uso até hoje, mas não considero um baixo muito bom..

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kuchenbecker
    No meio de usados encontra sim.. o próprio bx-12 é um baixo de baixo-custo mas ainda é considerável.. melhor q mtos por aí...

    luckystroke
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    gente, apareceu um baixo aí de um amigo meu. Ele disse que foi usado por um mes, mas ele é bom ? Se for, qto voces dariam nele ?

    CONTRA-BAIXO MICHAEL BM675

    ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

    • Contra-Baixo 04 cordas
    • Corpo em Solid Basswood
    • Braço em Hard Maple
    • Escala em Rosewood (BT, SK)
    • Escalas em maple (BK)
    • Tarraxas Cromadas JB Standard
    • 2 Captadores Single Coil
    • Headstock Reestilizado
    • Encordoamento .040
    • Trastes tamanho X-Jumbo
    • Acompanham capa, cabo e chaves de regulagem

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luckystroke
    Não conheço.. quanto ele quer? JB, baixo custo, bom, SX!

    luckystroke
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ele falou em 250, mas eu consigo baixar.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luckystroke
    Eh... se eh oq tem pra hj.. o lance eh vc tocar e ver se gosta neh... vc n vai conseguir mta coisa nessa faixa de preço.. ou se paga uns 500,00 num mais ou menos.. ou, 250,00 em um... michael! Eheh...

    []'s

    luckystroke
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Acho que vou ficar com ele. Se eu aprender o instrumento, gostar mesmo, eu compro um SX mais na frente xD

    Valeu ae \o

    Fabio Warken Luz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    RESPONDI NO TOPICO FIXO SOBRE BAIXO PARA INICIANTES!

    ESPERO TER AJUDADO( OLHA LA)
    CIFRACLUB TEM ALGUM MODERADOR ELIMINANDO TOPICOS MORTOS?
    TEM MUITO TOPICO REPETIDO NA MINHA OPNIÃO. DESDE JA AGRADEÇO

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fabio Warken Luz
    Primeiro olhe o capslock.. segundo, isto é um fórum.. ficar deletando os tópicos (por mais que repetidos) é jogar informação fora... o certo é em vez de sair criando tópico novo, o povo postar nos tópicos já existentes sobre o assunto..

    []'s

    Fabio Warken Luz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    JL_Marcondes

    o certo é em vez de sair criando tópico novo, o povo postar nos tópicos já existentes sobre o assunto..

    Com certeza, Mestre Jedi...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Fabio Warken Luz
    Que a força esteja com vc jovem padawan..

    Fabio Warken Luz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    JL_Marcondes

    É fYoda....kkkk

    Alukcard
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Alukcard
    · votar


    comprei um BM675 e estou esperando ele chegar e achei excelente baixo para iniciante pelo review q o Felipe Marks fez esta na faixa de 550 reais segui link do review

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compra de um baixo para iniciante