a corda arrebentou

    Autor Mensagem
    IronBass
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: IronBass


    bem... como todo iniciante, eu fui fazer m*rda no meu baixo e a corda acabou arrebentando... acho que do mesmo jeito que 90% dos baixistas iniciantes e curiosos arrebentaram... a corda mi estava afinada certinho, mas aí eu quis tipo "dar uma volta" nas notas, apertar até sair um mi bem mais agudo que o original, e o que aconteceu foi óbvio né? PAH, e lá se vai a corda mi.

    bem, eu me virei lá, porque eu acho que tipo, pra você ser um baixista mesmo, você tem que arrebentar a corda pela primeira vez e colocar a corda nova sozinho na primeira vez, sem que ninguém faça por você (sem querer ofender os caras que na primeira vez pediram pra alguem trocar... isso pegou meio mal). Mas enfim... eu peguei um tutorialzinho básico na internet, coloquei a corda nova sem problemas e afinei no mi e NÃO apertei mais.

    mas tem um problema... a corda nova está afinada exatamente igual a corda antiga, mas ela parece que está mais frouxa e esta trasteando bastante... eu acho que isso é normal, mas pode não ser, por isso vou perguntar aqui, isso é normal?

    ah e outra coisa, eu tenho esse baixo há + ou - 3 meses (um condor bx12), e as cordas sol, re e la nunca foram trocadas...então... meu professor me disse que as cordas mais velhas meio que escondem a nota original. A minha dúvida é a seguinte, eu tenho que trocar as outras cordas também ou eu posso viver minha vida tranquilo com uma corda mais nova que as outras?

    Se você aguentou ler até aqui... ok valeu hehehe

    Aguardo respostas galera

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    IronBass
    1 - nao é normal arrebentar corda de baixo não, você podia ter detonado as tarraxas e aumentado e muito o seu prejuízo

    2 - se esta trastejando pode ter empenado o braço, afinal a mínima exerce grande pressão, precisa ajustar a alma do instrumento

    3 - cordas de baixo duram bastante tempo, por isso o ideal seria trocar todas junto, mas 3 meses para baixo, nao deixou nada velho aí nao

    IronBass
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ihhhh então é pior do que eu pensava...

    bem... no caso das tarraxas está tudo normal... não tenho olho profissional pra isso, mas elas parecem estar bem.

    no caso do trastejamento, a corda nova tá igual as outras cordas estavam quando eu tinha acabado de comprar o baixo, elas davam uma trastejadinha, mas depois com o tempo pararam. E se deu problema no braço, as outras cordas tinha que estar trastejando também certo? Elas não estão, então eu acho que não aconteceu nada.

    Mas assim, se quebrou a tarraxa ou o braço, tem concerto? Po, eu to preocupado... não quero perder meu baixo por causa de uma burrice minha

    smarth
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    nao nao calma ai nao vai empenar assim de uma hora pra outra.
    Leva no luthier q ele regulao tensorp ra vc e as cordas param de trastejar.ele vai cobrar em torno de uns 30 a 50 R$.
    e se o trastejamento é leve ent não se preoucupa.

    IronBass
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    no caso do trastejamento, é leve sim, ele só trasteja muito na 10º casa da corda mi (já trastejava lá com a corda antiga tbm), fora isso é muito pouco.

    smarth
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    hm,ok leve para o luthier para ele regular para vc.

    carlcarl
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    a corda nova não teria o diametro maior que a corda que arrebentou?
    se a ponte do baixo tem cavaletes individuais,o desta corda não desceu um pouquinho?
    verifique.
    carl

    IronBass
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    não, a corda nova tem o mesmo comprimento que a antiga, quando eu comprei o meu baixo, o vendedor me indicou também um jogo de cordas reserva, pra caso acontecesse isso, eu ter corda disponível.

    smarth, o problema mesmo é a grana, to liso, mas assim q der eu levo no luthier.

    valeu pela ajuda pessoal

    IronBass
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    comprimento não, diâmeto x_x

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    IronBass
    Vc disse ter seguido um tutorial.. vc cortou a ponta da corda ou vc "enrrolou td".. qndo se "enrrola" a corda toda ela tem a tendência de ficar frouxa.. de qlqr forma.. "fala com seu médico, o pelé falaria"...

    []'s

    Dudurlz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Sobre a durabilidade do encordoamento, o que ta no meu baixo faz mais de 1 ano e meio, e as cordas estão como novas. ;)

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dudurlz
    Eu consegui manter por 3 anos um conjunto da ernieball hehehe.. há um semestre +- eu tinha fervido elas.. daí a sol estorou qndo eu estava arrumando o tensor do bass.. a sorte eh q eu tinha ganhado um conjunto da deanmarkley (que, eu não fui mto com a cara..)

    Salbass
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    IronBass,

    A corda que você colocou é na mesma tensão da antiga (040 , 045, ou 050)?
    Você não chegou a danificar a tarraxa?
    A sua idéia de deixar uma oitava acima pode ter desregulado o seu braço, pois, você empregou uma tensão dobrada sobre o braço do seu baixo, pois vc conseguiu estourar uma mi, que exerce uma pressão altissima em toneladas (não sei o valor correto), então eu recomendo você levar o seu baixo em luthier!

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    IronBass
    um luthier resolve isso sem problemas.

    mas tenha mais bom senso da proxima vez.
    tenho certeza que ate estourar a corda ficou bem duro de girar a tarracha. era nessa hora que voce deveria ter pensado se nao estava fazendo algo errado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a a corda arrebentou