Dicas sobre distorção, captação ativa, etc. Sou novato.

    Autor Mensagem
    reinaldoams
    Veterano
    # jun/12


    Olá pessoal, sou novo no baixo, sinceramente, ainda não o comprei, e essa dúvida quero tirar para comprá-lo. Toco guitarra há muito tempo, então podem usar as nomenclaturas que guitarristas entenderiam.

    A distorção no baixo, é usada? Em bandas de metal, rock em geral, baixo tem distorção assim como guitarra? E se coloca distorção, os baixos colocam com pedal ou com captadores ativos? Eu tenho visto muito sobre baixos com captação ativa, é totalmente necessário? Porque eu pesquisei e achei pouco(provavelmente por incapacidade minha) e vi que se coloca pouca distorção no baixo, então, baixo geralmente não tem distorção e quando tem é apenas a distorção do captador ativo?

    Sou novato pessoal, por favor, me deem dicas em geral sobre baixos e avisos para eu não errar na escolha, já li o tópico fixo sobre escolher o primeiro baixo mas ainda sinto que não sei o suficiente, temo fazer como quando comprei minha guitarra, quando comprei uma memphis strato por ser bem novato e então, depois, tive de comprar outra guitarra e já sabendo mais comprei uma Cort M600.

    Obrigado. (:

    reinaldoams
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    E dicas de amplificadores também. (: Obrigado.

    FCLBass
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: FCLBass
    · votar


    reinaldoams
    A distorção no baixo, é usada?
    Sim

    Em bandas de metal, rock em geral, baixo tem distorção assim como guitarra?
    Sim, mas não tão "sujo" quanto na guitarra.

    E se coloca distorção, os baixos colocam com pedal ou com captadores ativos?
    Não tem nada a ver uma coisa com outra. Para distorção, usa-se pedal ou pedaleira.

    Eu tenho visto muito sobre baixos com captação ativa, é totalmente necessário?
    Não.

    Porque eu pesquisei e achei pouco(provavelmente por incapacidade minha) e vi que se coloca pouca distorção no baixo, então, baixo geralmente não tem distorção e quando tem é apenas a distorção do captador ativo?

    Não existe isso. Não tem nenhuma relação distorção com captação ativa ou passiva. Esqueça isso. Distorção é inserida, como já disse, por pedal ou pedaleira, ou seja, um agente externo.

    reinaldoams
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Amplificadores de baixo tb têm drive tipo amp de guitarra? E quais amps e baixos vocês recomendam? tipo, que eu gaste mais ou menos mil reais no baixo + amp

    brigado pela ajuda FCLBass (:

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    reinaldoams
    Baixo não é uma guitarra de 4 cordas amiguinho.. o mundo da guitarra é uma coisa e do baixo outra coisa..

    Vamos esclarecer algumas coisas:
    - Como o FCLBass disse não há relação entre o tipo de captação e distorção.. procure no fórum a diferença entre baixo ativo e passivo, e não tente encontrar algo que ligue à distorção..
    - Distorção no baixo é só mais um efeito, e vc pode usar ele como bem entender, mas se for olhar para bandas e músicos profissionais vc vai ver que não usado da mesma maneira que nas guitarras.. como eu disse, é só mais um efeito, logo, vc vai poder colocar chorus, wah, etc etc.. existem pedais e pedaleiras para isso.. e, embora vc possa usar os de guitarra (até ampli de guitarra vc pode usar se qzer..) existem os equipamentos próprios para o seu instrumento, logo, esqueça um pouco o mundo da guitarra e seja bem vindo ao mundo dos graves!
    - Amplificadores de baixo geralmente são nada mais que um falante (ou mais) com um painel de equlização (agudo, médio, grave..) e vol.. e claro, assim como nos amplis de guitarra, existem vairos modelos de varias potências etc e tal.. então vc vai ter alguns com equalizador de frequência, etc e tals.. e vc pode tambem fazer aquelas combinações de caixa mais cabeçote, etc e tals.. não me vem nada na cabeça que te ofereça alguns efeitos comos os de guitarra.. vc encontra compressão, e tals.. enfim.. td voltado para o mundo baixo, novamente, esqueça da cultura da guitarra um pouco..

    Pra resumir a sua nova vida.. Não existe receita de bolo, manual ou regra à se seguir.. vc pode fazer oq quiser e tocar o quiser.. Deus te permite isso.. mãs, se vc qr saber oq é mais comum anote as seguintes dicas:
    - Baixo ativo ou passivo?
    Vai depender do seu gosto.. quem curte um som mais limpo, "puro", vintage, vai de passivo.. quem curte algo mais moderno, controle de bandas (grave, agudo..), etc.. vai pros ativos (esta não é a definição de um ou de outro..)..
    - Qual modelo?
    Vc escolhe, oq mais lhe agradar, mas, minha dica é olhar pros bass_heros e procurar modelos que se encaixem no seu estilo, etc e tals..
    - Usar efeitos?
    Vc escolhe tb.. eu n recomendo logo de cara, mas.. se qzer, testa o baixo + o pedal/pedaleira e ampli, e, afinou tocou gostou, segue a vida.. procure sobre oq geralmente "é necessário" (compressão, equalizer, etc e tals) e segue em frente.. gaste seu rico $$ 'tio patinhas'..
    - E o ampli?
    Depende dq vc qr.. no forum tem os mais recomendados para cada situação... só lembrando q, as vezes vc compra um bass da hora, só q um ampli porcaria e daí vc fica frustado qndo usa eles juntos.. então, não recomendo seguir a linha de "vou comprar um super médio bass e essa caixinha de som vagabond's mesmo".. tipo, as vezes vale a pena guardar a grana e mais pra frente investir em algo melhor.. ir estudando com amplificador de fone, ou interface pra pc.. etc e tals..

    Eu acho q é isso.. dai vc faz o seguinte.. vai estudar bastante essas coisas, depois a dúvidas q vc ainda tiver, vc volta e traz pra nois.. e, tenta ser simples.. eu sei q nessa hora haja empolgação mas vai com calma pra n se arrepender depois... e outra.. gosto é algo pessoal.. então sempre tire suas próprias conclusões.. não compre ou faça algo só pq 1 ou 10 pessoas falaram.. aceitar e concordar são coisas diferentes hehehe...

    []'s

    reinaldoams
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nossa, muito obrigado msm JL_Marcondes pela ajuda. xD

    Vo pesquisar e volto aqui dps, mas só mais uma coisa: Sobre baixo de 5 cordas ou 4 cordas, eu toco muito musicas com afinações baixas, acha que é melhor comprar baixo de 5 cordas para essas casos ou eu não deveria me preocupar com isso e ficar com o desconforto de mudar afinação nessas músicas mesmo?

    742617000027
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mudar afinação ñ é desconforto nenhum! e msm sendo baixo de 4,5,7,10,60 cordas,efim vc vai ter que mudar a afinação do msm jeito se vc toca com afinação baixa

    Lu Vox
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Talvez um baixo de 5 cordas te dê mais opções para buscar uma sonoridade mais grave.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    reinaldoams
    Mtas bandas usam afinação mais baixa.. é normal, mas quando se trata de algumas músicas onde utilizam outra afinação, eles utilizam outro instrumento.. enfim, sobre fugir do padrão (B)EADG(c), bem... eu, não sou fã.. enfim.. voltando para ao seu caso.. eu prefiro ter um baixo de 5 cordas.. mas tem que ver o q vc quer também.. se vc usa o baixo inteiro 'dropado em ré' por ex.. é só comprar um de 4 cordas e ser feliz.. enfim.. muitos músicos tem dois baixos nesse caso.. pq realmente ficar afinando e desafinando instrumento não é o mais recomendado (devido a questão de tensão etc e tals)... mãs, como vc está iniciando, minha dica é: ou vc mantém o seu bass em uma afinação só (a afinação que vc mais usar) e aprende a tocar deste jeito as demais musicas "normais" (e mais pra frente, quando puder, pega um segundo e deixa a afinação EADG pra facilitar) ou compra um de 5 para ter um pouco dos dois mundos..

    []'s

    reinaldoams
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: reinaldoams
    · votar


    Eae, voltando aqui, dei umas pesquisadas nos últimos dias e decidi assim:
    -Baixo passivo
    -Modelo, não sei nome dos modelos, mas gostei desses modelos:


    -De 5 cordas
    -Captação Humbucker
    -Amp: Gostaria de um amp com uma distorção boazinha, tocarei basicamente punk, hardcore, metal, metalcore, etc

    Por favor, me dêem dicas de Baixos e Amps xDDD

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Vamos lá:
    O primeiro é um Ibanez SR755.. é um baixo ativo! Possui dois Bartolini MK1-5 (Soapbar/Humbucking), e circuito (Bartolini tb) MK1-3-band EQ (e ainda tem uma chavinha pra mudar a frequência dos médios).. ele deve ta na faixa de uns R$3.000,00 fácil.. se vc achar ehhehe...
    O segundo (tb ativo, hehehe) é um OLP modelo MusicMan (mm2). Ele tem 4 cordas (basta reparar no vídeo). O de 5 cordas é o mm3, embora eu prefira o modelo mm32 (que vem com um par de humbucker modelo MM). Esse bass para mim é uma das melhores réplicas* de musicman.. hj vc já encontra eles tunados geralmente com circuito de 3eq e cap's da seymourduncan (alguns dão up's mais "singelos" heheh de acordo com o bolso, e pq não dizer, gosto!). Deve estar na faixa de uns 1,2k-1,5k.. depende da modificação feita... só fuja dos modelos que são réplica do StingRay Classic (sempre ouvi reclamação destes, e eu tb n curti.. qualidade baixa).

    *O modelo original é o ErnieBall MusicMan StingRay 5.. aqui nessa terra de Enéias(R.I.P.) ele está entre 8k-10k(pra mais).. um novo, um usado vc encontra entre 5k-8k... depende do modelo (quantidade de cap, série, etc)...

    Se vc ta podendo investir estes valores. Vai fundo.. se não se fala que agente dá as alteranativas heheh..

    Sobre ampli, não é mto minha praia.. como eu já disse antes, ampli de baixo geralmente é só controle de eq.. claro que tem uns que tem um ou outro lance de efeito tipo drive tals (mas geralmente os maiores com mais potência e, mais $$).. mas geralmente oq se vê é pessoal usando pedal/pedaleira para os efeitos...

    Qlqr dúvida, estamos aí!

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas sobre distorção, captação ativa, etc. Sou novato.