Comparação contra-baixo até R$ 500,00 (Precision?)

    Autor Mensagem
    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/12


    Gostaria de obter ajuda, sou guitarrista a 10 anos, e resolvi me aventurar no baixo. Tenho uma banda onde fazemos versões Rock/Hardcore/Metal de músicas Pop como Britney Spears, Back Street Boys... Ao estilo Future Idiots. Sempre toquei guitarra, mas como o baixista antigo parou de tocar, resolvi assumir o baixo.

    Meu primeiro passo seria a aquisição de um instrumento, o amplificador por enquanto vou alugar, logo mais a frente pretendo comprar um Staner. Até o momento estava prontamente decidido a comprar um Tagima TP-4 do link que estou informando abaixo. Acontece que quero fazer uma compra sem dúvidas, primeiramente decidi por gosto e por indicações comprar um Precision bass, já que a palhetada vai "comer solta", embora eu tirei isso por conclusão própria em vista dos tópicos que li, e pelo que observo das bandas que são referência.

    Abaixo vou colocar os modelos que encontrei na faixa de preços que posso gastar com essa brincadeira:

    Stringberg:

    Corpo em Basswood
    Braço em maple
    E ainda vem com um captador JB (Minha dúvida é justamente os captadores, está MUITO barato, já que é feito dos mesmos materiais que o Tagima TP-4)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232641881-contra-baixo-strinber g-cab16-passivo-4-cordas-frete-gratis-_JM

    Tagima TP-4

    O cara que está vendendo colocou a descrição errado, no site da Tagima diz que o corpo é basswood.
    Braço - Maple
    Captação - Modelo P de Alnico
    Tarraxas - Cromadas
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224549797-contra-baixo-tagima-p recision-bass-tp-4-capa-inclusa--_JM

    Ibanez GTR70

    Estou colocando esse pelo nome Ibanez, que pelo menos no mundo das guitarras sempre presta:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230282323-contra-baixo-ibanez-g io-gtr70-case-unica-dona-pouco-usado-_JM

    Espero que esse tópico ajude mais gente, se tiverem outra sugestão avisem.

    Abraço!

    rodrigobrovini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    cara.. eu comecei a tocar faz pouco tempo... e segui a orientação do pessoal aqui.. fui numa loja ( Playtech) e experimentei alguns baixos pra ver com qual eu me adaptava e gostava mais.... experimentei Tagima, stringberg e yamaha... acabei ficando com o yamaha rbx170 q não fugia tanto assim do preço e foi o que eu mais me senti confortavel, sem contar que era o mais leve... rs

    mas enfim.. dessa sua lista ai eu ficaria com o tagima, não curti o stringberg e nunca toquei o Ibanez.... mas se ele seguir a linha das guitas (com braço mais finos) parece ser interessante tb.

    Boa sorte ai com a escolha!

    Gaelramone
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bom amigo escolher contra-baixo sempre é complicado, modelos baratos feito em cima do Fender Precision costumam não ser muito confortavel principalmente o braço dele, e também são pesados poís vai mais madeira no corpo pelo formato mais classico, já baixos mais modernos tipo ibanez da vida, tem formatos mais arrendados e por isso usam menos madeira sendo mais level, e costumam ter como molde o braço de jazz bass que é mais fino, tornando mais confortavel

    Mas isso é bom você testar, mas se for de precision va de Tagima, nem pense nesse Strinberg, pois o acabamento e hardware é melhor no tagima

    Mas aconselho você a começar a treinar a tecnica do Pizzicato, é facil de aprender (pegando uma hora por dia em duas semanas vai estar craque), não que eu esteja falando para abandonar a palheta, mas assim você tera mais recursos, e pode optar por qual tecnica usar

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Gaelramone
    rodrigobrovini

    Interessantes opiniões, agradeço os amigos. Sou muito chato com a questão conforto, tenho uma guitarra Godin com a corda quase rente ao braço, e não troco ela por nada. Não sabia desse detalhe, já toquei em alguns baixos que me senti muito desconfortável. Nesse caso então, o clássico e tão bem falado SX:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228482980-contra-baixo-shelter- sx-sjb75-4-cordas-passivo-escudo-branco-_JM

    Seria uma boa opção para esse tipo de som? Eu sei que o ouvido é meu e que tenho que buscar isso, mas não tenho muitas alternativas, onde moro nem loja de instrumentos tem, e as lojas que tem perto não costumam trabalhar com essas marcas, teria que encomendar (sem testar).

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    up :)

    dibass
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tavinho.darr
    Parcêro, já que tu tem banda e já toca mais ativamente vemos outro contexto.
    Todos os Stringbergs que já testei embolam muito no PA. Principalmente os baixos. Por isso eu procuro fugir deles.
    Destes baixos que você mostrou o Tagima é uma boa pedida. Porém ultimamente tenho me decepcionado com os novos Tagimas que tenho encontrado. A empresa tem vendido muito, e por serem fabricados em larga escala a qualidade dos instrumentos tem se defazado, em grande parte.
    Eu particularmente optaria pelo Ibanez. Me parece mais confiável.
    Em todo caso, sugiro que teste os instrumentos e leve o que te agradar mais.
    Abraços

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Obrigado pela ajuda, realmente está difícil, vi um Condor Precision, mas está com preço alto... Estou começando a pensar no SX, pelos outros tópicos que li é excelente, minha dúvida é se vai encaixar no tipo de som.

    dibass
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tavinho.darr
    O SX é um ótimo instrumento. Se puder, leva ele.

    minha dúvida é se vai encaixar no tipo de som.
    não se preocupe com isso. Na dúvida, teste e veja se o som te agrada.

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    O problema é justamente testar rsrs... Mas acho que vai ser esse! Obrigado pela ajuda.

    Blindshaman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    dentre as primeiras opções eu descartaria completamente o Stringberg....

    Tagima, Ibanez e SX são bons, escolha o que vc gostar mais.

    A Tagima tem uma linha "clone" de baixos conhecidos como esse TP-4 (cópia do fender precision), TBM-4/5 (cópia do music man Stingray) e um que não lembro o nome que eh uma cópia do fender JB. Não espere um som semelhante, mas costumam ser bons instrumentos, investindo um pouco para trocar o Jack e o Nut que não são bons eles ficariam melhores até que o SX

    JGBASS
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tavinho.darr

    Procure testar os baixos em alguma loja de musica , ver qual o timbre te agrada mais e qual te deixa mais confortavel .
    As vezes eu posso gostar de um baixo que voce não curte, é muito pessoal
    Boa sorte cm sua compra

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sim, realmente seria o melhor... Quanto aos baixos da SX eu conseguiria encontrar na Multisom da cidade vizinha, mas eis o grande problema: Eles apenas permitem que teste se com certeza for comprar. Ou seja, permitem o teste do tipo: "Vou levar, posso ver se está funcionando?". Tagima por aqui é difícil... Mas agradeço muito as dicas, ajudaram realmente!

    Gaelramone
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tavinho.darr

    Diga o nome dessa cidade onde se encontra essa Multisom para o pessoal evitar de comprar lá, porque comprar instrumento musical sem poder testar isso não existe é que nem comprar tenis sem experimental, ou você compra calça Jeans por exemplo se experimentar, vou comprar um carro mas não posso fazer test drive

    (como dizia padre quevedo) Isso nom ecxiste!!!

    Se for para comprar nessa loja então prefira comprar pela internet, pois ai tu so testa se for comprar, quer dizer voce compra no escuro e só testa para ver se esta funcionando, é quase a mesma coisa que comprar pela internet, e fora que pela net tu acha preços muito mais convidativos o unico problema é esperar alguns dias até chegar o baixo

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Cara se quer algo significativo de precision, compre o Yamaha 170 que é bom.. pois va sentir falta futuramente de um J na ponte... tenho um bx 12 PJ, sou fã do som do Pbass tbm.. e coloquei um captador da Spirit alnico pbass..cara soa como um pbass mesmo! e paguei 40,00 do captador novo.

    Mas entre todas as opiniões eu compraria o Ibanez que vc postou.. mas já foi vendido...rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparação contra-baixo até R$ 500,00 (Precision?)