Como escutar o baixo???

    Autor Mensagem
    NoHow
    Veterano
    # jan/03


    Tipo assim cara o baixo eh um instrumento mais fodinha de se escutar na musica e distinguir da guitarra né???
    vc consegue distinguir bem o baixo???
    tem alguma manha?

    joao balao
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    experimenta ouvir um baixo tocando sozinho, pra conhecer o som que ele produz...
    depois é só prestar atenção na música

    Leandro
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Enfatize os graves e diminua os agudas nos controles de equalização. Ouvir as músicas num sistema com subwoofer mais potente tb ajuda. Vê aí se melhora! =)

    Criminal
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    depois que tu começa a toca baixo e conheçe bem o som do instrumento vc acustuma a distinguir os sons de baixo e guitarra..

    Gui
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    se concentra nos graves e naum nas batidas, fica mais facil

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Quando não consigo ouvir o baixo, sigo a guitarra bade e tento perceber as escalinhas que ele faz entre as bases, mas às vezes é difícil mesmo...

    Dingwall
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    escute muita música, mas não sei qual o estilo que tu escuta com mais frequência se for Rock é mais difícil ouvir porque a maioria dos baixistas só faz a dobra da guitarra e dum dum dum

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    marciobass
    Dingwall

    Vocês estão cientes que esse tópico tem mais de 10 anos né? Nada contra postar em tópicos antigos, mas não esperem que o autor dele responda...hehehe!

    No mais, bem vindos ao fórum!

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    Qual a sua técnica para tirar o baixo de ouvido nas músicas?

    makumbator
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    marciobass

    Várias:

    A principal consiste em usar programas como Transcribe! Ele me permite usar várias curvas de equalização para ouvir melhor o instrumento e de eliminação de material mais nos lados do espectro sonoro de um arquivo (preservando mais a informação no centro, aonde boa parte do baixo está).

    Outra técnica muito eficaz é subir a música 1 oitava acima, com isso boa parte dos outros instrumentos vai para o agudíssimo (o que ajuda a limpar o som) e fica mais fácil ouvir o baixo que se move para uma região de médio grave e médio (aí basta transpor oitava abaixo o que a pessoa for ouvindo para ficar correto no final). Essa técnica é ótima para conseguir separar a articulação do baixo com o bumbo da bateria, que podem se confundir em determinados casos na oitava normal e dificultar a transcrição.

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    Essa técnica é ótima para conseguir separar a articulação do baixo com o bumbo da bateria, que podem se confundir em determinados casos na oitava normal e dificultar a transcrição.

    Realmente o bumbo atrapalha... A minha técnica é mais simples: eu fecho os olhos e me concentro no som do baixo, depois tento repetir e comparo. Às vezes tem que usar um pouco da intuição, hehe! Mas também uso a lógica de que se não estou conseguindo identificar o baixo é porque naquele ponto ele está igual a guitarra base, daí sigo a base.

    A principal consiste em usar programas como Transcribe!
    Outra técnica muito eficaz é subir a música 1 oitava acima

    Isso você faz usando programas específicos de computador? Você toca o mp3 neles, escuta e tira no baixo, é isso? Onde consigo esses programinhas?

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    marciobass
    Isso você faz usando programas específicos de computador? Você toca o mp3 neles, escuta e tira no baixo, é isso?

    Sim. Neles dá para mudar a velocidade, afinação, tonalidade, fazer loops (ficar repetindo partes para praticar ou transcrever...)

    Onde consigo esses programinhas?

    O meu é original mesmo. 39 dólares:

    http://www.seventhstring.com/index.html

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Vou dar uma procurada!

    dibass
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Como escutar o baixo???

    Pare, eu escuto o baixo até no alto-falante do meu celular!

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    dibass
    Eu também, mas daí tirar o baixo de ouvido nas músicas já é outra história...

    juanlmendes
    Membro
    # mar/14
    · votar


    marciobass
    Faz quanto tempo que voce toca baixo ?

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    juanlmendes
    Cara, uns 15 anos, porque?

    GUITAR PLAYER BR
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Se vc, Empurrar o Fone de ouvido um pouco, (vamos trabalhar o bom sendo n vai estourar o Fone) vc consegue ouvir as linhas de baixo bem constante, tipo acdc e Metallica a fácil identificar, dessa maneira, deixando o áudio estéreo, e usar somente a saída do baixo tbm ajuda

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    WTF? Fumou um baseado fera?

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    GUITAR PLAYER BR
    Einh?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como escutar o baixo???