Guitarra usada como baixo ?

    Autor Mensagem
    betinho2020
    Veterano
    # mar/12


    Bem, eu to começando a tocar contrabaixo, porém ainda não tenho um, mas tenho uma guitarra e a afinei em B E A D G e estou usando ela como um baixo de 5c, o que eu queria saber é se isso pode prejudicar a guitarra de alguma forma, o que vcs tem a me dizer ?? um abraço

    Buja
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Buja
    · votar


    betinho2020
    Cara, eu toco guitarra e baixo e sinceramente, achei bem estranho está afinacao na guitarra. A guitarra ta afinada em B? Sao cordas de que calibre? 0.11, 0.12?

    Eu digo isso porque, se quer aprender um pouquinho de baixo, porque nao usa a afinacao comum, E, A, D, G, sem desafinar em nada a guitarra? As 4 cordas mais graves já sao a afinacao do baixo de 4 cordas comum, so que uma oitava acima. Vc ainda pode aumentar meio tom na B pra ficar um C, assim mais parecido com um baixo de 5c afinado em EADGC. Pra ficar um pouquinho mais parecido com o baixo, voce pode plugar um guitar rig e arranjar um plugin de pitch, alterando assim a afinacao uma oitava abaixo. Fica "de certa forma" semelhante a um baixo, mas a tocabilidade com certeza é muito diferente. Mas afinar o bordao em B pode deixar as cordas muito relaxadas e o tensor da guitarra tem que ser novamente regulado. Sem falar no trastejamento, enfim, achei a ideia estranha.

    betinho2020
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: betinho2020
    · votar


    sim a guitarra ta afinada em B, eu toco e nao trasteia, ate fica legal o som nao sai estranho, mas é apenas quebra galho, quando ao calibre da corda eu nao sei qual é, nunca reparei nisso, mas sao iguais as originais que vieram na guitarra, ela é uma Menphis mg22, bem basica mesmo.
    muito obrigado pela ajuda ai amigo, vou seguir tua dica, essa era a duvida que eu tinha, nos ultimos tres meses eu ando fascinado com baixo, e decidi que é isso que quero tocar, então, enquanto o meu nao chega vou improvisando aqui " Quem não tem colírio usa oculos escuros" rs

    Buja
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Buja
    · votar


    betinho2020
    " Quem não tem colírio usa oculos escuros" rs
    hehehe

    Minha frase do perfil tambem é uma frase do mestre raulzito!

    Cara, afine normal porque essas guitarras nao aguentam facil assim uma afinacao em B sem regular o tensor e aumentar o calibre das cordas. Uma semana nesta afinacao ja é suficiente pra quando voce afinar normal de novo ela ja voltar ultra trastejante. Mantenha a guitarra sempre afinadinha pra nao ocorrer problemas no braço.


    Eu tambem toquei um violao muito tempo como baixo, e confesso, aprendi muito de ouvir os graves tocando violao em forma de pizzicato hehe.
    Faça o seguinte, baixe agora um plugin, que seja do guitar rig ou do amplitube que permita mudar a afinacao. O guitar rig mesmo tem um, que se chama algo com "pitch switch". Muda a afinacao para 1 oitava abaixo. Vai ficar algo que lembre baixo e voce vai gostar, garanto.

    O Bog do forum de guitarra, fez isso com as musicas deles, e até que final bacana. Logico que ele usou um Roland GR-alguma-coisa, coisa de 3000 reais, mas o resultado é parecido usando o pitch modifier de algum plugin. Pesquisa ai e tente, é bem melhor que mudar a afinacao da stratinha!

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Mas o gr é bem diferente, cara corda é modulada individualmente, muito bom !

    Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Alex guitar man
    Com certeza, super diferente, o captador é hexafonico e tudo. Mas no caso, o GR tem como pegar cada uma dessas cordas e mudar a afinacao dela via pedaleira. É o mesmo de fazer com todas as cordas ao mesmo tempo. Logico, o resultado é diferente, mas é mais facil ele fazer isso com o Guitar Rig do que desafinar a guitarra dois tons e meio e ainda nao sair legal.

    betinho2020
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Buja
    bem interessante isso. eu ja to com a afinação normal de novo, não tive nenhum problema,( ufaa). enfim, eu vou procurar pelo que vc indicou, fiquei curioso agora, acho que vale a pena. vlw brother

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Isso me da vontada de pegar uma variax, mas ele nao faz meu estilo, se tivece corpo de strado ou superstrado....

    Buja
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    betinho2020

    bem interessante isso. eu ja to com a afinação normal de novo, não tive nenhum problema,( ufaa).
    hehehe

    Eu ja tive problemas, inclusive ainda estou tendo. 1 mes atras mudei a afinacao de uma guitarra para Eb e ainda dropei 1 tom abaixo disso pra tocar All Apologies do Nirvana.

    Toquei o cover, fiquei feliz, beleza, e guardei a guitarra e deixei uma semana afinada desse jeito. Um belo dia resolvi afinar normal - EADGBE - e surpresa. Trastejava até nao aguentar mais. As cordas sao novas e ela tava reguladinha. Nao mexi nem um decimo de milimetro na ponte. O que seria?
    O braço encurvou, logico, porque as cordas ficaram mas bambas, perderam tensao e a madeira cedeu, nessa uma semana afinada desse jeito. Pra nao avacalhar mais ainda, voltei a afinacao ao normal e toco com ela quase todo dia, mesmo trastejando e afino ela de 10 em 10 minutos, afino pra tocar, afino pra guardar, afino sempre que lembro, e o braço pouco a pouco está voltando ao normal, trastejando menos.

    Entao cara, mudou a afinacao, é coisa temporaria mesmo, se ficar assim um tempo, o braço curva mesmo e tem que mexer no tensor, e ai voce sabe né, mexeu errado, ferrou com a guitarra.

    Entao, vai de plugin mesmo cara, pitch changer, pitch switch, pitch modifier, sei lá, é uma coisa desse tipo, vai ficar bem mais parecido com um baixo e vai ficar legal e saudavel pra guitarra.


    E nao deixe de arrumar um baixo na primeira oportunidade que tiver hein. Nao vai se arrepender de entrar no mundo dos graves!

    betinho2020
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Buja
    boa sorte com a tua guitarra ai, deixe comigo, a minha guitarra nao tem as cordas baixas, sao um pouco mais altas que o comum mas nada exagerado acho q isso pode ter influenciado um pouco, quanto ao baixo ja ta tudo encaminhado logo logo eu terei o meu em mãos, enquanto isso eu espero ansioso ja me apaixonei pelo som, eu quero isso pra mim.
    minha musica é minha vida, quanto mais som melhor!

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    betinho2020
    o que eu queria saber é se isso pode prejudicar a guitarra de alguma forma, o que vcs tem a me dizer ??
    pode

    fazer a guitarra aguentar mais tensao do que o normal pode empenar ela.
    o ideal seria regular ela pra essa afinação.
    mas uma guitarra nunca vai chegar perto da afinação de um baixo, isso dai que voce ta fazendo é mais estilo "guitarra baritono"

    betinho2020
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    kiki a minha intençao quando fiz isso foi saber como seria mais ou menos um baixo 5c, eu sou ciente de que a guitarra nao ee capaz de ficar semelhante assim, era apenas um quebra galho, usei ela pouco tempo assim, felizmente nao tive problemas com o braço rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra usada como baixo ?