Autor |
Mensagem |
Marcus7cordas Veterano |
# fev/12
Amigos, preciso da orientação de vocês, por favor...
Eu me chamo Marcus Vinicius, moro no Grajaú (RJ) e toco violão de 7 cordas há alguns anos; por ser bancário, não me dedico integralmente à música embora tenha feito parte de um grupo de choro e samba. Porém, é frequente encontrar - nos muitos locais que toco - um som de qualidade duvidosa, o que não me permite escutar, sequer, meu próprio instrumento. Isso, por si só, me desmotiva bastante, uma vez que, estudar aquela frase ou passagem, de nada adiantará. Além disso, encontro outro problema recorrente: A falta de educação dos "percussionistas" ! É notável o desejo ardente que os "percussionistas" têm de dar porrada nos seus instrumentos...
Outra coisa que me incomoda, é o fato de eu preparar uma harmonia bacana e na hora "J" os outros músicos não fazem aquilo que ensaiamos. Por conta desses e de outros motivos ( horário do trabalho, fotografia, dores nos dedos, etc), não toco há mais de um ano...porém, como a música é inevitável na minha vida, estou pensando em por em prática algo que me instiga há bastante tempo: - Aprender a tocar baixo-elétrico !!
Como nunca toquei contra-baixo na minha vida, gostaria de escutá-los: 1. Primeiro, será que o meu raciocínio está errado em trocar de instrumento? 2. Se eu resolver comprar um baixo, de quantas cordas seria o ideal, considerando que minha preferência, dentro da música, é samba e choro? 3. Como tenho uma "pegada" meio forte no violão (o que me proporciona algumas dores, principalmente depois das rodas), seria melhor optar por um contra-baixo macio, de ação baixa?
4. Tenho o hábito de fazer baixaria utilizando dedeira de aço no polegar, e, considerando que a técnica de execução do baixo ( da mão direita ), utiliza, principalmente, os dedos indicador e médio, pergunto: - Vou estranhar essa mudança ou posso tocá-lo, também, com o polegar? 5. Vocês recomendariam algum modelo/marca ?
Como vocês podem observar, dúvidas não faltam... ...e, quaisquer dicas serão muito bem-vindas !!
Um abraço a todos!!
|
Buja Veterano |
# fev/12 · Editado por: Buja
· votar
Marcus7cordas Antes de mais nada....é inteligente da sua parte nao desistir da musica so por causa dos outros. Claro, desmotiva bastante, mas se nao pode tocar bem com os outros, toque sozinho e deixe os outros na sua humilde mente fechada para musica.
1. Primeiro, será que o meu raciocínio está errado em trocar de instrumento? Claro que nao. Acho até que o leque vai abrir mais e voce pode se encantar com a musica novamente. Aprender coisas novas sempre é muito intrigante, interessante e enpolgante. Alem do que, tocar baixo é muito bom.
2. Se eu resolver comprar um baixo, de quantas cordas seria o ideal, considerando que minha preferência, dentro da música, é samba e choro? Se gosta de samba e choro, ja digo que seria bom se interessar pelo de 6 cordas. Claro, 4 e 5 cordas sao otimos, mas vejo que a maioria que toca esses estilos mais virtuosos(leia-se chorinho) por exemplo, estao nos 6 cordas.
3. Como tenho uma "pegada" meio forte no violão (o que me proporciona algumas dores, principalmente depois das rodas), seria melhor optar por um contra-baixo macio, de ação baixa? O baixo mais macio, de acao baixa, será mais confortavel e com certeza é mais aconselhavel em qualquer instrumento. Porem, cordas muito baixas causa trastejamento, principalmente nos bordoes de 6 cordas. O bom mesmo é uma boa regulagem de luthier segundo suas necessidades. Ai fica perfeito. E sobre as dores, fique sossegado: tocar guitarra me causa muito mais dores que tocar baixo e meu baixo tem a acao das cordas bem alta, a escala bem larga e o espacamento das cordas bem amplo.
4. Tenho o hábito de fazer baixaria utilizando dedeira de aço no polegar, e, considerando que a técnica de execução do baixo ( da mão direita ), utiliza, principalmente, os dedos indicador e médio, pergunto: - Vou estranhar essa mudança ou posso tocá-lo, também, com o polegar? Claro que pode tocar tambem com o polegar. Tem horas que é até mais facil e é bom que se acostuma com os slaps. Mas nao deixe de se dedicar tambem a um pizzicato bem feito. Tem o seu lugar! Vou ser sincero: estranhar um pouquinho com o pizzicato voce vai, assim como a distancia das cordas, a afinacao e tudo mais. Afinal, é um instrumento diferente. É pra estranhar no principio mesmo!
5. Vocês recomendariam algum modelo/marca ? Ai cara, depende muito de quanto $$$$$ voce pretende investir. Mas ja adianto: pense antes no amplificador do que no baixo. É mais importante ter um bom amplificador, com potencia, do que um baixo caro $$$ e amp ruim. Pense antes em qual amplificador adquirir hein, mesmo que seja bem mais caro que o baixo.
Pra finalizar, parabens pela escolha, e espero que tenha sucesso nessa nova trilha de som. Dedique bastante e voce vai ver que é muito bom tocar baixo. Minha frase é: "Tem horas em que tudo que voce precisa é de um contra-baixo nas maos!".
Ahhh, e tambem, parabens pelo texto suscinto e bem feito. É rarissimo um cara no seu primeiro topico por aqui, criar um texto bem feito, legivel e seguindo as regras do forum. É disso que eu gosto!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/12
· votar
Marcus7cordas Cara, respondendo às suas perguntas: 1) Trocar de instrumento só lhe abrirá novas perspectivas. 2) Para o samba o ideal é o baixo de 5 cordas, embora grandes mestres como Luizão Maia, tocavam com o de 4 cordas. É apenas uma questão de harmonização. 3) Isso não existe. O que existe é vc, assim que comprar seu instrumento levá-lo à um luthier para adequá-lo à sua forma de tocar. Sou baixista (e luthier) e toco com ação baixa, pois minhas mãos são pequenas. Atente para o fato de que a "pegada" no violão é totalmente diferente no baixo. 4) Os 1ºs baixos elétricos (Fender P-Bass 1951), possuíam uma peça, o "thumb-rest" no qual apoiava-se a mão para se tocar com o polegar posto que buscava-se "emular" a sonoridade do acústico. Só depois é que a técnica de execução do elétrico "evoluiu" para o "pzzicatto" e outras (como o "slap"). 5 Concordo integralmente com o Buja nesse tópico. O baixo precisa de um amplificador potente e de alta projeção sonora para ser ouvido (posto que o ouvido humano "capta" mal baixas frequencias). Quanto a modelos, sugiro um Condor como esse, que é básico e mui efetivo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217955159-condor-jazz-bass-cjb2 5-_JM Seja bem-vendo ao mundo dos graves! Abç
|
Marcus7cordas Veterano |
# fev/12 · Editado por: Marcus7cordas
· votar
Buja e Maurício, muito grato pela participação e elucidação!
Sinceramente, ficou feliz de saber que dois músicos como vocês tenham concordado com o meu raciocío...
Por conta do problema de não me escutar, acabei por comprar ( e não estrear) uma caixa CUBE 30 BASS, da Roland; ela poderá ser utilizada??
Se eu - de fato - me entusiasmar com a idéia de aprender contrabaixo, posso pensar em vender alguns violões de 7 cordas (tenho 4) e investir em algo que valha a pena.
Quanto ao Luizão... ...Bem, se existisse um baixo de meia corda, acredito que tocaria bem do mesmo jeito... No meu caso, nem uma harpa ajudaria...
Abração e obrigado de novo!
Marcus
|
Buja Veterano |
# fev/12 · Editado por: Buja
· votar
Mauricio Luiz Bertola Valeu por esclarecer duvidas minhas tambem...como baixo de 5 cordas para samba e a evolucao do pizzicato Se nao for perguntar d+....poderia me falar pelo amor de deus pra que serve essa protecao em cima do captador que voce coloca no seu baixo?
Marcus7cordas Cara...ao meu ver voce deve ficar com ele... É um bom cubo...da roland e serve pelo menos pra ensaiar em casa....tem um falante de 10pol e apesar de nao abundar em graves, com certeza servirá pra estudar em casa
Agora para ensaiar com o pessoal e shows, menos de 100w e um falante de 12pol nao adianta....se bem que no seu caso nao tem uma bateria comendo solta atras de voce....entao nao precisa de muita potencia....digamos assim, mas precisa de um falante grande.....por exemplo 2x12 ou até 1x15, por causa da faixa de frequencia que os falantes atingem. Como o bertola disse, as frequencias graves, de 20hz-30hz até uns 400hz, precisam de falantes amplos que serem bem reproduzimos e escutarmos bem, senao fica um som murcho, morto, sem definicao e potencia. Mas pra frente com as coisas dando certo é necessario sim, adiquirir um amp com falante maior. Agora se ele está novinho, pode pensar na possibilidade de troca-lo, mas eu mesmo, Buja ficaria com ele pra me salvar na hora H.
edit: ahhh a proposito...a titulo de curiosidade mesmo, nao comercializacao: que tipod e violao é esse de 7 cordas? Com uma corda grave a mais ou uma Bzinha, digamos assim? É de luthier, ou se acha a venda nas lojas? E assim, se nao foi proibido e logico, se voce quiser falar(voce nao é obrigado a falar isso na internet), EM MEDIA, quanto vale um violao desses?
|
rodsom Veterano |
# fev/12
· votar
Buja o violao de 7 cordas tem um Bzao a mais, igual no baixo de 5 cordas. acha se em lojas.
Marcus7cordas sou doido com violoes de 7 cordas, pena que nunca tive dim dim pra comprar um.
|
makumbator Moderador
|
# fev/12
· votar
rodsom o violao de 7 cordas tem um Bzao a mais, igual no baixo de 5 cordas. acha se em lojas.
Muitos usam outras afinações também. No choro é até mais comum afinar ela em dó do que em si. Além disso também é comum usar a corda extra em lá.
sou doido com violoes de 7 cordas, pena que nunca tive dim dim pra comprar um.
Também acho bem legal!
Marcus7cordas
Assino embaixo o que o Buja e o Mauricio Luiz Bertola colocaram. Com estudo e tempo vc se adapta ao baixo, e sem precisar esquecer o 7 cordas.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/12
· votar
Buja Aquilo (o "capt cover" ou "abafador") serve para protejer o capt do suor e, dizem alguns, realça certas frequencias. Ademais, é excelente apoio e estéticamente fica bonito. Abç
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/12
· votar
Marcus7cordas acabei por comprar ( e não estrear) uma caixa CUBE 30 BASS Esse amp tem boa qualidade e um falante de 10pol. E será ótimo para estudar ou tocar em uma "gig" mais "calma". Mas, num palco maior e com vários percussionistas ele será insuficiente. Abç
|
Marcus7cordas Veterano |
# mar/12 · Editado por: Marcus7cordas
· votar
Rapaziada, obrigado mais uma vez pela ajuda!
Buja, já explicaram direitinho como o violão de 7 cordas "funciona"... de fato, a afinação utilizada na sétima corda sempre foi DÓ; de uns tempos pra cá começaram a afinar a sétima em SI, o que é muito mais inteligente, porque além de você ganhar mais uma nota, estaria afinando em quartas. E ao contrário do que alguns pensam sobre as possibilidades do violão de 7 cordas, ele só tem (se afinado em DÓ), mais quatro notas, somente; se for afinado em SI, mais cinco. O que diferencia, notalvelmente, o violão de 7 cordas do violão de 6 cordas, é a linguagem... Um violão de inserções, floreios e, sobretudo, contra-pontos, valorizando a baixaria...Um sonho, qdo bem tocado.
Um abração e grato por tudo!
|
smarth Veterano |
# mar/12
· votar
Ai cara, depende muito de quanto $$$$$ voce pretende investir. Mas ja adianto: pense antes no amplificador do que no baixo. É mais importante ter um bom amplificador, com potencia, do que um baixo caro $$$ e amp ruim. Pense antes em qual amplificador adquirir hein, mesmo que seja bem mais caro que o baixo. KKKKKKK,isso me lembra uma coisa,meu amigo comprou um baixo de 4 cordas passivos e pagou 250 e comprou um amplif. de 500 R$ kkkk
|
flavio guitar Veterano |
# mar/12
· votar
Marcus7cordas
Cara, o baixo que você vai escolher depende basicamente de 2 coisas: 1º Estilo de Musica ( Claro que com qualquer baixo se toca todos estilos ) porém ainda acho que alguns se encaixam e se adaptam melhor a determinados tipo de musica
2º Quanto pretende investir
Eu no teu caso escolheria um Fender Squier Vintage MOdified que é a linha TOP da Fender Squier junto com a série Classic Vibe ... Este baixo é de 4 cordas, com qualidade muito boa nas madeiras e construção e você acha ele ai por volta de R$ 1.550,00 ...
È minha indicação pra ti ... um produto com qualidade muito boa mesmo, e com um preço bem acessível ...
Abraços
|
Marcus7cordas Veterano |
# abr/12
· votar
Rapaziada, muito grato pela ajuda...Vocês são DEZ !! Experimentei o baixo de um amigo e, adivinhem???? - Foi uma tragédia....
Mas, não pretendo desistir; tenho uma Roland CUBE 30 BASS e vou comprar um baixo. Porém, quanto mais eu leio, mais perdido fico!! Estou disposto a gastar com o baixo, em torno de uns R$ 1.400,00, aproximadamente. Então, peço a orientação dos amigos nesse sentido: - Minha praia é mais samba; - O baixo deve ter 5 cordas.
Quaisquer outras dicas, serão muito bem-vindas!!!!!
Um grave abraço!!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227624993-condor-jazz-bass-cjb2 5-cores-_JM Compre esse aí acima. E leve-o a um luthier para a regulagem geral inicial assim que chegar. Abçs
|
Marcus7cordas Veterano |
# abr/12
· votar
Rapaziada, me ajudem... Tenho um parceiro que me apresentou duas propostas:
Cort Mod. B5 R$ 1.675,00 ou
Yamanha Mod. RBX 375 R$ 1.440,00
Qual deles seria uma boa opção??
Abração!!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/12
· votar
Marcus7cordas O Cort. Abç
|
vinibassplayer Veterano |
# abr/12
· votar
Pessoalmente pegaria o yamaha. Acho um modelo mais bonito e com um som bem versátil. Gostei mais do timbre dele e ta com um bom preço. Mas é so minha opinião!kkk vai no timbre q mais se encaixa no seu ouvido... Flw
|