Qual os melhores exercícios que vocês já fixeram quando iniciantes?

    Autor Mensagem
    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # dez/11


    Bem... a pergunta pode ajudar muitos, depois posto a que eu mais faço...

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Escalas... Desenhos de escalas... Na época era isso que eu queria

    Buja
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    slap com o baixo desplugado, nao tem nada memlhor pra aprender a slapar do que botar o baixao no ombro e sair andando pra cima e pra baixo slapar o dia todo, até dar bolha de sangue. Esse é um bom exercicio!!!!

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    _-_-_-_-_-_-_-_- e assim sucessivamente subindo e descendo as escalas....

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    eu ia por a tab dos que eu faço mas não sei muito bem então nem fiz, rsrs

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    dedo 1 na primeira casa da corda mi, dedo 2 na segunda casa da corda la, dedo 3 na terceira casa da corda mi, quarto dedo na quarta casa da corda la, assim sucessivamente no braço todo _-_-

    FCLBass
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Dois estudos que inclusive ensino aos meus alunos:
    1 - Estudo de intervalor dos campos harmônicos maior e menor que consiste em determinar os saltos (intervalos) de uma determinada nota para sua segunda, terga, quarta, etc... Ajuda muito a flexibilidade dos dedos e familiarizar com os saltos. Prepara os ouvidos.
    2 - Progressão de arpejo. Consiste na emenda dos arpejos, criando shapes maiores e menores (utilizando os campos harmônicos) muito interessantes para aplicações em futuros fraseados.

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    G---------------------------2-------4------------------------
    D------2-----4-----------------------------------------------
    A----------------------1--------3----------------------------
    E---1-----3--------------------------------------------------

    Agora sim postei, rsrsrs, lembrando que o exercícios que faço é em todo o braço ....


    dedo 1 na primeira casa da corda mi, dedo 2 na segunda casa da corda la, dedo 3 na terceira casa da corda mi, quarto dedo na quarta casa da corda la, assim sucessivamente no braço todo _-_-


    ooo isso que eu ia falar... hahaha boa... nem tinha visto a sua mensagem que fala isto.. mas esta bem
    desta vez você postou primeiro que oque iriamos falar...

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Agora sim postei, rsrsrs, lembrando que o exercícios que faço é em todo o braço ....

    não se esqueça de deixar os dedos sempre retos e alinhados :-)

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    slap com o baixo desplugado, nao tem nada memlhor pra aprender a slapar do que botar o baixao no ombro e sair andando pra cima e pra baixo slapar o dia todo, até dar bolha de sangue. Esse é um bom exercicio!!!!


    É mesmo, eu tbm tava fazendo isso!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu não acho que houve melhor exercício.. mas sim uma rotina, assim como em uma academia, eu defini alguns grupos de exercícios para mão esquerda, direita (e suas técnicas), escala, e teoria musical também... cada dia da semana fazia uns 2-3 grupos... e, sempre deixava para desaquecer com exercícios livres.. (tipo, fazendo groove, tirando/tocando parte de alguma música..) essa foi a melhor coisa que eu fiz.. engraçado que eu condicionei meu cerebro de uma maneira que hoje, depois de ter ficado 1 ano parado, eu tipo.. "mando" meu corpo fazer uma coisa e ele não responde uahsuhsa.. é estranho demais! Mas isso ta acabando pois estou voltando à "me exercitar"...

    Dé Ribeiro Bass
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    um bom exercício cromático ajuda muito! :)

    mt999
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Dé Ribeiro Bass
    um bom exercício cromático ajuda muito! :)

    Concordo! Isso ajudou a melhorar tanto na velocidade, facilidade na hora de tocar etc... é um exercício que não pode faltar da lista!

    Eu recomendo um exercício, mas não para treinar apenas a mão esquerda(no caso a mão onde segura no braço do baixo) , mas o principal é o treinamento da mão direita.

    Seria praticar os 3 dedos (maioria toca usando apenas 2 dedos)

    Utilizando o dedo indicador, médio(eu acho), e anelar

    utilizando os 3 dedos fica mais facil de fazer gallops(aquele jeito que o Steve Harris do Iron Maiden toca..), cansa menos , pra tocar algo mais rápido fica mais fácil e dá pra fazer vários truques legais

    uma das sequências básicas seria...

    a-m-i-m-a-m-i-m-a
    3-2-1-2-3-2-1-2-3

    faça uma escala maior com esse treinamento de 3 dedos.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu já estudei bastante o Pizzicato com 3 e 4 dedos (metaaaaal hehe), mas hj eu tenho tentado adiquirir a habilidade de Steve Harris, Dave LaRue, entre outros, de tocar na velocidade que eles tocam com apenas 2 dedos...

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu prefiro tocar com 2 dedos, com 3 ou 4 eu acho que eu faço mais devagar, não tenho técnica com 3 ou 4 dedos né...

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Oi gente. tem tempo que não entro. Mas acho que devem existir boas formas de estudar.
    Eu sempre gostei de praticar com um metrônomo marcando 70bpm.
    Focava compasso quaternário e todo movimento eu fazia - faço até hoje para treino - com semínimas na mão direita, depois colcheias, depois semicolcheias.
    Quando no modo mais rápido entro em zona de conforto, aumento o beat um pouco, e assim por diante. Isso pra treinar velocidade do toque da mão direita. Sempre dobrando os toques POR CADA NOTA do modelo de escala.

    Quando quero trabalhar velocidade da mão esquerda, uso a mesma técinca, só que ao invés de dobrar os toques nos dedos da mão direita, troco AS NOTAS do modelo da mão esquerda.

    Finalmente, em uma terceira etapa e quero trabalhar equilíbrio entre as duas, faço as duas coisas junto.

    Inicialmente com 70bpm, chegando até uns 90. Parece pouco mas não é, se pensar em precisão.
    Acima disso, começo a exercitar com palheta.
    Espero ter ajudado. Abraços.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Felipe do ContBaix
    Mas eu não me refiro à dificuldades em executar o pizzicato com 3 ou 4 dedos.. Se estuda/aprende para destreza e também pq é o melhor na questão de esforço, mas timbristicamente falando, o pizzicato de 2 dedos é melhor e deixa o som das notas mais definidos... então eu estou falando aqui em tocar com 2 como se tive com 4, ehhh.. deu pra entender?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual os melhores exercícios que vocês já fixeram quando iniciantes?