Review de distorções para contrabaixo

    Autor Mensagem
    louis
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: louis


    Não sabia direito onde pôr esse tópico, pq ele é sobre pedais, mas não vai ter muito ibope no fórum de pedais.
    Vou relatar a minha experiência com pedais de drive pra contrabaixo.

    Boss Bass Overdrive ODB-3
    Na verdade é um fuzz disfarçado de overdrive. Tem um som bem próprio com personalidade, que não muda tanto, mesmo alterando os vários parâmetros que ele tem.
    Controles: Volume, ganho, graves, agudos e mix (recurso que é sempre interessante em pedais para contrabaixo)
    Basicamente, vai de um som menos sujo ate mais sujo, mas o timbre em si não muda.
    Fica mais legal quando usado junto com palheta e thumbing ( = slap com o polegar).
    Acho que ele combina mais com linhas de punk, hardcore e metal.

    http://www.youtube.com/watch?v=m7rZWOvG7jA

    Digitech Bass Driver
    É um pedal de distorção mais pesada, mas é mais versátil que o ODB-3. Tem punch, sem necessariamente ser muito sujo. Ele te dá sons bem diferentes dependendo da regulagem.
    Controles: volume, tone, blend ( = mix) e morph ( que é como se fosse o ganho). Não tem controles separados de grave e agudo, mas isso pode ser contornado equilibrando o blend com o tone. Esse "morph" controla a freqüência de atuação da distorção, resumindo: ele mais fechado tem um som voltado pra tube screamer, mas aberto ele tem um som mais pra fuzz.
    Combina com as linhas de baixo do Chris Wolstenhome do Muse, com o Tim Commeford e com Cliff Burton.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=K0XrEo_VIGI

    Sansamp Bass Driver D.I.
    Esse é verdadeiramente um pedal de overdrive. Tem um som cristalino lindo.
    É um pedal muito intuitivo ao toque, respondendo de formas diferentes à palheta, ao pizzicato e ao slap. Você tbm consegue sons pesados com ele, se aproximando a um fuzz (lógico que não chega num Big Muff, mas engana)
    Controles: volume, blend, agudos, graves, drive e presence. Tbm tem a saída XLR balanceada e pode ser usado como direct box, com controles de ground lift e phantom Power.
    O som do pedal por si só já é demais e acho que o presence é o grande segredo do tempero dele. Se fosse mudar alguma coisa nele, só acrescentaria um controle de médio e ai sim acho que não precisaria mudar nada.
    *já testei clone handmade que passou beeem longe do timbre do original.
    *o BDI tenta copiar o timbre até lembra ele um pouco, só que o original tem som como de válvulas e a copia tem som de transistor.

    http://www.youtube.com/watch?v=9Qi-UQ4jvAs&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=D_56iFr402U&feature=related

    Ibanez Tube Screamer TS9
    É um pedal pra guitarra, mas achei bem legal no baixo.
    O som cheio de médios dá mais ronco á voz do baixo. Porém, ele come os graves e deixa um som sem potencia, sem punch. Ele precisaria sim de um controle de graves pra funcionar bem com o baixo.
    Recentemente, vi que a Ibanez ia lançar uma versão com controle blend. Esse sim pode ser bem interessante, agora o negocio é testar e ouvir.

    Distorções de pedaleiras, usei de modelos medianos como a antiga Zoom BFX 708 e Bass v-amp e achei bem artificiais. A v amp é bem mais convincente, mas preferi os pedaizinhos.

    Quem tiver mais experiências contribui ai!
    Mas vamo tentar fazer reviews mais bem feitos, informativos, ao invés de simples comentários soltos.
    Um abraço

    Musk_aru
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu gosto mais daqueles overdrives que tem um som mais pesado menos parecido com o de guitarra igual Rodrigo Tavares usa , acho que o boss consegue dar um som assim parecido. E o que voce acha do Overdrive da Behringer e da Groovin?

    Osvaldojr
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eu quero um sansamp ou o tonebone da aguilar acho, me corrijam...

    louis
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: louis
    · votar


    Musk_aru
    Esse behringer BOD 400 e o groovin BOD sao copias do boss ob-3.
    Nunca toquei neles, mas pelo que eu ja vi em videos, o groovin tem um som parecido com o boss sim.
    Nao acompanho muito o tavares, mas acho que o som pesado que vc quer talvez seja mais na onda do digitech ou algum fuzz de verdade, tipo o big muff ou blowtorch

    Musk_aru
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bom eu sei que ele usa uma pedaleira digital da line 6 se não me gano é Pod X-3 que tem vários efeitos

    louis
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Musk_aru
    Entao, da uma olhada nos videos que eu postei que da pra vc ter uma ideia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review de distorções para contrabaixo