louis Veterano |
# nov/11 · Editado por: louis
Não sabia direito onde pôr esse tópico, pq ele é sobre pedais, mas não vai ter muito ibope no fórum de pedais. Vou relatar a minha experiência com pedais de drive pra contrabaixo.
Boss Bass Overdrive ODB-3 Na verdade é um fuzz disfarçado de overdrive. Tem um som bem próprio com personalidade, que não muda tanto, mesmo alterando os vários parâmetros que ele tem. Controles: Volume, ganho, graves, agudos e mix (recurso que é sempre interessante em pedais para contrabaixo) Basicamente, vai de um som menos sujo ate mais sujo, mas o timbre em si não muda. Fica mais legal quando usado junto com palheta e thumbing ( = slap com o polegar). Acho que ele combina mais com linhas de punk, hardcore e metal.
http://www.youtube.com/watch?v=m7rZWOvG7jA
Digitech Bass Driver É um pedal de distorção mais pesada, mas é mais versátil que o ODB-3. Tem punch, sem necessariamente ser muito sujo. Ele te dá sons bem diferentes dependendo da regulagem. Controles: volume, tone, blend ( = mix) e morph ( que é como se fosse o ganho). Não tem controles separados de grave e agudo, mas isso pode ser contornado equilibrando o blend com o tone. Esse "morph" controla a freqüência de atuação da distorção, resumindo: ele mais fechado tem um som voltado pra tube screamer, mas aberto ele tem um som mais pra fuzz. Combina com as linhas de baixo do Chris Wolstenhome do Muse, com o Tim Commeford e com Cliff Burton.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=K0XrEo_VIGI
Sansamp Bass Driver D.I. Esse é verdadeiramente um pedal de overdrive. Tem um som cristalino lindo. É um pedal muito intuitivo ao toque, respondendo de formas diferentes à palheta, ao pizzicato e ao slap. Você tbm consegue sons pesados com ele, se aproximando a um fuzz (lógico que não chega num Big Muff, mas engana) Controles: volume, blend, agudos, graves, drive e presence. Tbm tem a saída XLR balanceada e pode ser usado como direct box, com controles de ground lift e phantom Power. O som do pedal por si só já é demais e acho que o presence é o grande segredo do tempero dele. Se fosse mudar alguma coisa nele, só acrescentaria um controle de médio e ai sim acho que não precisaria mudar nada. *já testei clone handmade que passou beeem longe do timbre do original. *o BDI tenta copiar o timbre até lembra ele um pouco, só que o original tem som como de válvulas e a copia tem som de transistor.
http://www.youtube.com/watch?v=9Qi-UQ4jvAs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=D_56iFr402U&feature=related
Ibanez Tube Screamer TS9 É um pedal pra guitarra, mas achei bem legal no baixo. O som cheio de médios dá mais ronco á voz do baixo. Porém, ele come os graves e deixa um som sem potencia, sem punch. Ele precisaria sim de um controle de graves pra funcionar bem com o baixo. Recentemente, vi que a Ibanez ia lançar uma versão com controle blend. Esse sim pode ser bem interessante, agora o negocio é testar e ouvir. Distorções de pedaleiras, usei de modelos medianos como a antiga Zoom BFX 708 e Bass v-amp e achei bem artificiais. A v amp é bem mais convincente, mas preferi os pedaizinhos.
Quem tiver mais experiências contribui ai! Mas vamo tentar fazer reviews mais bem feitos, informativos, ao invés de simples comentários soltos. Um abraço
|