Contra baixo 12 cordas

    Autor Mensagem
    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # nov/11


    Hahahahaha estou ousado heim, nem comprei meu primeiro baixo ainda, por falta de verba ne hehe... e já quero ver onde acho um de 12 cordas
    Vou fazer mt escala... kkk
    Alguém sabe o site e o preço do baixo, a marca e etc?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ousado?! Mmmmmm... acho que essa não seria a palavra.. mas enfim.. até onde eu sei não existe bem uma "Marca" que fabrique este tipo de instrumento.. qndo um instrumentista tem necessidade/desejo de adiquirir um instrumento desses (8,10,11,12 cordas..) ele encomenda com um luthier.. deve até existir sim alguma empresa/luthieria especializada nesses casos mas no brasil varonil acho difícil... sobre preço... o suficiente para alguém q não tem grana nem pra comprar um bass de iniciante desistir de qlqr idéia hehheheh...

    Não qrendo colocar lenha na fogueira, mas para trazer vc ao planeta terra novamente, dá uma olhada nesse link: http://www.jorgepescara.com.br/html/20.pt.htm
    Vai te acrescentar bastante..

    obs: 12 cordas e o menino pensando em "fazer mt escala" ha! eu mereço...

    []'s

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aff, pra q 12 cordas num baixo, já acho 7 um exagero.

    russobass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Aff, pra q 12 cordas num baixo, já acho 7 um exagero.

    eu não passo de 4.
    que para mim a essência do contra-baixo.
    mais que 4 para mim é guitarra.

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Por mim, dando pra fazer coisas mais legais que as outras já esta bom,

    mas ae, outra pergunta, qual o maximo de cordas um contra baixo pode ter, se existe de 12 cordas num duvido nada de ter de 15 por exemplo kkkk

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    É o mesmo pq de se ter 1 teclado na banda.. ou 1 saxofone, ou até mesmo marimba ou xilofone! É um instrumento diferenciado (neste caso esquece o teclado e o sax heheh) que, se está lá é pq alguém achou que ia ficar legal na música.. assim como uma caxinha de fósforo num samba ehhehe.. enfim..
    Uma coisa é vc ser um músico profissional e qrer experimentar coisas diferentes e tals.. outra é vc achar que ter um bass de trocentas cordas te faz melhor ou é o melhor bass hehehhe... enfim... qrer ter um baixo de 12 cordas, simplesmente por qrer, é torrar grana com algo q não seria usual, funcional, e pq não, normal!

    Eu prefiro 5 cordas, e ainda não tenho um de 6 cordas pq não estou tanto na ativa, se não, seria algo necessário pelo estilo que toco...

    obs: Guitarra não tem B(sizona) nem C(dózinha) ;)
    obs²: O número de cordas não impede de se "fazer coisas legais".. (qnto "tocar baixo" se resumir à isso, vou estudar oboé!)

    []'s

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: BrUnOsOtO
    · votar


    eu já não me dou tão bem com o 4c como antes...
    pra mim, no mínimo um 5c, pois a corda B me traz mais possibliidades

    12 cordas eu não sei, mas eu conheço um site que vende até de nove cordas


    www.mgbass.com.br

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Então esta bem, acho que não importa mesmo a quantidade de cordas, mas sim o contra baixista né... alem do mais, o braço fica mt estaranho.. hahahaha

    dibass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    www.mgbass.com.br


    com o exceção do fretless não gostei do som desses baixos

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Meu baixo de 5C preferi tirar a Sizona, e deixar a Mizona, e lá em baixo colocar a Czinha, e para variar foi com uma corda A de guitarra .37

    A Sizona, te dá quantas notas a mais? 5 notas, e a Czinha??? umas 13, por isso fiz esta escolha

    Na minha humilde opinião, instrumentos musicais tem sua tessitura sonora, ou seja, o baixo, abrange uma área especifica

    Um instrumento de doze cordas, com certeza é um hibrido, pode ser tanto baixo, como guitarra, só vai obedecer sua afinação em intervalos de quarta, nada mais, e tocar baixo com cordas abaixo de .35 é invadir a guitarra certamente

    snd
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Edson Caetano
    Usando afinação padrão qualquer corda só vai te dar 5 notas a mais.
    Pensa: Tocar a Czinha na 12ª é igual a tocar a G na 17ª
    Em um baixo com 22 casas você só ganhou 5 notas na Czinha entre a 17ª casa e a 22ª

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ^ Extamente.. e neste caso, sou mais 5 notas graves à 5 notas agudas.. e, usar a lá de guitarra como C?! Tenso hein...

    Knight
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aff, pra q 12 cordas num baixo, já acho 7 um exagero.
    e esse aqui?

    :P

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Felipe do ContBaix
    · votar


    kkkkkkk

    16 cordas no total parece, 4 braços, quanto deve custar um desse ai? hahha manutenção cara a dele heim, pois comprar 16 cordas, digamos que cada corda dure 1 ano, vexe....

    FCLBass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Felipe do ContBaix
    Independente da opinião da galera, eu tb acho um exagero 12 cordas, tem um luthier que confecciona especificamente baixos para tapping estilo Chapman Stick, Megatar e Warr. O luthier Alexandre Paschalis fabrica baixos com esse propósito. Eu não vejo sentido de se ter um baixo com tantas cordas para tocar pizzicato ou slap. Na minha opinião a técnica do tapping é melhor aplicada nesses instrumentos. Mas isso é a minha opinião. No link abaixo vc vai ver a entrevista que o Jorge Pescara fez com esse luthier.
    Stick no Brasil
    Eu já toquei num baixo de 8 cordas (dobradas em oitavas diferentes) e não curti muito...

    dibass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    FCLBass
    Não é só opinião não. Podemos citar o Chico Gomes, que é um grande nome no tapping com seu triplo domínio e seu "punhado" de cordas

    GuiEntwistle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara, o unico de 12 cordas que eu já vi foi um de 4 cordas com duas oitavas, logo, 12 cordas
    e 6 cordas dobrado eu já procurei e nunca ouvi falar

    abçs

    GuiEntwistle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Vc postou um link com o que ele queria
    MAIS, MAIS... CADA VEZ MAIS CORDAS!
    Mas, contrabaixos de 6 cordas hoje são muito comuns. Não podem ser considerados Multi String Basses. Vejamos 7, 8, 9...
    Multi string basses
    7; Melvin Davis é um baixista de Los Angeles com créditos entre os famosos como Chaka Khan, Lee Ritenour, Larry Carlton e Brian Ferry. Conhecido por ser um groove master que passa mais tempo entre as cordas B e E do que tocando material rápido nas cordas agudas Melvin, seguindo os passos de seu mentor Anthony Jackson, sonhou, certa ocasião, com um baixo de 7 cordas onde a corda F aguda seria incorporada às 6 já existentes. Na manhã seguinte telefonou para Ken Smith e encomendou o que hoje se tornou o modelo MD7. "Primeiro as pessoas reagiam ao tamanho do instrumento, especialmente a largura do braço. Depois elas viam o número de cordas e assumiam que eu deveria ser um daqueles solistas rápidos e furiosos." Conta, sorrindo, Davis em entrevista à revista Bass Player. "existem linhas de 6 cordas de Anthony Jackson totalmente desafiadoras para se tocar. Algumas vão além do 28º traste da corda C! Ter um baixo 7 cordas, definitivamente, ajudou-me tanto técnica como musicalmente a crescer e desenvolver meu estilo."
    Melvin Davis 7 (Lee Ritenour, Eric Marienthal, Chaka Khan, Larry Carlton, Brian Ferry, solo) KEN SMITH MD7 B-E-A-D-G-C-F
    8; Trey Gunn, conhecido por seus grooves com timbres reptílicos, solos inusitados e escolhas harmônicas herdadas de sua passagem de cinco anos com o King Crimson do gênio Robert Fripp, usa um modelo de 8 cordas da Warr guitars em seus projetos solo. Trey usa o instrumento especificamente para o tapping.
    Trey Gunn 8 (King Crimson, John Paul Jones, solo) WARR SIGNATURE B-E-A-D-G-C-F-Bb
    9; Bill Dickens, baixista de Chicago, rapidamente tem se tornado famoso por seus solos rápidos e fluídicos no baixo de 9 cordas! Neste caso a opção por mais cordas está calcada na velocidade e nos solos.
    Bill Dickens 9 (Ramsey Lewis, Janet Jackson, solo) CONKLIN F#-B-E-A-D-G-C-F-Bb
    10; Jonas Hellborg, assume seu lado fusion setentista, discípulo de John Mclaughlin para justificar um baixo com 10 cordas. "A vantagem deste baixo é que ele vai de um grave profundo de um Bösendorfer grand piano, sendo muito claro nos registros graves, até um agudo de guitarra. É muito difícil ouvir um grave destes, mas quando você toca oitavas o som fica incrivelmente cheio. A corda mais grave é um E, uma oitava abaixo do contrabaixo tradicional. Seguindo o padrão em quartas (ADGC). Depois cai dentro de uma afinação aberta nas últimas cinco cordas (EBEF#B). isto causa um belo efeito de drone nos agudos (ressonância por simpatia de freqüências). Sua afinação é tãoBaixo JP 12 strings híbrida que posso tocar qualquer tonalidade com ele. Também, desde que o intervalo entre E e F# é de uma segunda maior, posso tocar linhas em uníssono em duas cordas."
    Jonas Hellborg 10 (John McLaughlin, Mahavishnu Orchestra, Public Image, Ginger Baker, solo) SCHACK E-A-D-G-C-E-B-E-F#-Bb
    11; Al Caldwell estudou com Anthony Jackson (já vimos isto antes...) quando decidiu tocar com multi stringed basses. Al toca cinco dias por semana no Vanessa Willians show, um programa de Tv de New York, além de compor arranjar e gravar temas para filmes, acompanhar outros artistas e produzir a própria carreira solo.
    Al Caldwell 11 (Vanessa Willians, Luther Vandross, Chuck Mangione, Stanley Turrentine, Chris Botti, Earth Wind & Fire, solo) BENAVENTE C#-F#-B-E-A-D-G-C-F-Bb-Eb
    12; Por ultimo exemplo temos o baixista Jean Baldin que munido de um baixo de 12 cordas executa seus tapping/slap/strum com perfeição.
    Jean Baldin 12 (solo) KENNETH LAWRENCE C#-F#-B-E-A-D-G-C-F-Bb-Eb-Ab


    Musk_aru
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bom dizem que nesses baixos que tem mais de 10 cordas tem corda de guitarra junto... Mas deviando do assunto , pra mim baixo mesmo é 4 cordas , no maximo 5. não curto bass com muita corda , parece guitarra também...

    dibass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Só pra atiçar vocês










    :)

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mais um pra atiçar , sonoramente se confunde entre o baixo e a guitarra:



    dibass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Esse é um dos mais clássicos hehe

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Felipe do ContBaix
    · votar


    Mas mas mas....
    Isso é considerado baixo???


    aaaaa não esta dando para por o videoo
    vai a url msm
    a

    dibass
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Mas mas mas....
    Isso é considerado baixo???


    aaaaa não esta dando para por o videoo
    vai a url msm
    a

    ouvi dizer por aí que isso aí é a jeba de um transformer... sei lá hehe

    Buja
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Buja
    · votar


    Aff, pra q 12 cordas num baixo, já acho 7 um exagero.
    meu sonho ja é ter um de 6 cordas porem totalmente adaptado para usar afinacao E A D G B E...claro que pra isso, eu usaria a corda F# de um de 7 cordas 1 tom mais grave, para ficar em E. Seria um ultra-E hehe!
    o/

    Baixo 7 cordas
    F# B E A D G C

    Meu baixo de 6 cordas
    E A D G B C


    F# 1 tom abaixo vira E
    B 1 tom abaixo vira A
    E 1 tom abaixo vira D
    A 1 tom abaixo vira G
    D 1 1/2 tom abaixo B
    G 1 1/2 tom abaixo E
    C fica descartada


    mas agora imagina a regulagem do braco como ficaria....e a ponte entao...e o nut...nem sei se cabe...tem que ser toooodo personalizado!

    dom de Deus
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    JL_Marcondes


    testo bem imformativo.

    joepivete
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Porque você não manda fazer um baixo de 16 cordas com 4 braços , é o mesmo que o goro do MORTAL KOMBAT toca.

    123nove
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cara, sinceridade ao extremo...
    Valorize seu dinheiro.. nao compre nada assim. 5 cordas tá bacana ja... e eu prefiro de 4 cordas... na boa cara... nao faça isso

    Gaelramone
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bom cada um faz o que quer não li todo o topico, mas creio que você esta procurando um 12 cordas daquele tipo em que são 8 cordas agudas 2 pra casa corda grave onde o baixo faria o seu proprio som e o que seria normalmente a guitarra base, mas esse tipo de instrumento aqui no brasil só mandando fazer em luthier e o preço sera bastante salgado já que até os captadores tem que ser bem pensados pois precisam pegar bem o som das cordas agudas também

    mas se você está falando daquele com o braço monstro que praticamente só se toca com tapping pois o braço dele limita outras tecnicas tem tão largo que fica para comportar tantas cordas, também é um intrumento dificil de achar e só de luthier mesmo

    como eu digo de medico e louco todos tem um pouco se você vai ser feliz assim va atras

    mas como dizem o pessoal o 5 cordas esta mais que bom velho

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    mas como dizem o pessoal o 5 cordas esta mais que bom velho
    Ainda bem q comprei um de 5...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contra baixo 12 cordas