Escala de Contra Baixo para Sertanejo Universitário

    Autor Mensagem
    andremprs
    Veterano
    # out/11


    Daew galeraa!


    É o seguinte, me convidaram pra fazer uma bada de sertanejo universitário.

    Qual a melhor escala pra se tocar esse tipo de música?

    Quais são as 'manhas' e dicas que vocês me dão?


    É isso ai, coisa simples ;)

    Abaços

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/11
    · votar


    andremprs
    me chamaram pra tocar numa dupla tbm, olha isso depende da musica né...
    nao tem uma unica escala que se utilize (depende do tom da musica, e talz) mas a maior parte das musicas que toquei era em A

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/11
    · votar


    obs: toco guitarra

    andremprs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    The Man Who Sold The World
    Sim velho, mas acho que deve ter algo que é mais padrão nesse estilo. E quero saber a escala e não o tom ;)


    ______________________________________________________


    Ps: Também queria saber as caídas que tem e talz

    Stalingrado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    andremprs
    A banda é dos teus amigos ou é algo mais profissional?

    Se me permite ser sincero, sendo um lance mais profissional, talvez você não esteja preparado para entrar nesse mundo AINDA. Tocar na noite requer muita 'malícia', e isso só se adquire com muita prática...

    Pra não dizer que não respondi tua pergunta, você deve estudar a escala maior e tudo que a engloba: campo harmônico, intervalos, tríades, tétrades, etc.

    Abraço!

    andremprs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Stalingrado
    Se me permite ser sincero...
    Estamos aqui pra isso ;)

    Acho que já tenho um pouco de experiência, mais não com música sertaneja, toco mais violão, mas a galera ta precisando então vou fazer essa mão pra eles e porque gosto também.

    É algo pra tocar na noite, nada muito profissional, mas nada amador também.

    Stalingrado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    andremprs
    Tô sacando, bro.
    O que quero dizer é que o grande lance é estudar bastante, man! Começa a sacar a escala maior, os desenhos dela, o campo harmônico formado por ela, isso vai te dar um embasamento bacana pra tocar. E o principal é: ouvir e tirar muita música. Você vai perceber que tem muitas sequências de acordes bem clichês, que repetem em várias músicas. Essa é a dica principal: escutar e tirar muita música sertaneja.

    andremprs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Stalingrado
    To ligado. Poisé, sertanejo universitário é bem repetitivo mesmo.
    Sabe de algum site bom?

    abraços

    rodsom
    Veterano
    # out/11
    · votar


    andremprs
    ta com medo a toa. umas tres ou quatro musicas que vc tirar vc ja pega os macetes.

    Thavinhoobj
    Veterano
    # out/11
    · votar


    andremprs

    Cara eu toco na noite a alguns meses, fazendo uns freelances. Isso requer muito estudo principalmente da escala maior e MUITO campo harmônico. Mas se vc vai tocar em uma banda só é vc ouvir as musicas e tirar elas.

    MucaBass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eae, eu toco a alguns anos com uma dupla ai! o esquema é não inventar muito cara! é seguir ali na tonica e quinta, fazendo um swing,dependendo a musica fazendo umas tríades! o fundamental é isso! não atrapalhar quem ta cantando! ai quando você estiver confiante e firme nisso você pode inventar brincar um pouco!
    é legal conhecer bem o braço do instrumento também, saber posição das notas! e tocar limpo sem notas mascadas!
    Abras'

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    você pode dá uma decora nas escalas de C a G maior, sertuniversitário não parece usar escala menor.
    e ao ouvir a música, veja em que nota é e faça o base da base, já q se tá começando.
    se a música é em ré, você pode ficar assim:


    G------------------------------------------------------
    D-----0-------0-------0-------0-------0-------0-------0
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    aí depois, quando você pegar mais prática, vai variando comforme a escala (que nesse caso é a de ré)
    ok?
    até mais, fi

    andremprs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Acho que vocês não estão entendendo!

    Eu quero apenas a escala que é utilizada, quais as "caidas" amis comuns e talz.

    Toco baixo a a uns 2 anos, na verdade faz muito tempo que não toco, pois estava me puxando mais no violão.
    Essas coisas de escalas eu não entendo muito, não cheguei a ter aulas e talz, apenas sei o que pesquisei na net e nos fóruns!

    Então, é isso, quais as caidas, as dicas para o sertanejo

    Abraços

    dibass
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: dibass
    · votar


    andremprs
    Cara, sertanejo universitário não tem segredo.
    Não existe uma "escala" para esse estilo de música.
    O que se faz, na maioria das músicas, é manter a tônica colada com o pedal da bateria ou então o que é feito em músicas gaúchas, que toca a tônica e 5ª
    (basicamente)

    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A---5----5--------------------5-------5--------------
    E-----------------5-------------------------------5---


    A 5ª pode ser usada "em cima" da tônica ou então oitavando ela,


    G-----------------------------------------------------
    D-------------------7----------------------------7---
    A---5----5--------------------5-------5-------------
    E----------------------------------------------------


    Nas vaneiras, alguns baixistas estão usando grooves de forró. Fica bem legal. Mas não existe necessariamente uma "escala" pra tais grooves.
    Existem também algumas variações dentro do próprio sertanejo que está meio que na moda.
    Um exemplo é a "arroxa".
    Basicamente você toca a T 3ª e 5ª


    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A-----------4-------7---------------4---------7--------
    E----5----------------------5--------------------------


    Assim segue. E é lógico, não há regra. Por isso existem inúmeras variações.
    Sugiro a você tirar as músicas que gosta. Tirar outras músicas, de outros estilos e aplicar nas músicas.

    Toco em uma banda gaucha, tche music, quase chega ao sertanejo universitário. Gosto muito de aplicar levadas de forró e samba nas músicas.

    Qualquer dúvida, é só da um toque.
    Abraço.

    andremprs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dibass
    Falou exatamente o que eu queria saber! :D

    Era isso mesmo que eu fazia, T 3ª 5ª, e as vezes T 5ª.

    Valew mano

    Vou esperar por mais respostar!

    dibass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    andremprs
    então cara, nas vaneiras evite usar T 3 e 5. É bastante antiquado, até meio brega.
    A menos que seja pra alguma levada, algum groove em específico.
    Em todo caso, vc é livre pra criar a sua levada.

    andremprs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pelo jeito é bem simples música gaúcha, sertanejo universitário e afins néh.

    dibass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    andremprs
    A simplicidade vai depender do que você se propor a tocar.

    Te deixo dois exemplos

    JORGINHO, BAIXISTA DO CAMPERISMO E JOÃO LUIZ CORREA
    http://www.youtube.com/watch?v=q1q-JGS0vbQ

    BAIXO DE FORRÓ - GAROTA SAFADA
    http://www.youtube.com/watch?v=q2vnN7aKBVU

    É mais ou menos nessa linha que gosto de fazer meus grooves

    banda de dois
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    andremprs

    cara va pela ideia do nosso amigo dibass; toda musica por mais simples que seja não se deve levar pela simplicidade mas sim pela execução de cada um ; e vc. como baixista não va pensar que o sertanejo é tão simples assim vai que voce tem que trocar de vocalista em uma banda que toque com stilo propio ai voce vai ter que se virar com as levadas ; e voce tem que estar preparado pra isso se voce quiser se firmar como baixista. no mundo dos graves tem muito tocador mas muito poucos musicos, por isso estude bastante para isso ok.

    MestreJuca
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    andremprs

    Dê uma estudada em ritmos como guarânia, toada, valseado. Isso vai te ajudar muito. Não que "universitário" seja este ritmo. Mas a levada é parecida. Treine isso e você vai ficar fera no trem.

    um abraço

    MestreJuca
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    andremprs

    Ia me esquecendo do Baião. Treine baião.

    NESCAU
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    andremprs
    Escuta Poison e outras bandas glam dos anos 80. Exclui as guitarras solo e coloca uma gaita no lugar. Exclui a guitarra base e coloca um violão no lugar. Coloca uma letra falando de bebida e mulher em português (na verdade é só traduzir e adequar a letra original). Ta feito o seu sertanejo universitário. Escalas pra tocar isso? 90% dessas músicas são em tons maiores. Então, em 90% dos casos, use a escala maior.

    banda de dois
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    são muito repetitivos tambem se tu pega la umas 8 musicas. pronto ja foi; kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    NESCAU
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    banda de dois Verdade. Eu costumo falar que aquela dupla, Maria Cecília e Rodolfo, é uma dupla de uma música só. A cadência é sempre a mesma, só varia o tom. Geralmente 1/2 tom acima ou abaixo.

    Pam 1
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    EDITADO PELO MODERADOR

    Por favor, leia novamente as regras do fórum antes de postar.

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    andremprs

    Amigo, tenho 50 anos, das quais boas partes deles tocando em bares, bailes e etc.

    Um conselho, se permite... esqueça este negócio de "quais escalas ou quais caídas"...isso não existe para determinado estilo, e sim para estudo e futuramente saber aplica-los.

    Você esta querendo um "caminho das pedras" tipo "tônica/quinta/sétima" que simplesmente não existe.

    Sertanejo universitário, hoje em dia, têm muito de música pop e ainda que seja um gênero bastante simples, possui variações ritmicas e de condução, desde forró, vaneirão e etc, à balada.

    Se o guitarrista/tecladista faz uma sequência de acordes, sobre determinado ritmo e você não sabe o que fazer, me desculpe a sinceridade, mas você não esta pronto para ser baixista de uma banda e precisa estudar mais.

    Ouça muita música, toque junto com as músicas que ouve, procure baixistas tocando no Youtube e etc.

    RuanbestXx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig
    24/out/11 20:11
    FAIL

    dibass
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig
    opinião um pouco dura, mas totalmente verdadeira hehe.
    ...seja bem vindo por aqui parceiro. Um dia ainda vou ter essa "cancha" de palco hehe
    só tome cuidado com as datas das postagens.
    Um abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    RuanbestXx
    dibass

    Foi Mal!!!

    A Pam 1, postou um "anúncio" e ressuscitou o tópico. Deve ter entrado na página principal e nem vi a data da pergunta original....kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala de Contra Baixo para Sertanejo Universitário