Baixo como guitarra ?

    Autor Mensagem
    Raytek
    Veterano
    # set/11


    Aí galera ouvi uma coisa estranha por esses dias...alguém tocando um baixo de seis cordas usando afinação pra guitarra e substituindo a mesma na musica....Isso realmente funciona ou será que é apenas lorota....Qum conhece posta fiquei curioso........fui.

    southbass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    acho que é lorota... imagina fazer acordes numa escala tão larga, ia dar no minimo tendinite na segunda musica

    Prometherion
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não faz nenhum sentido isso.

    leonardobarcelos
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Fui na exposição do Miles Davis no centro do RJ (Centro Cultural Banco do Brasil) e tem um vídeo lá que o baixista toca baixo e sai som de guitarra mesmo... Como funciona eu não sei.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Utilizar baixo em outra afinação é normal.. seja ele de 4, 5 ou 6 cordas (e por aí vai).. agora, substituir a guitarra.. tipo, seria um tanto quanto incomum.. mas não impossível.. sei lá.. eu posso até ser chamado de careta mas não curto tanta modificação assim.. é mto excêntrico pro meu gosto.

    obs: eu já usei um bass de 6 cordas com afinação EADGBE.. é claro que agente aproveita e faz acordes, e até dobra com a guitarra.. mas não substituia outro instrumento, e, mesmo se tratando de cordas próprias para este tipo de afinação, era uma oitava abaixo (como num baixo normal).. ou seja, era um baixo de 6 cordas afinado em E, e só.. nem por isso poderia substituir alguém..

    Hawklord
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Hawklord
    · votar


    me corrigam se eu estiver falando abobrinha,mas acho que esse tipo de baixo ai chamam de lead bass.E ele não é "usado como guitarra",ele é um baixo mesmo mas funciona "como se fosse uma guitarra solo",solando em cima da base no baixo de fato.

    ou é uma guitarra baritono(ou algo assim)que na verdade tem cordas especiais para ela,mas tem gente que usa cordas de baixo,ou algo assim,por ser dificil de achar as cordas especiais

    alias aqui esta um video da banda do miles davis com esse lead bass


    Lifoi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    "Substituir" não seria a palavra a usar.
    Existem baixistas bons o suficiente para solar com um baixo de 6 cordas.
    Só penso que ficaria estranho caso o baixista começasse a fazer acordes, fora isto...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    "Corriguindo":

    Lead bass até onde eu sei é um tipo de baixo... e sim um "rotulo p/ o instrumentista".. como explicar? É tipo uma nomeclatura.. por ex, 'Guitarra base'/'2ª Guitarra' e 'Guitarra solo'/'1ª Guitarra'.. daí, traduzindo porcamente, "lead bass" seria "levada de baixo", logo, mtas bandas acambam rotulando o instrumentista de "lead bass", bass-lead, ou bass[lead], etc etc (pra diversos efeitos, mas na maioria das vezes é "bass guitar" a nomenclatura do camaradinha)..

    Guitarra Baritono é uma guitarra que tem a escala maior e possui afinação diferente tb (mas é uma quarta "à baixo" e não uma oitava, como no contrabaixo).. ou seja, não é possível colocar cordas de baixo nela, se tem que colocar cordas de guitarra mesmo (a afinação é uma quarta abaixo justamente pcausa da tensão, pela escala ser maior)...

    Sobre o vídeo eu não to podendo ver mas sei exatamente dq se trata.. realmente existiu/existe um baixo customizado para tocar em uma oitava acima (como na guitarra).. ou seja, não é apenas a afinação que muda, mas o baixo todo foi customizado para trabalhar com essa afinação.. esse baixo não tem um nome (até onde eu sei), mas na hora de falar qm ta tocando, falam oq? "fulano na 'levada de baixo'/ full-lano on 'lead-bass'"...

    ps: Mãs, esse mundo é uma caixinha de surpresas e eu tb posso estar enganado.. mas até onde eu sei, é isso!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Lifoi
    "Substituir" não seria a palavra a usar.
    Mas foi oq o amigo Raytek disse.. o baixo tava substituindo a guita...

    Existem baixistas bons o suficiente para solar com um baixo de 6 cordas.
    Pode-se solar em qlqr baixo.. embora eu prefira os de 6 pra isso hehe..

    Só penso que ficaria estranho caso o baixista começasse a fazer acordes, fora isto...
    Faço acordes nos de 4, 5 e 6.. isso pq sou meio boca.. o vovô laboriel que me ensinou ehhehe...

    Kuni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bom, uma "gambiarra" que poderia dar "certo" com isso que falaram seria usar o baixo de 6 cordas afinado em E, ligar numa distorção e usar um pedal whammy pra subir a afinação em uma oitava. Pronto, um baixo com afinação de guitarra e som distorcido, pra mascarar um pouco mais. Mas não seria a mesma coisa, claro.

    daniels07
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sinceramente, existindo ou não, na MINHA opinião, é idiotice... Se o cara quer tocar assim, compra logo uma guitarra.

    Ulloa.Bass
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Ulloa.Bass
    · votar


    Eu concordo com o daniels07.
    A diferença do baixo em relação à guitarra é justamente dar a levada e colaborar no ritmo da música. Se o cara vai ficar fazendo acorde, vale mais a pena tocar logo a guitarra. Não quero dizer que o cara não deva solar com o baixo, nem nada. Existem solos animais de baixo. Mas que sejam solos de baixo, e não solos de guitarra, executados em baixo. Até por leis da física isso fica ruim...
    É como usar um Land Rover numa corrida de asfalto ou um Camaro pra fazer off-road...

    Lifoi
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Lifoi
    · votar


    Faço acordes nos de 4, 5 e 6.. isso pq sou meio boca.. o vovô laboriel que me ensinou ehhehe...

    JL_Marcondes
    Não é questão de "conseguir", é que eu acho que não soa bem, enfim, questão de gosto.

    EDIT: Fica meio que exagerado, entende?

    AlanPPS
    Veterano
    # set/11
    · votar


    baixo com som de guitarra nunk vi mas guitarra com som de baixo ja vi facil !!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vamos lá.. vocês devem estar pensando em logo fazer umas pestanas.. tocar com palheta e td mais... NÃAOOOO! AUSHUhsauHSUA.. é possível fazer acordes? É! Mas.. os acordes não são aqueles específicos... não são os básicos que se aprende em método de violão! hehhe...
    Vejam o vovô laboriel:

    (espero que seja este o vídeo, estou no trampo e não dá pra ver)

    Acorde no baixo é só mais uma técnica.. vc pode fazer a música inteira assim ou não.. enfim..

    Mas o lance do tópico é, mentira ou verdade oq o camaradinha ouviu? Se é mentira ou não, eu não sei... foi mal explicado.. mas minha resposta continua: Utilizar baixo em outra afinação é normal.. seja ele de 4, 5 ou 6 cordas (e por aí vai).. agora, substituir a guitarra.. tipo, seria um tanto quanto incomum.. mas não impossível.. sei lá.. eu posso até ser chamado de careta mas não curto tanta modificação assim.. é mto excêntrico pro meu gosto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo como guitarra ?