Dúvida sobre limpreza de corda.

    Autor Mensagem
    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: JL_Marcondes


    Sei que o assunto é até batido, mas minha dúvida é particular eu acho.. e há tantos tópicos relacionados que não quis eleger 1 para ressurgir heheh..

    É o seguinte. Minhas cordas sempre duraram 1 ano (e durariam mais), e nunca precisei fazer macetes. Sempre toquei com as mãos devidamente limpas, e depois de tocar eu secava/limpava corda por corda com uma flanela. E todo ano ao mandar pra um setup com o luthier ele falava que elas estavam como novas (claro, sempre tinha uma ou outra pequena oxidação.. mas bem pouco.. contáveis!).. mesmo sem aquele "brilho inicial" de corda nova o timbre era normal.

    No último ano fiquei um bom tempo sem tocar/estudar, foram poucas as vezes que eu parava para isso.. e agora estou retomando a ativa, e as cordas embora não estejam sem timbre (não estão como novas, mas tb não está um desastre hehe) elas apresentam pequenas "ferrugens" em varios pontos.. mas assim, já manolo tocando em instrumento com cordas piores que as minhas ehhehe (e eu já toquei em baixos com cordas piores em ferrugem e em tibre)...

    Enfim, chega de lenga lenga... A dúvida é de como devo limpar estas cordas:
    Fever - Qual seria a melhor receita? (Vinagre? Detergente? Molho branco aushus?)
    Pelo que já li, as cordas soariam "como" novas, mas reza lenda q em semanas elas iriam destruir... ou não.. enfim..
    Chacoalhar - Pet com alcool isopropilico, jogar as cordas e chacoalhar por 20-30mins..
    Não ganhan tanto brilho no timbre, mas não danifica tanto tb.. mas esses pontos de ferrugem.. vão sair?
    Bombril - Bem, esse é o mais perigoso.. certa vez um guitarrista amigo meu fez isso nas cordas de um outro maluco (a corda parecia um arame farpado tb..) e o timbre ficou um lixo.. eu não sou a favor mas sei lá.. será que esses pontos de ferrugem que apareceu eu não devo "tirar" com bombril?

    Qm puder ajudar.. fico grato.. e Ahhh.. antes de mais nada, as cordas devem ter passado de 1 ano e meio, 2, fácil hehehe.. mas tão boas ainda, só esses pontos de ferrugem.. e como só vou poder trocar pro final do ano... daí o pq da dúvida.. do jeito que tá guenta bem ainda, mas se for pra fazer uma dessas "istripulias" e perder em semanas, daí fica difícil...

    []'s

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Acho um assunto pertinente, mas com várias opiniões. Eu já fiz "sopa de corda" com vinagre, alcool, etc... Sendo bem honesto com vc, cheguei a conclusão que nada substitui um encordoamento novo. Pra isso testei uma quantidade muito grande de maracas e modelos de cordas. Resumo: Troco as minhas de 2 em 2 mêses. A marca escolhida: Olympia. Melhor custo/benefício pra mim. O jogo para o meu baixo de 4 cordas sai a R$ 17,29 e para 5 cordas R$ 23,06. Ambos 0.40. Pra mim foi a melhor solução. É melhor ter um encordoamento mediano novo que um muito bom deteriorado... Essa é minha opinião.

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    quanto cuidado com as cordas...se eu fizesse isso, estaria com as cordas originais do meu BR 90 quando comprei
    lol

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    me senti um descuidado de merda agora...hehehhuhubuáááá

    dibass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É melhor ter um encordoamento mediano novo que um muito bom deteriorado... Essa é minha opinião.
    Concordo plenamente.
    Mas na falta de grana já deixei as cordas de molho no Álcool de posto (etanol). Da um resultado legal.

    Atualmente estou usando cordas giannini no meu baixo e estou achando menos ruim do que a "fama" dela.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Cara, eu olho pro meu baixo e acho que ele ta um relaxo.. tipo, sempre q levava pra fazer setup, os trastes ainda estavam brilhando nikelados (resultado do setup anterior).. sim.. eu sempre cuidei e mto bem do meu instrumento... não conseguia dormir se eu tivesse tocado e não tivesse limpado asuhusahs... daí hj, tem ele tá com pequenas manchinhas de oxidação em alguns trastes, por causa das cordas, que, estão bem de leve com ferrugem.. e isso pra mim, eh um relaxo aushusa... (tipo, qm ve pensa q eu sou moh metódico.. eu sou um relaxo com td, menoos com meu baixo asuhusa.. ah, e minha esposa UAHSuhsausa)

    Mas enfim.. eu to qze botando pra ferver (hj) as cordas com vinagre, mas meu medo é, que por fazer isso em poucas semanas elas enferrugem de vez... ou eu faço isso ou eu só tiro com bombril (mas isso eu acho meio "agressivo") os pontos com ferrugem... e daí guento até o final do ano..

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Não tem como reverter o processo de oxidação. uma vez iniciado ele sõ pode ser parado para não evoluir. Limpar com bombril vai deixar residos da palha de aço o que certamente vai te dar mais oxidação. Troque as cordas. O resultado é melhor. O resto é jeitinho.

    southbass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    tire os trastes, problema resolvido hahahaha

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar



    JL_Marcondes
    tire os trastes, problema resolvido hahahaha

    ????

    . . .


    ¬¬


    Enfim..


    FCLBass
    Então.. q as cordas vão piorar com o tempo eu sei q vão.. eu to qrendo saber se tem como prorrogar isso ou, não... só isso.. tipo, do jeito que tá ela dura ainda aí uns 2 meses.. eu não qro eh ferver e dali duas semanas virar arame farpado, entendeu?!

    Calime
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Kra, não tem jeito. Ou vc continua com as coras oxidadas ou troca por um novo....um zilhão de vezes um encordoamento "fraco" novo que um mto bom velhão....troca logo essa parada aí ou se contente com suas cordas veiácas, pronto.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vamos lá.. acho que não entenderam minha dúvida... tipo, eu vou trocar as cordas soh pro final do ano (daqui uns 2-3 meses)... eu só qria saber se, fervendo eu vou "melhorar" (mesmo que um tiquinho) as cordas, ou se vai ferrar de vez (tipo, em dias vai passar tetano pra qm respirar perto do baixo)... pq se não eu deixo do jeito que tá e guento heheh... como eu falei, em termos de som ainda tá bom, estéticamente tem um ou outro ponto de oxidação.. que dá até pra limpar...

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    As marcas (zinabre) não saem. Se sua preocupação é com estética, esqueça. Qualquer coisa que vc passar nas cordas para tirar as marcas vão retirar o material das cordas e enfraquecê-las. Com isso, elas podem romper facilmente. Ferver as cordas só tirariam a gordura que naturalmente fica nas cordas por causa do contato com nossas mãos e melhoraria o som, mas nada que fosse tão significativo. Além de submeter as cordas a uma temperatura de 100 graus celsius (ponto de ebulição da água), o que não tenho certeza se compromete sua estrutura. Mas se as cordas estão muito "sujas" da oxidação, vc vai sentir uma diferença gritante quando colocar as cordas novas.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Se eu tivesse como conseguir o alcool absoluto ou o isopropilico eu já teria limpado... pq acho que dessa maneira a limpeza iria "restaurar" um pouco a corda.. só isso.. meu medo é ferver e pcausa disso eu avançar o processo, entende?
    Como vou tocar sabado, não qria ta com as cordas do jeito que está.. tipo, capricho mesmo.. dá pra me virar ainda um tempo... se ferver ajudar, blz, mas se piorar, daí esquece.. minha dúvida é só essa, vou piorar as coisas fervendo?!

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    vou piorar as coisas fervendo?!
    Não.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Então blz.. é hj que vai pra panela.. mas e ae.. oq é melhor.. vinagre, detergente, molho-madeira?

    []'s

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Eu usava só água mesmo.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Era pra eu ter feito ontem... mas na correria.. vou fazer agora na hora do almoço, e vou passar no mercado, daí ou eu pego vinagre ou detergente neutro (Caraca! Não tinha vinagre em casa! asuhusa)...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Aí.. fiz ontem... tirei as cordas (todas, tipo.. primeiro "afrouxei" daí fui tirando uma-a-uma.. já que li que "não empena" ficar sem, é só colocar depois e deixar quieto por um tempo), enrrolei e botei na panela (enqnto isso passei um lustra-móveis no corpo na escala, e Kaol nos trastes.. limpou mto bem os "zinabres" hehehe).. deixei lá até entrar em ponto de ebulição, joguei duas colheres de sopa de vinagre, e deixei mais 5 mins fervendo.
    Lavei na agua fria, sequei por cima com uma toalha, e daí passei o secador no max (as cordas ficaram até quentes hehe).. blz, daí passei kaol numa flanela e passei corda por corda.. sempre passando uma flanela seca pra tirar o excesso (engraçado, saiu tipo, preta a flanela) do kaol.. coloquei as cordas novamente, depois afinei, e deixei quieto por um tempo.. voltei, afinei de novo e já toquei um pouquinho...
    Tipo, ainda não testei com algum equip, mas já deu pra aquele som metalico de corda nova, e as cordas estão com aspecto de limpas, mais brilhantes...
    Espero que dure mais um tempo (uns 2-3 meses) ehhehe...

    ps: qndo "sequei" as cordas depois de tocar, ainda ficou preta a flanela.. eh o mesmo efeito de qndo limpo minha aliança (papel_higienico+batom)...

    []'s

    FCLBass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Pq vc passou Kaol. A reação do Kaol com o metal é essa mesmo. Eu no seu lugar não passaria kaol nas nordas. Ele acaba engordurando novamente. Vc fez tudo certo menos o Kaol...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Enfim.. é pra polir metal! Lembro do meu irmão passar kaol (mas há mto tempo) nas cordas da fenderzinha dele.. achei q isso ia "preservar" um pouco.. mas enfim.. dá em nada não...

    vlw..

    subgrave
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Corda não se limpa. Se coloca nova.

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tem como reverter a ferrugem das cordas,mas eu prefiro comprar as novas por causa do som.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ontem toquei no bass com as cordas "restauradas"... só digo uma coisa.. o som estava animal.. realmente pareciam cordas novas (não zero bala, mas estava com o timbre de novas).. estou tomando os devidos cuidados para manter elas desse jeito.. acredito que dê pra segurar aí uns 2-3 meses fácil fácil.. só pra constar, o encordoamento é ErnieBall.. coloquei no último setup que fiz, em meados de dez/2009..
    Só para deixar claro: Vou continuar a trocar as cordas de ano em ano, já que graças à Deus não tenho problemas com acido urico no suor, e com os devidos cuidados, na minha mão um encordoamento dura por volta de 1 ano à 1 ano e meio fácil... eu só fervi dessa vez pq eu precisava de uma solução rápida e mais em conta... mas posso afirmar que o resultado foi positivo..

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre limpreza de corda.