material dos trastes

    Autor Mensagem
    BrUnOsOtO
    Veterano
    # ago/11


    então
    fui num luthier aqui pra entrastar meu baixo, e ele disse que ele só tem trastes amarelos (aqueles de violão, cavaquinho)
    vai mudar alguma coisa no som, conforto e talz, ou só estéticamente?

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: FCLBass
    · votar


    BrUnOsOtO
    Cara, não sei se o luthier que vc levou o baixo usa realmente o mesmo traste qeu alguns Warwick usam. Eu, que não sou luthier e nem um especialista no assunto, só conheço dois tipos de trastes:
    # Alpaca é uma liga metálida composta de cobre, níquel e zinco. Mais de 90% dos baixos usam esse material para os trastes. Nessa composição ela é prateada. Se substituir o níquel por estanho, ganha cor levemente dourada;
    # Bell Brass é uma liga de prata e bronze utilizada para sinos. A Warwick tb utiliza a mesma liga para os trastes em seus instrumentos. Possui predominância dourada.

    Em matéria de som eu gosto dos dois, pois tenho baixos com trastes em Alpaca e já toquei com baixos, inclusive Warwick, com Bell Brass. Não tenho preferências pela sonoridade, mas entendo, e isso é comprovado, que os trastes em Alpaca convencionais são mais resistentes ao desgaste natural que as cordas provocam. Por exemplo, tenho um baixo com trastes da Sanko que tem mais de 10 anos e nunca precisaram de retífica.

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ele é luthier de violão, porém me deu uma colher de chá e falou que pode entrastar, e também disse que se eu quiser, ele pôe trastes de alpaca ao invés desses também..
    então, só muda a durabilidade e estetica?

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    BrUnOsOtO
    Cara, certamente afeta o timbre, mas seria legal vc ouvir. Tente ir a uma boa loja que tenha Warwick e toque. Seria legal se nessa mesma loja tivesse Warwick com os dois tipos de trastes. Eu achei mais brilhante o som do bell brass, mas é minha impressão... É melhor vc testar.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Cara, certamente afeta o timbre, mas seria legal vc ouvir.[2]
    Mas... não concordo em tentar comparar com um warwick afinal outros fatores vão influenciar o timbre.. capotraste e ferragens por exemplo tb afetam o som mesmo que, mínimo, mas altera... assim... pode até comparar mas pra saber "ahh tah mais brilhante o som, pcausa dos trastes" é meio tenso hein ehhehe...

    []'s

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    O que eu informei, como está escrito, é para comparar entre dois Warwicks, entendeu?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a material dos trastes