Dúvida, harmônicos (casa 5)

    Autor Mensagem
    Knob
    Veterano
    # jul/11


    Os harmônicos do meu baixo pegam nas casas 7 e 12, pega numa casa lá pro final também, mas teoricamente não era pra pegar na casa 5 tb?

    Não sai som de harmônico na casa 5 de jeito nenhum... que tipo de bruxaria é essa??

    rickirmao
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: rickirmao
    · votar


    "Não é feitiçaria, é tecnologia!"
    --Feiticeira--

    Bom, tenho algumas situações em mente, se eu estiver falando besteira, por favor me corrijam:

    - Se você estiver usando mais o captador do braço do que o da ponte, fica mais difícil tirar harmônicos mais altos, assim como se não estiver valorizando muito os agudos e médio-agudos. Neste caso a solução estaria na equalização do próprio baixo;

    - No harmônico da 5ª casa, a corda vibra em 4 partes iguais, ou "ventres". Na extremidade de cada ventre, há um "nó", então há 5 nós, sendo três no meio da corda, um no capotraste e um na ponte, conforme indicado no esquema abaixo:

    (headstock)<::::::::::><::::::::::><::::::::::><::::::::::>(ponte)

    Para que o harmônico saia claro, a mão direita deve tocar, de preferência, no meio de um ventre, e não na região do nó, senão sairá muito abafado. Neste caso, a solução é tocar com a mão direita a uns 4-5cm da ponte, onde a maioria dos harmônicos soa bem.

    - Se não for nenhum desses casos, pode ser algum problema com a captação, ou cordas velhas, e por aí vai.

    (putz, acho que poderia ter resumido um pouco)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida, harmônicos (casa 5)