Encordoamento para contrabaixo 5 cordas

    Autor Mensagem
    felix_bass
    Veterano
    # jun/11


    Qual é o melhor encordoamento desses aqui para um baixo 5 cordas?

    Elixir
    addario
    Ernie Ball
    Oasis
    Thomastik
    DR cordas neon

    valeu!!

    Pão Quente
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    olha não sou baixista, sou guitarrista, mas se eu for chutar seriam:
    Ernie Ball e Elixir
    se quizer economizar um pouco d'adario

    mas só para ter certeza espera a resposta de um baixista ;D

    makumbator
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    felix_bass

    contrabaixo elétrico e contrabaixo acústico são meus primeiros instrumentos.

    Para o baixo elétrico eu há algum tempo só uso Elixir, pois no fim das contas fica mais barato, uma vez que comigo dura 4X mais do que as outras, e apesar que um encordoamento dela custar mais caro que as outras, na comparação ao longo do tempo ela sai mais barata(e olha que meu baixo elétrico é de 6 cordas).

    Já usei todas as outras que vc citou(a não ser essa Oasis).

    Com exceção da Elixir, sempre gostei de D'addario(usei por quase uma década). DR é muito boa(só não usei a série neon, mas as comuns são ótimas). A Thomastik uso no contrabaixo acústico, mas já experimentei a do elétrico e o encordoamento de baixolão. São muito boas.

    A Ernie Ball de baixo nunca gostei(apesar de gostar das cordas de guitarra da marca). Elas até soam bem, mas duram muito pouco. O brilho some mais rápido que a D'daddario, e ainda é mais cara que ela.


    Caso vc vá ficar muito tempo com as cordas, recomendo Elixir. Caso vc troque todo mês(ou a cada dois meses), aí a Elixir não será tanta vantagem financeira.

    Há outras marcas boas também que experimentei ao longo de mais de 15 anos tocado baixo:

    S.I.T. Muito barata, e de boa qualidade. Já usei quando precisava trocar e estava com pouco dinheiro. Acho a melhor das cordas de preço mediano.

    Dean Markley: Excepcional! Mas o preço é alto.

    Rotosound: Também ótima. As séries mais simples não são tão caras, mas é difícil de encontrar.

    La Bella: Tem um timbre diferente do padrão, mas eu gosto. Difícil de encontrar

    GHS Acho boa, mas muito cara pelo som oferecido, na minha opinião, obviamente.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    A Ernie Ball de baixo nunca gostei(apesar de gostar das cordas de guitarra da marca). Elas até soam bem, mas duram muito pouco. O brilho some mais rápido que a D'daddario, e ainda é mais cara que ela.

    Cara, o meu problema foi totalmente o contrário.. para mim Ernie Ball dura bem mais que D'daddario.. eu trocava de corda todo ano, e, qndo tava sem grana ia de D'daddario, qndo podia usava Ernie Ball e, neste caso qndo ia trocar de corda o luthier perguntava se eu qria mesmo trocar.. a última vez coloquei Ernie Ball e hj já faz 2 anos que não levo o baixo pra um setup, e digamos que fiquei meio q 1 ano parado (sem tocar) e elas estão "jóinha" hheheh... bem, eu não tenho nenhum problema de acido úrico, e cuido mto bem, acredito que isso tenha feito durar bastante as cordas.. agora D'daddario, o slap que eu dava no primeiro dia de corda era o totalmente discrepante do dia antes de levar pro luthier ehhehe... []'s

    TerraSkilll
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    E eu aqui fazendo Giannini durar tanto quanto Elixir... ê dureza.

    makumbator
    Me interessei por essas S.I.T. É difícil achar? Duram bem? Tem bom timbre ? (sei que timbre é pessoal, mas...)

    Estou pensando em comprar Elixir também. Do jeito que (não) toco com frequencia, vão durar uns cinco anos!

    Abraços.

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    TerraSkilll

    Me interessei por essas S.I.T. É difícil achar? Duram bem? Tem bom timbre ? (sei que timbre é pessoal, mas...)

    As de 4 cordas se acha mais fácil. As de 6 são bem difíceis. Já as de 5 são um pouco mais fáceis de se ver por aí.

    Elas duram bem e tem um bom timbre. A textura não é estranha como de cordas mais baratas. Entretanto, a durabilidade nem se compara ao da Elixir. Mas aí é covardia comparar.

    Se vc fica mais de 6 meses com o mesmo encordoamento, recomendo a Elixir. Vc terá uma ótima sonoridade por mais tempo do que qualquer corda do mercado. O preço é mais alto, mas vale a pena pelo resultado sonoro e maior establidade de afinação mesmo com a corda já antiga(coisa que se deteriora em cordas sem revestimento).

    Uma coisa que vc precisa saber antes, é que a textura dela é um pouco diferente das cordas sem revestimento. É algo sutil, mas tem gente que não gosta e nunca se acostuma com esse aspecto. Eu estranhei na primeira vez, mas hoje já nem percebo.


    JL_Marcondes

    para mim Ernie Ball dura bem mais que D'daddario.. eu trocava de corda todo ano, e, qndo tava sem grana ia de D'daddario

    Essa coisa de corda é realmente bem pessoal. Mas uma coisa que percebi é que a D'addario caiu um pouco de qualidade em vista tanto da sonoridade quanto durabilidade se eu comparar com as cordas da marca nos anos 90.

    TerraSkilll
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    makumbator
    Se não se importa, vou incomodar mais um pouco.

    Uma coisa que vc precisa saber antes, é que a textura dela é um pouco diferente das cordas sem revestimento. É algo sutil, mas tem gente que não gosta e nunca se acostuma com esse aspecto. Eu estranhei na primeira vez, mas hoje já nem percebo.
    Mais/menos áspera? Dificulta a execução de alguma técnica em específico? Muda a "pegada"? Se bem que, com a minha técnica (ou falta dela), nem encordoamento Canário faz diferença.

    Outra coisa, o problema de descascar (conforme relatos aqui: http://www.contrabaixobr.com/t4018-cordas-elixir) chega a incomodar?

    Mais uma: notou grandes diferenças entre Polyweb e Nanoweb? (se é que já usou as duas). Pelo que vi, a ideia da Nanoweb é ter um timbre mais próximo das cordas "sem revestimento". Parece ser mais interessante (é claro, isso é pessoal).

    Abraço. E valeu pela ajuda.

    makumbator
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    TerraSkilll
    Mais/menos áspera? Dificulta a execução de alguma técnica em específico? Muda a "pegada"? Se bem que, com a minha técnica (ou falta dela), nem encordoamento Canário faz diferença.

    É difícil explicar via texto. Vc sentirá o tato na corda um pouco alterado. Não acho mais dura ou mais mole. Para mim ela tem um toque diferente na pele. Mas como falei, é algo sutil(muita gente não percebe) e outros notam logo de cara. Dentro das pessoas que notam, uma parte odeia e abandona a marca, outras gostam de cara e uma terceira parte estranha, mas depois se acostuma(esse último grupo é o meu caso).

    Uso Elixir no baixo elétrico de 6 cordas, na guitarra e em um baixolão de 4 cordas. Então, pode observar que eu gosto bastante do som e durabilidade da marca.

    Outra coisa, o problema de descascar (conforme relatos aqui: http://www.contrabaixobr.com/t4018-cordas-elixir) chega a incomodar?

    Não me incomoda. Comigo só descasca um pouco na guitarra(na área da palhetada). No baixo praticamente não descasca(toco com os dedos). Mas mesmo quando descasca, não sinto alteração sonora ou problema por causa disso.

    Mais uma: notou grandes diferenças entre Polyweb e Nanoweb?

    Nunca usei as polyweb de baixo(apenas das de guitarra). No baixo sempre usei nanoweb.

    O que notei da polyweb(de guitarra) é que elas parecem um pouquinho mais duras e pesadas do que um encordoamento normal de mesma espessura. O timbre delas é um pouco mais fechado(não tem aquele tom brilhante, de sino, mesmo quando nova).

    Não gostei muito da polyweb. Agora só uso nanoweb também na guitarra. Em termo de brilho, peso e dureza, elas me parecem iguais à cordas sem revestimento. Como comentei antes, apenas sinto diferença mínima no tato(além da diferença absurda de durabilidade, qualidade sonoa e estabilidade de afinação após vários meses de uso).



    Olhando no site da Elixir, parece que não fabricam polyweb para baixo(pelo menos atualmente não aparece em catálogo):

    http://www.elixirstrings.com/products/product_bass.html

    Acho que de baixo só tem nanoweb.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encordoamento para contrabaixo 5 cordas