| Autor | Mensagem | 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 

Queria saber como se faz isso manualmente...sem precisar de luthier...se tem alguma tecnica, produto...esas paradas...sem ser "Sai arrancando tudo"...hehehe..valeu...

| 
| pagode alto astral Veterano
 | # dez/03 · votar

joaozitorossi

Cara , não é só tirar, tem de saber preencher os espaços deixados pelos trastes.Acho muito arriscado fazer isso por conta própria sem ter experiência em luthieria.
 A outra opção é colocar uma escala nova retirando a antiga mas daí é mais caro e complicado.

| 
| Basshero Veterano
 | # dez/03 · votar

compensa transformar meu bass em frettless??e um golden,e se compensa p/ mim fazer isso ou e melhor eu adquirir mais tecnicas depois pensar em pegar um frettless ou da p/ aprender do mesmo jeito??

| 
| Basshero Veterano
 | # dez/03 · votar

sera q vao entender o q quis dizer???

| 
 | # dez/03 · votar

Basshero

cara , respondi mais ou menos isso pra vc noutro tópico ....acho válido vc ir aprendendo com o fretless na mão.
 Não vejo problema algum nisso. :)

| 
| Basshero Veterano
 | # dez/03 · votar

pagode alto astral
 acabei de ver foi mal cara

| 
| nIgHtWoLf Veterano
 | # dez/03 · votar

Primeiro vc tira os trastes. depois, arruma um pequeno pedaço da mesma madeira da tua escala, ou uma madeira com a mesma cor, mete a lixa na madeira, e o pózinho de madeira que sair vc mistura com cola branca de madeira, com essa pasta formada pela mistura vc preenche os espaços deixados pelos trastes e depois de seco, vc da uma lixada na escala.

| 
| nIgHtWoLf Veterano
 | # dez/03 · votar

Primeiro vc tira os trastes. depois, arruma um pequeno pedaço da mesma madeira da tua escala, ou uma madeira com a mesma cor, mete a lixa na madeira, e o pózinho de madeira que sair vc mistura com cola branca de madeira, com essa pasta formada pela mistura vc preenche os espaços deixados pelos trastes e depois de seco, vc da uma lixada na escala.

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

nIgHtWoLf
 Valeu cara...Achu q vou fazer isso...

| 
| maggie Veterana
 | # dez/03 · votar

nIgHtWoLf

Sim, mas tem que dar um acabamento depois...
 Com selador ou algo assim.

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

Desculpa a ignorancia, mas se bota verniz no braço?

| 
 | # dez/03 · votar

joaozitorossi

no braço atrás pode se colocar se quizer ou só selador.

na escala não.

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

Veja se eu sou completament idiota ou naum...seu tirar os trastes e botar uma madeira escura(pra contrastar com a do meu braço, q eh clara) vai faicar as marcaço~es dos trastes só q fretless, facilitando muito a tocabilidade... Eu posso fazer isso?

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

Gente...me ajuda...eu ´posso fazer isso???

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

UP!!!Por favor me ajudem...eu jah to pronto pra fazer isso só preciso q alguem me diga se vale a pena...

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

UP!!!Por favor me ajudem...eu jah to pronto pra fazer isso só preciso q alguem me diga se vale a pena...

| 
 | # dez/03 · votar

joaozitorossipode mas eu sou contra marcação pois pra mim fretless é sem nada mas ajuda muito com elas aparecendo

| 
| bass_player Veterano
 | # dez/03 · votar

pagode alto astral

pow... vc eh contra as marquinhas soh pq eh mais facil com elas e acha que fretless tem que se na raça?

se bem que eh bem mais dahora tocar sem nada neh..

| 
 | # dez/03 · votar

bass_player

orquestra né rapah!
 lá ninguem usa essas barbadas ai

| 
| bass_player Veterano
 | # dez/03 · votar

pagode alto astral

pow.. mesmo assim... eu nao acho as marquinhas errado ou menos ´´nobre``... realmente toca na raça sem as marquinhas eh mais legal, mais pra quem nao manja muito as marquinhas caem bem..

| 
 | # dez/03 · votar

bass_player

dizem os peritos que as marquinhas são mais q necessarias

na verdade é muito perigoso tocar sem elas.

| 
| Wylde_Winter Veterano
 | # dez/03 · votar

Acho q eh mais seguro. Qto as marcas eh uma saída boa mas qdo os outro verem vao te achar meio picareta, hehehe.

Num sei se c sabe, mas vale a dica, se vc deixar marcado toque em cima dos "trastes" e nao entre os espaços

Falow

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

Wylde_Winter
 Isso eu já sabia...mas valeu pela dica : )

Tomcat
 Eu não queria levar num luthier naum...Queria fazer ou pelo menos montar um...eh tipo um sonho...hehe

pagode alto astral
 É claro que sem marquinhas fica mais "bonito", Mas eu ainda prefiro os com marquinha ao menos pra tocar...Eu jah toqei num fretless sem marquinha e me enrolei legal

bass_player
 Eu concordo com você...Não acho menos nobre, como você mesmo disse, e acho muito melhor de tocar e o som, que eh o q importa, eh igual...

Obrgodo a todos e continuem postando pra ver o q eu faço...VAleu...

| 
| nIgHtWoLf Veterano
 | # dez/03 · votar

joaozitorossi

Vc pode preencher os espaços que ficaram entre os trastes com madeira escura, ja que sua escala é clara, mas vai parecer meio estranho. No braço vc deve usar verniz de boneca, e vc pode aplicar um pouco de seladora na escala, inclusive o meu cavaquinho que eu fiz no curso de luthieria tem uma demão de seladora na escala e ficou bom

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

nIgHtWoLf
 O q eh verniz de boneca??? Eh verniz q se passa em boneca ou uma marca?? Me explica melhor ai.....valeuzz

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

nIgHtWoLf
 Vc tem icq ou msn pra gente cunversar melhor??? valuez d novo!

| 
| nIgHtWoLf Veterano
 | # dez/03 · votar

joaozitorossi

Verniz de boneca ''e você fazer um montinho de algodao e aplicar o verniz com isso, por isso se diz boneca. Mas nao passe verniz na escala nao, pois fica ruim, ainda mais se vc for tirar os trastes, vai marcar tudo

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

nIgHtWoLf
 Valeu cara, tu soh me dá dica Manera!!! Se tu tiver icq oou msn me da o numero pra gente cunversar(caso msn o e-mail)...valeu

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

nIgHtWoLf
 Valeu cara, tu soh me dá dica Manera!!! Se tu tiver icq oou msn me da o numero pra gente cunversar(caso msn o e-mail)...valeu

| 
| joaozitorossi Veterano
 | # dez/03 · votar

nIgHtWoLf

|