Dropar? O que é?

    Autor Mensagem
    Pâmela L
    Veterano
    # abr/11


    Galera, sou iniciante em Baixo... Uma pessoa tava falando comigo sobre comprar um baixo de 5 cordas pq assim eu não preciso dropar, q em si eu uso as notas graves...

    Podem me explicar como funciona esse lance de dropar?

    gibsonguy
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    abr/11

    tropar é mais ou menos assim: um amigo/amiga, tanto faz, alguem lhe chama pra ir a alguma lugar, ai ele fala: E ai, cara, vai dropar ou não?

    é basicamente isso, valeu

    Spect
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Caso seja a mesma coisa que na guitarra/violão, e acredito que seja, seria afinar algumas cordas tons abaixo da afinação mais comum (da qual desconheço no baixo). Na guitarra/violão, por exemplo, a afinação é essa, começando pela primeira corda:

    E
    B
    G
    D
    A
    E

    O "E" em negrito seria a 6° corda. Como dá para ver, quando o instrumento tá afinado em E, ela é afinada em E. Aí, tem a afinação chamada "drop D", ou seja, a sexta corda é afinada um tom abaixo, em D.

    Ficaria assim:
    E
    B
    G
    D
    A
    D

    DotCom
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Dropar é exatamente o que o Spect falou...

    É que hoje em dia tem muita banda usando um D mais grave que o mizão do baixo de 4 cordas. Aí, se vc tiver um 4c e for tocar uma música que necessite desse D grave, você tem que "dropar", ou seja, afinar em "Drop D". Com o baixo de 5c, você tem o D ali na terceira casa da B.

    R. Marcone
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Spect
    DotCom

    É isso!

    R. Marcone
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    gibsonguy
    tropar é mais ou menos assim: um amigo/amiga, tanto faz, alguem lhe chama pra ir a alguma lugar, ai ele fala: E ai, cara, vai dropar ou não?

    Eu não vi piada nenhuma no tópico. Se não sabe o que é fica quieto no seu canto, e não fala merd@.

    vinibassplayer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    abaixar a finação de uma ou todas as cordas

    NESCAU
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: NESCAU
    · votar


    Dropar tecnicamente falando, em termos contrabaixísticos, é diminuir em 1 TOM a corda E e somente ela. o nome correto é DROP D

    Ou seja, o seu baixo irá ficar com as codas afinadas da seguinte forma: G D A D.

    A alteração da afinação de outras cordas, daí já muda a nomeclatura do termo.

    Por ex. se você diminuir em um tom todas as cordas do instrumento, o mesmo estará afinado em D; em meio tom, Eb; se colocar um jogo de 5 cordas sem a primeira e afinar tudo um tom acima, fica afinado em C e por aí vai.

    Em relação a usar um baixo Drop D ou um de 5 cordas para substituir, eu acho essa questão muito subjetiva... É óbvio que as 5 notas graves a mais que um baixo de 5 cordas proporciona são muito úteis, mas as vezes nem elas substituiem um baixo Drop D. Tente tocar blood brothers do papa roach ou Killing in the name do RATM com um baixo de 5 cordas. Killing in the name até vai, mas blood brothers fica muito complicada...

    Alex Guitarreiro
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    blood brothers me lembra da época de playstation 1 jogando tony hawk's pro skater T-T
    saudades da minha infância!

    nescau +1
    até pq a explicação foi perfeita, é isso ai mesmo
    falou

    Osvaldojr
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    http://store.hipshotproducts.com/cart.php?m=product_detail&p=57

    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Dropar tecnicamente falando, em termos contrabaixísticos, é diminuir em 1 TOM a corda E e somente ela. o nome correto é DROP D

    Não só a corda E. Algumas bandas - S.O.A.D., In Flames, e outras mais - usam drop C, onde se "dropa"2 tons na E e 1 tom nas outras cordas.

    Abraço.

    NESCAU
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não só a corda E. Algumas bandas - S.O.A.D., In Flames, e outras mais - usam drop C, onde se "dropa"2 tons na E e 1 tom nas outras cordas.

    Acho que você nao leu o meu exemplo... hehehe

    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    NESCAU

    Li sim. Só não gosto de absolutismos. Drop é: DROP D, DROP C, DROP A, DROP G.

    Dropar é - geralmente - alterar a afinação do instrumento de forma que a tônica, quinta e oitava da nota mais grave sejam as duas cordas subsequentes soltas. Isso é Drop.

    Drop D, sim é o que você falou. Mas drop é simplesmente baixar a afinação.

    Sem stress. Li bem. Só não fez muito sentido falar que DROP é DROP D na primeira frase.

    Abraço.

    NESCAU
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    SchmidtBass

    Os conceitos que você apresentou são novos para mim, mas tudo beleza. O que importa é que a dúvida da autora do tópico foi sanada.

    Abraço.

    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: SchmidtBass
    · votar


    NESCAU

    A idéia é simples: baixistas tocam com baixos 5 cordas, tendo alcance mais grave. Para que o resto da banda pudesse acompanhar / tocar musícas mais pesadas ou com graves mais marcantes, como poucos guitarristas usam guitarras 7 cordas, o que acontecia?

    Os guitarristas, geralmente dropam em D. E tonando a música em D, ficavam nas cordas graves com D A D, que tocando aberto, representa a tônica quinta e oitava. Isso facilitava a formação de Power chords, assim chamados, e melhorava a velocidade que se consegue realizar esses power chords.

    Logo, alguns baixistas, devido a predominância do D grave, começaram a usar essa técnica também - usando como exemplo Rage Against the Machine em Killing in the name - o ré grave aparece várias vezes. É possível fazer no 5c? Lógico. Mas é muito mais fácil fazer no 4c.

    Depois disso, foi só baixando. Drop C, exemplo. Em 5 cordas também. Korn, por exemplo, Drop A. E In Flames, Drop G.

    Pegue como outro exemplo para drop D a música do Trivium - Pull Harder on the Strings of your Martyr (excelente música por sinal).



    Durante o verso, temos:

    G|---------------------------------------------------------------|
    D|---------------------------------------------------------------|
    A|--5----------5-5------------5-6-----------6-5---------------|
    D|----0-(x16)------0-(x16)------5-(x16)-------7-(x16)----|

    Um saco tocar em 5c, muito tranquilo tocar em 4c.

    Esse é o motivo.

    Grande abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original