dibass Veterano |
# mar/11
· votar
RBX Cordas, ponte, tarraxas, tipo da madeira, captador, pré-amp, equalização, amplificador etc. Acho que é um aglomerado disso tudo. Não sei se estou certo. Tenho um baixo modelo Music Man que de tamanho de corpo é maior que o Eagle aí mas não tem tanto peso de grave. Eu tinha um egb5000, e falando de peso... meu ombro doía em!!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/11
· votar
RBX Cara, em 1º lugar, luthiería é uma arte, não uma ciência exata; portanto, conclusões não podem ser tomadas assim. Em 2º lugar, mais importante que o tamanho do corpo de um instrumento, é a espessura do corpo e a madeira com que é confeccionado. Cada madeira tem a sua "assinatura" tonal específica. Em 3º lugar, tem a influência do braço, que é importante. Em 4º lugar a forma de construção: Braço aparafusado, colado ou inteiriço, bem como a presença, ou não, de colagens de tampos, longarinas (no braço), etc. Em 5º lugar os captadores, qual a "assinatura" tonal dos mesmos, e, se há a presença, ou não, de um circuito "ativador" (como nos MM's), que nada mais é que um pré + um equalizador paramétrico, ou um sistema ativo como os EMG's e Bartollini. Em 6º lugar a questão da amplificação, cabos, pedais, etc; e de como tudo isso interage com o instrumento. Por fim, em 7º lugar, o próprio músico, sua "pegada", concepção, forma de tocar, etc.... Todos esse fatôres influenciam, e não há resposta peremptória para isso, a não ser testando e tocando. Abç
|