Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Luthieria - Tudo sobre Madeiras

      Autor Mensagem
      dibass
      Veterano
      # nov/11
      · votar


      Andy.13
      Não sei muito, mas sei que é uma madeira bem dura, ruim de ser trabalhada.
      É usada bastante pra escala.

      JL_Marcondes
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Em tempo (eu acho ehhe)..

      jeanwhite
      Eu dei uma pesquisada e fiquei sabendo que Hardwood é um tipo de madeira (que recebe este nome devido à sua densidade/dureza, entre outras características específicas), assim como existe também a Softwood (que seria uma madeira mais macia, ou não necessáriamente!). Então essa estória de que X ou Y madeira é de resto, compensado ou é um lote XPTO de custo baixo.. enfim.. é só conversa.. sei lá.. isso pode até acontecer, mas com qualquer tipo de madeira.. se realmente não for alguma lenda que rola no ramo da luthieria..
      Basswood por exemplo, é uma madeira chamada "Tilia".. Rosewood, Jacarandá.. e por aí vai... enfim, e Hardwood seria mais "um termo", uma denominação pra determinado tipo de madeira, ou seja, pode ser carvalho, cerejeira, macieira.. não que essas sejam madeiras utilizadas para instrumentos, mas são exemplos de madeiras denominadas "hardwood"...
      Outro fato, ela tende a ser mais cara que algumas madeiras (é denomiada como "Solid Hardwood").. a estória de ser barata e até mesmo feita de "compesando" pode ser pq em construções, pode acontecer de por ex, fazer uma porta juntando agloramedo, softwood, mdf, tendo um custo mais baixo, e denominando esta peça de "hardwood".. pode ser daí a lenda...

      Enfim, Hardwood é utilizado em instrumentos musicais por causa de sua densidade.

      Espero ter ajudado...

      []'s

      FCLBass
      Veterano
      # dez/11 · Editado por: FCLBass
      · votar


      JL_Marcondes
      Na verdade não é isso não. Veja o www.globalwoodbrasil.com.br/site/index.php?option=com _content&view=article&id=75%3Ao-significado-de-softwood-e-hardwood-&It emid=13

      JL_Marcondes
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Como eu falei: que recebe este nome devido à sua densidade/dureza, entre outras características específicas

      Curly
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      JL_Marcondes

      Enfim, Hardwood é utilizado em instrumentos musicais por causa de sua densidade.

      Espero ter ajudado...


      valeu a intenção mas não ajudou. "hardwood" no contexto de fabricação de instrumentos é um termo que significa "madeira sólida". Isso quer dizer o seguinte, o fabricante garante que a guitarra é feita de "madeira de verdade" (e não compensado, mdf, etc) mas não se compromete com um tipo específico porque pode escolher a opção mais barata no momento da fabricação de um lote.

      FCLBass
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Curly
      JL_Marcondes
      A definição de hardwood e softwood é em função da espécie das árvores e não da densidade de suas madeiras. Árvores com folhas em formato de agulhas (coníferas) são classificadas como softwood e árvores com folhas largas (folhosas) são classificadas como hardwood.

      "Softwood, em inglês, faz referência ao grupo de árvores coníferas, mas nem todas as madeiras provenientes dessas plantas são macias. O mesmo ocorre com o termo, em inglês, hardwood que se refere ao grupo de árvores folhosas, porém, nem todas elas fornecem madeiras duras."
      Texto estraído do link que informei.

      Curly
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      FCLBass

      Pode ser que exista tal classificação aplicável em outro contexto. Mas pense bem, qual a relevância disso na especificação de instrumentos. Ou estariam os chineses tão criteriosos que informam até a largura das folhas da madeira que usam, "olha, a minha guitarra é feita com madeira extraída de árvores com folhas estreitas, viu...", só rindo né ?... Cuidado com a interpretação desses textos eXtraídos da internet.
      ---------------------------------------------------
      (aqui não estou respondendo ao companheiro)

      Enfim, é a última vez que esclareço esse ponto aqui no forum, fui atrás, pesquisei, perguntei aos fornecedores e já esclareci isso dezenas de vezes isso aqui, agora cansei... Desisto, como já desisti de outros pontos, se quiserem continuar a falar bobagem que falem e tomem suas decisões baseadas no que acreditam,é perda de tempo discutir coisas relacionadas a madeira por aqui, a cada 2 semanas vem um newbie e retoma o assunto, desisto ! =$

      FCLBass
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Curly
      Independente do seu esclarecimento e ponto de vista, prefiro dar crédito às explicações científicas contidas nos meios de acesso que julgar coerentes.

      dibass
      Veterano
      # jan/12 · Editado por: dibass
      · votar


      edit.

      ValveWah
      Veterano
      # jan/12
      · votar


      Sei que já tem um tempo, mas na boa, FCLBass, é óbvio que a explicação do Curly é coerente, e aquela que vc colou da net não tem nada há ver.

      FCLBass
      Veterano
      # jan/12
      · votar


      ValveWah
      Se vcs querem ficar com a definição da tradução direta do termo, blz. O problema é que quando vc faz pesquisas em sites de empresas que trabalham com madeira (em lingua inglesa), a definição é a que informei.

      JL_Marcondes
      Veterano
      # jan/12
      · votar


      Eu já vi luthier vir e falar e afirmar coisas que depois com o tempo foram desmentidas.. logo, desculpem, posso ser chamado de n00b etc e tals mas.. pq eu tenho que aceitar oq alguém fala, calar a boca e ir jogar bolinha de gude?! Fala sério.. respeitar os outros é bom né?!

      Eu encontrei na net depois de pesquisar bastante as informações que eu passei (verifiquei td em sites gringos).. mas não.. todos os sites estão mentindo, neh... poxa que coisa viu! Enfim.. eu trouxe uma informação, o FCLBass "complementou", e a informação de v6 está aí e não é regra nem lei, é informação, não tem prova científica nem nada... simplesmente falar que "fornecedor disse" é muito vago.. e não tem nada coerente..

      Uma coisa é a madeira ter X característica, e outra coisa é ela ser usada pelo preço baixo... ninguém ta defendendo q usam pcausa da característica X, mas tentando esclarecer q esse lance de mdf, compensado e etc é lenda...

      []'s

      Eterno Aprendiz Sp
      Membro Novato
      # nov/13
      · votar


      Olá pessoal.

      Eu estava fazendo uma pesquisa para comprar um violão, quando me deparei com o modelo HOFMA HMF 271 que tem no seu tampo, laterais e fundo a madeira DAO WOOD, alguém já ouviu falar desta madeira? A diferença deste modelo para o modelo HOFMA HMF 250 é essa bendita madeira, eu fiz uma pesquisa na net mais não achei nenhum lugar falando desta madeira, o site da HOFMA também está fora do ar, alguém tem informação sobre isso? Alguém já tocou neste instrumento? Nem vídeo no youtube tem a respeito deste violão, inclusive algumas lojas já estão tirando ele fora de linha.

      Abração!

      dibass
      Veterano
      # jan/14
      · votar


      Fala galera dos graves...ando meio sumido daqui hehe. Achei essa imagem legal e resolvi postar. Abraço a todos..

      Madeiras, árvores e especificações

      Soares93
      Membro Novato
      # jan/15
      · votar


      https://imageshack.us/i/idkRAvX4j
      Alguém saberia me dizer qual a madeira desse corpo?

      Soares93
      Membro Novato
      # jan/15
      · votar


      Alguém?

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # jan/15
      · votar


      Soares93
      Isso é quase impossível...
      Não se pode saber sem examinar a peça "in loco", mesmo assim, não é garantido...
      Abç

      Soares93
      Membro Novato
      # jan/15
      · votar


      Mauricio Luiz Bertola
      Ok, obrigado

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # fev/15
      · votar


      Andy.13
      Ipê serve pra fazer um corpo?
      Não.
      Serve apenas para a escala do braço.
      jeanwhite
      JL_Marcondes
      a madeira do corpo é HARDWOOD
      O termo NÃO DESIGNA MADEIRA ALGUMA.
      É apenas uma designação genérica das empresas feitas para enganar o consumidor e nomear instrumentos que, embora feitos de madeira sólida (e não compensado ou MDF), usam sobras de vários tipos de madeiras sem designação, escolha ou tratamento especializado algum coladas para usinar o corpo de instrumentos de baixo custo.
      Basswood é uma madeira específica, em português, tília.
      Abçs

      ronaldo ninja do baixo
      Veterano
      # ago/15
      · votar


      Essa frase do mogno ser pesadão é a pura verdade! Eu tenho um baixo dolphin fretless bx 1020 dos anos 80 e que ainda está em boas condições, mas ele pesa demais, parece um saco de arroz, pesquisando eu descobri que os dolphin antigos eram feitos de mogno, das duas uma: ou é feito de mogno ou de concreto para pesar tanto.

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # ago/15
      · votar


      ronaldo ninja do baixo
      Essa frase do mogno ser pesadão é a pura verdade!
      Não. Vc está equivocado.
      O que acontece é que boa parte da árvores de mogno brasileiras crescem em terras pobres (a solo amazônico é pobre, por isso, ao se devastar a floresta, sobrará um semi-cerrado - as consequências serão funestas), com alto grau de sílica, e a presença desse elemento na madeira torna-a mais pesada, mais densa e menos ressonante.
      Abç

      Ian Anderson
      Veterano
      # ago/15
      · votar


      mais densa e menos ressonante
      entre outras palavras, o q contradiz a lenda q quanto mais pesado melhor

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # ago/15
      · votar


      Ian Anderson
      quanto mais pesado melhor
      Esse é um mito ridículo, pois compensado é mais pesado que madeira...
      Abç

      SkyHawk
      Membro
      # ago/15 · Editado por: SkyHawk
      · votar


      Ian Anderson
      Swap Ash é leve e muito ressonante, Paulownia é quase tão leve quanto balsa e é extremamente ressonante.

      GabriaTz
      Membro Novato
      # ago/15
      · votar


      Cara afinal que diabos e esse hardwood ? Cada um fala uma coisa , acho que nunca vamos saber kkkkkk (tenho uma washburns x24 hardwood) acho q só sacrificado a guitarra para saber...

      Foto da madeira

      washburn madeira

      Bertola já me falou q e praticamente impossível descobrir a madeira por foto mas deixo aí pra galera ver o hardwood ou sei lá o que isso xD.

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # ago/15
      · votar


      GabriaTz
      Cara afinal que diabos e esse hardwood
      Não é "nada". O termo significa apenas "madeira sólida".
      É um termo generalista que as industrias usam para designar corpos que usam sobras de madeiras de vários tipos e procedências coladas; nada mais. É apenas um eufemismo para designar uma guitarra cujo corpo não é feito de compensado ou MDF.
      Esqueça isso e "desencane" (como dizem os paulistas).
      Abç

      Jabijirous
      Veterano
      # ago/15
      · votar


      Paulownia é quase tão leve quanto balsa
      SkyHawk

      Bota leve nisso. Recentemente comprei um corpo de strato de paulownia de um maluco do mercado livre pra testar. Vi algumas guitarras no youtube dessa madeira e a sonoridade foi boa.

      SkyHawk
      Membro
      # ago/15 · Editado por: SkyHawk
      · votar


      Jabijirous
      Comprei um corpo de Paulownia da Guitar Fetish e montei uma Telecaster com todas as peças de primeira linha, a guitarra ficou muito boa !!! A madeira é muito ressonante mesmo, tem muita gente que reclama do peso por ser leve demais e parecer até de brinquedo, mas eu gostei.

      Virou uma das minhas boas guitarras, ponte Fender com ash tray, tarraxas schaller com trava, caps dimarzio chopper T e area T, roller string trees, elétrica feita por mim com pots cts, capacitor bubble, fios de pano, chave fender, controll plate e neck plate aço maciço, knobs de aço com madripérola, escudo 3 camadas. E corpo de Paulownia !!!!

      Jabijirous
      Veterano
      # ago/15
      · votar


      SkyHawk

      Show!

      Eu estou entrando no lado experimental da coisa. O corpo é Paulownia com top de imbuia, a guitarra é linda. E estou com braço em mogno com escala em caviuna. Nunca vi uma estrato assim, vamos ver como vai soar com braço em mogno hehehehehe

      Estou só esperando $$$. Agora eu dou valor pra guitarra custom made. As ferragens custam muito mais que as madeiras. Corpo eu paguei R$200 e braço R$500. Só a ponte, pq é dourada, tá o preço das madeiras, R$700, as tarrachas estão na casa dos R$350/R$600. Ainda faltam os captadores que vou colocar os nacionais mesmo.

      SkyHawk
      Membro
      # ago/15 · Editado por: SkyHawk
      · votar


      Jabijirous
      Conta o resultado depois !!! Eu montei essa tele com esse mesmo sentimento, queria ver o resultado de um corpo barato mas honesto junto com componentes de primeira linha. Tem fotos da teleca por aqui no FCC procura por tele pimentinha que vai achar.

      Achei o link das fotos: https://imageshack.com/a/4ifq/1

      E um correção nas especificações, os pots são Alpha e não CTS.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthieria - Tudo sobre Madeiras

      306.418 tópicos 7.907.436 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital