Nomes para aprender a tocar samba

    Autor Mensagem
    Leo Limabass
    Veterano
    # fev/11


    Sou inexperiente no samba/pagode, estou com mta dificuldade de tocar esse estilo, e vou entrar num grupo de samba/pagode brevemente.

    tambem toco numa banda de rock, mas sou mto ecletico e ouço e toco diversos estilos. sera q consigo tocar bem varios estilos sem se confundir?

    como posso fazer para tirar linhas do baixo no samba?

    queria q vcs me indicassem cantores e grupos pra mim me aprofundar no estilo, dos antigos aos atuais

    quais baixistas foram/sao destaques no gênero?

    valeu

    xGumAx
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Vai aparecer uma lista bem grande de baixistas, mas eu quero lhe indicar um violonista:

    Dino 7cordas!

    Esse sim construiu grandes basslines no samba!!



    contudo, vou falar de:
    Abe Laboriel
    Nico Assumpção
    Adriano Giffoni
    Oswaldo Amorim


    tbm não é exatamente baixista mas entra pra lista com folgas:
    Jaques Morelenbaum

    xGumAx
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    e é claro

    hermeto pascoal

    Salbass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Cara,

    Luizão Maia;
    Prateado

    Compre um método na Freenote, vai lhe ajudar Bastante

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: carlcarl
    · votar


    se for samba mesmo,preocupe-se em tocar no ritimo de samba,normalmente em compasso de 2 tempos no qual o segundo tempo é mais forte que o primeiro ou seja,o segundo tempo é acentuado.
    xGumAx
    me desculpe mas o violão de 7 cordas não substitui um baixo e nem preenche esta função observe que na maioria de grupos de samba que tem um 7 cordas tem tambem um baixo.não confundir com grupos de chorinho.

    respeite os intervalos contidos nos acordes das musicas a serem tocadas e estude um pouco de walking bass para ter mais mobilidade.va no yotube e procure por baixo no samba.
    não entendi o que voce quer dizer com tirar as linhas de baixo,o que entendo por tirar seria copiar o que ja existe,se for o caso é so colocar a orelha pra funcionar.
    bom samba.

    rodsom
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl
    me desculpe mas o violão de 7 cordas não substitui um baixo e nem preenche esta função observe que na maioria de grupos de samba que tem um 7 cordas tem tambem um baixo.não confundir com grupos de chorinho.

    tem muito samba que tem violao de 7 cordas e nao tem baixo. a maioria das musicas do bezerra da silva é assim. e tem banda que usa os dois (fundo de quintal, por exemplo).

    Leo Limabass
    vc nao tinha feito um topico desse ano passado? eu disse muita coisa nesse topico que te ajuda. ta tendo dificuldade em que?

    rodsom
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    e outra coisa:
    como posso fazer para tirar linhas do baixo no samba?

    do mesmo jeito que vc faz no rock, é so colocar a orelha pra funcionar.

    Leo Limabass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl

    sim ja estudei walking bass e ajudou bastante, mas me falta mais pegada, meu som tá muito quadrado e escalistico!


    rodsom

    foi eu sim cara!! valeu aii rsrs

    nao sei se é pq eu nao estou acostumado, mas eu sofro pra escuta o baixo em algumas musicas, mesmo com fone, som bom só escuto bem uma frase o outra.
    que grupos de samba e pagode dá pra tirar o baixo mais nitidamente?

    Leo Limabass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    valeu ai pessoal
    acho q ja consegui tudo o que queria, agora é so tocar rsrs

    abçs

    rodsom
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Leo Limabass
    mas eu sofro pra escuta o baixo em algumas musicas, mesmo com fone,

    esse é um problema serio. ao contrario do que parece, no samba vc escuta melhor o baixo se vc DIMINUIR o grave. com muito grave, o surdo vai ficar mais alto do que o baixo, ai ele fica quase inaudivel (que orgulho, nunca usei essa palavra na vida).
    no mais, é vc escutar aqueles grupos que eu citei no outro topico.
    outra dica, nao tente tocar igual o prateado desde o começo, começe tocando o arroz com feijao, aquele baixo imitando bumbo e surdo, tipo tum tuuuum, tum tum, tum tuuuum, tum tum, depois vai acrescentando dificuldade aos poucos, senao embaralha a cabeça mesmo.

    Leo Limabass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    rodsom

    no samba vc escuta melhor o baixo se vc DIMINUIR o grave. com muito grave, o surdo vai ficar mais alto do que o baixo, ai ele fica quase inaudivel

    nossa cara exelente dica. e eu imaginava q era ao contrario rsrsrs

    qdo eu to com fone ou com um som grave, eu só escuto o surdo

    agora entendi brigadao cara ta me ajudando mto!!!
    abç

    xGumAx
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Não falei do "violão de 7 cordas" mas sim de DINO 7Cordas...

    Os modos q ele aplicava para frasear, como abrir arpejos e usar notas de sabor de forma bem interessante é uma sonoridade muito bacana q nas mãos de um baixista, pode fazer algo muito bonito...
    Mas não se pode esquecer, é claro, da função do contrabaixo, q é dar ênfase no ritmo da musica. Tempo forte junto com o surdo, essa é sua constante.

    E ser influenciado por um grande músico, não é 'copiar' suas idéias.

    Leo Limabass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    xGumAx

    nada impede de eu usar frases do violao de 7 cordas neé

    valeu abç

    xGumAx
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: xGumAx
    · votar


    Leo Limabass

    Sim, só tome cuidado, pois vc tem q ser cuidadoso na hora de brincar de violonista! hehehe

    vou te passar um estudo sobre dino 7 cordas, q tem uma linguagem mais acadêmica, mas se vc sacar um pouqinho do q está ali, basta dominar intervalos... pergunte pra algum amigo q esteja familiarizado com os termos, vai evoluir mto!
    Vai ter muito mais liberdade pra improvisar e entender o samba.

    http://www.4shared.com/file/92332801/cb0329ac/Pellegrini-7-Cordas.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nomes para aprender a tocar samba