Autor |
Mensagem |
Leo Limabass Veterano |
# fev/11
Sou inexperiente no samba/pagode, estou com mta dificuldade de tocar esse estilo, e vou entrar num grupo de samba/pagode brevemente.
tambem toco numa banda de rock, mas sou mto ecletico e ouço e toco diversos estilos. sera q consigo tocar bem varios estilos sem se confundir?
como posso fazer para tirar linhas do baixo no samba?
queria q vcs me indicassem cantores e grupos pra mim me aprofundar no estilo, dos antigos aos atuais
quais baixistas foram/sao destaques no gênero?
valeu
|
xGumAx Veterano |
# fev/11
· votar
Vai aparecer uma lista bem grande de baixistas, mas eu quero lhe indicar um violonista:
Dino 7cordas!
Esse sim construiu grandes basslines no samba!!
contudo, vou falar de: Abe Laboriel Nico Assumpção Adriano Giffoni Oswaldo Amorim
tbm não é exatamente baixista mas entra pra lista com folgas: Jaques Morelenbaum
|
xGumAx Veterano |
# fev/11
· votar
e é claro
hermeto pascoal
|
Salbass Veterano |
# fev/11
· votar
Cara,
Luizão Maia; Prateado
Compre um método na Freenote, vai lhe ajudar Bastante
|
carlcarl Veterano
|
# fev/11 · Editado por: carlcarl
· votar
se for samba mesmo,preocupe-se em tocar no ritimo de samba,normalmente em compasso de 2 tempos no qual o segundo tempo é mais forte que o primeiro ou seja,o segundo tempo é acentuado. xGumAx me desculpe mas o violão de 7 cordas não substitui um baixo e nem preenche esta função observe que na maioria de grupos de samba que tem um 7 cordas tem tambem um baixo.não confundir com grupos de chorinho.
respeite os intervalos contidos nos acordes das musicas a serem tocadas e estude um pouco de walking bass para ter mais mobilidade.va no yotube e procure por baixo no samba. não entendi o que voce quer dizer com tirar as linhas de baixo,o que entendo por tirar seria copiar o que ja existe,se for o caso é so colocar a orelha pra funcionar. bom samba.
|
rodsom Veterano |
# fev/11
· votar
carlcarl me desculpe mas o violão de 7 cordas não substitui um baixo e nem preenche esta função observe que na maioria de grupos de samba que tem um 7 cordas tem tambem um baixo.não confundir com grupos de chorinho.
tem muito samba que tem violao de 7 cordas e nao tem baixo. a maioria das musicas do bezerra da silva é assim. e tem banda que usa os dois (fundo de quintal, por exemplo).
Leo Limabass vc nao tinha feito um topico desse ano passado? eu disse muita coisa nesse topico que te ajuda. ta tendo dificuldade em que?
|
rodsom Veterano |
# fev/11
· votar
e outra coisa: como posso fazer para tirar linhas do baixo no samba?
do mesmo jeito que vc faz no rock, é so colocar a orelha pra funcionar.
|
Leo Limabass Veterano |
# fev/11
· votar
carlcarl
sim ja estudei walking bass e ajudou bastante, mas me falta mais pegada, meu som tá muito quadrado e escalistico!
rodsom
foi eu sim cara!! valeu aii rsrs
nao sei se é pq eu nao estou acostumado, mas eu sofro pra escuta o baixo em algumas musicas, mesmo com fone, som bom só escuto bem uma frase o outra. que grupos de samba e pagode dá pra tirar o baixo mais nitidamente?
|
Leo Limabass Veterano |
# fev/11
· votar
valeu ai pessoal acho q ja consegui tudo o que queria, agora é so tocar rsrs
abçs
|
rodsom Veterano |
# fev/11
· votar
Leo Limabass mas eu sofro pra escuta o baixo em algumas musicas, mesmo com fone,
esse é um problema serio. ao contrario do que parece, no samba vc escuta melhor o baixo se vc DIMINUIR o grave. com muito grave, o surdo vai ficar mais alto do que o baixo, ai ele fica quase inaudivel (que orgulho, nunca usei essa palavra na vida). no mais, é vc escutar aqueles grupos que eu citei no outro topico. outra dica, nao tente tocar igual o prateado desde o começo, começe tocando o arroz com feijao, aquele baixo imitando bumbo e surdo, tipo tum tuuuum, tum tum, tum tuuuum, tum tum, depois vai acrescentando dificuldade aos poucos, senao embaralha a cabeça mesmo.
|
Leo Limabass Veterano |
# fev/11
· votar
rodsom
no samba vc escuta melhor o baixo se vc DIMINUIR o grave. com muito grave, o surdo vai ficar mais alto do que o baixo, ai ele fica quase inaudivel
nossa cara exelente dica. e eu imaginava q era ao contrario rsrsrs
qdo eu to com fone ou com um som grave, eu só escuto o surdo
agora entendi brigadao cara ta me ajudando mto!!! abç
|
xGumAx Veterano |
# fev/11
· votar
Não falei do "violão de 7 cordas" mas sim de DINO 7Cordas...
Os modos q ele aplicava para frasear, como abrir arpejos e usar notas de sabor de forma bem interessante é uma sonoridade muito bacana q nas mãos de um baixista, pode fazer algo muito bonito... Mas não se pode esquecer, é claro, da função do contrabaixo, q é dar ênfase no ritmo da musica. Tempo forte junto com o surdo, essa é sua constante.
E ser influenciado por um grande músico, não é 'copiar' suas idéias.
|
Leo Limabass Veterano |
# fev/11
· votar
xGumAx
nada impede de eu usar frases do violao de 7 cordas neé
valeu abç
|
xGumAx Veterano |
# fev/11 · Editado por: xGumAx
· votar
Leo Limabass
Sim, só tome cuidado, pois vc tem q ser cuidadoso na hora de brincar de violonista! hehehe
vou te passar um estudo sobre dino 7 cordas, q tem uma linguagem mais acadêmica, mas se vc sacar um pouqinho do q está ali, basta dominar intervalos... pergunte pra algum amigo q esteja familiarizado com os termos, vai evoluir mto! Vai ter muito mais liberdade pra improvisar e entender o samba.
http://www.4shared.com/file/92332801/cb0329ac/Pellegrini-7-Cordas.html
|