Qual é o próximo passo?

    Autor Mensagem
    Anti-Heroi
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Anti-Heroi


    Bom, estou estudando harmonia modal e tonal. Entendo as funções tônica, subdominante e dominante, bem como suas cadências. Entendo, graças ao tópico daqui do fórum, que C Jônio = D Dórico = E Frígio, lembro algumas notas à serem evitadas, por exemplo, no modo Jônio é a 4ªJ pois forma um intervalo de 9m com a 3ª e mais uma ou outra teoriazinha.

    Agora as dúvidas: Hoje tentei pegar uma cifra susse e criar uma linha em cima dela, mas não saiu nada! Ficava uma linha "sem nada pra dizer", não sei, parece que ficava "chocha", não conseguia amarrar bem os acordes. O que eu posso fazer para criar uma linha melhor? Quando estou sozinho e tento criar algo do nada até saem algumas ideias, mas quando tem uma cifra na minha frente e tenho que criar em cima de algo já pré-definido eu simplesmente fico que nem uma múmia.

    Quando não era esse o problema, ou eu entrava atrasado ou adiantado. Para resolver isso, além de passar horas na frente do metrônomo e escutar muita música, existe alguma outra coisa que eu possa fazer para complementar os estudos?

    E a última da noite: Além de me aprofundar, para dominar de fato os assuntos já citados acima, qual outra "disciplina" passo a estudar? Estava pensando em Ritmo (hehe) e Contraponto, pra tentar criar linhas mais interessantes. O que acham?

    Obrigado pela atenção!

    dibass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Anti-Heroi

    Cara, penso que o melhor seria tu procurar um professor.

    Quanto a que estudar seria legal, como vc citou escutar boa música e tente tirá-las. Harmonia funcional é legal. Contraponto, improvisação. aí vai.

    Tem uma apostila bem legal que pode te ajudar, é a Toque de mestre - Conceitos de Improvisação - Du Moreira . Procura ela que vc axa bem fácil.


    Não sei se foi muito útil o que falei mas... é isso o que eu faria.

    Anti-Heroi
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Valeu, dibass
    É que eu estava aproveitando as férias para estudar por conta, mas voltando o ano letivo eu volto pras aulas de baixo também.

    É, sempre fui vagabundão pra tirar outras músicas, começarei a me empenhar mais nisso então.

    Eu tenho essa apostila, mas antes estava tentando terminar de estudar a "Harmonia e Teoria" do Thiago Spada e a Harmonia para Contrabaixo do Ivan Barasnevicius. Blza, já sei qual a próxima apostila então hehe.

    Obrigado mesmo dibass
    Abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o próximo passo?