Anti-Heroi Veterano |
# fev/11 · Editado por: Anti-Heroi
Bom, estou estudando harmonia modal e tonal. Entendo as funções tônica, subdominante e dominante, bem como suas cadências. Entendo, graças ao tópico daqui do fórum, que C Jônio = D Dórico = E Frígio, lembro algumas notas à serem evitadas, por exemplo, no modo Jônio é a 4ªJ pois forma um intervalo de 9m com a 3ª e mais uma ou outra teoriazinha.
Agora as dúvidas: Hoje tentei pegar uma cifra susse e criar uma linha em cima dela, mas não saiu nada! Ficava uma linha "sem nada pra dizer", não sei, parece que ficava "chocha", não conseguia amarrar bem os acordes. O que eu posso fazer para criar uma linha melhor? Quando estou sozinho e tento criar algo do nada até saem algumas ideias, mas quando tem uma cifra na minha frente e tenho que criar em cima de algo já pré-definido eu simplesmente fico que nem uma múmia.
Quando não era esse o problema, ou eu entrava atrasado ou adiantado. Para resolver isso, além de passar horas na frente do metrônomo e escutar muita música, existe alguma outra coisa que eu possa fazer para complementar os estudos?
E a última da noite: Além de me aprofundar, para dominar de fato os assuntos já citados acima, qual outra "disciplina" passo a estudar? Estava pensando em Ritmo (hehe) e Contraponto, pra tentar criar linhas mais interessantes. O que acham?
Obrigado pela atenção!
|
Anti-Heroi Veterano |
# fev/11
· votar
Valeu, dibass É que eu estava aproveitando as férias para estudar por conta, mas voltando o ano letivo eu volto pras aulas de baixo também.
É, sempre fui vagabundão pra tirar outras músicas, começarei a me empenhar mais nisso então.
Eu tenho essa apostila, mas antes estava tentando terminar de estudar a "Harmonia e Teoria" do Thiago Spada e a Harmonia para Contrabaixo do Ivan Barasnevicius. Blza, já sei qual a próxima apostila então hehe.
Obrigado mesmo dibass Abração
|