Contraponto - explicação, exemplos, utilização

    Autor Mensagem
    Anti-Heroi
    Veterano
    # ago/10


    E ae pessoal. Afinal de contas o que é contraponto? Não tem nenhum tópico sobre esse tema aqui no fórum de contra-baixo! Vocês poderiam citar exemplos de músicas que tenham o baixo fazendo o contraponto? Vocês costumam utilizar isso? O que eu devo saber de teoria musical para entender o contraponto?

    Eu ouvi dizer que é interessante para o baixo fazer isso, pois em alguns momentos o vocal e as guitarras podem crescer de forma a encobrir o baixo, mas no contraponto ele apareceria melhor, além de completar algumas lacunas da música, isso é verdade?

    Bom, é isso
    Obrigado pela atenção
    Abraço

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Anti-Heroi

    Procura no fórum de música erudita(eu mesmo já comentei em alguns, sugeri material, etc...).

    Anti-Heroi
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Anti-Heroi
    · votar


    makumbator
    Vou procurar. Valeu!

    Mas e especificamente para o contra-baixo elétrico? Em músicas atuais, bandas, rock, metal, etc?

    abraço

    edit: qual a diferença entre contraponto e contra-tempo?
    edit 2: nossa, pelo pouco que eu li eu vi que os dois não devem ter nada a ver um com o outro xD

    mas o resto continua: baixo fazendo contraponto?

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Anti-Heroi

    Na verdade não importa a aplicação,pode ser em qualquer instrumento, a teoria por trás é a mesma.

    É mais difícil ter partes verdadeiramente contrapontísticas na música popular, mas aqui e ali até aparecem trechos com contraponto, no entanto é mais comum em jazz, choro, e menos comum em rock.

    edit: qual a diferença entre contraponto e contra-tempo?

    Total diferença. Contraponto está relacionado com harmonia, intervalos e condução de vozes, e contratempo refere-se à métrica. Contra é meramente um prefixo que denota oposição a ao termo seguinte.

    Anti-Heroi
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    makumbator
    Eu estava com o contra-tempo na cabeça, li contraponto em algum lugar e fiz uma confusão na minha cabeça oca. Deve ser o sono. De qualquer forma muito obrigado pelas respostas.

    abraço

    Anti-Heroi
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    makumbator
    Eu estava com o contra-tempo na cabeça, li contraponto em algum lugar e fiz uma confusão na minha cabeça oca. Deve ser o sono. De qualquer forma muito obrigado pelas respostas.

    abraço

    Anti-Heroi
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Anti-Heroi
    · votar


    makumbator
    Posso fazer uma pergunta idiota (aff... mais uma?)? Como você tem o título de Melhor Guitarrista Erudito de 2009 e o The Root of All Evil também?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contraponto - explicação, exemplos, utilização