Autor |
Mensagem |
Anti-Heroi Veterano |
# ago/10
E ae pessoal. Afinal de contas o que é contraponto? Não tem nenhum tópico sobre esse tema aqui no fórum de contra-baixo! Vocês poderiam citar exemplos de músicas que tenham o baixo fazendo o contraponto? Vocês costumam utilizar isso? O que eu devo saber de teoria musical para entender o contraponto?
Eu ouvi dizer que é interessante para o baixo fazer isso, pois em alguns momentos o vocal e as guitarras podem crescer de forma a encobrir o baixo, mas no contraponto ele apareceria melhor, além de completar algumas lacunas da música, isso é verdade?
Bom, é isso Obrigado pela atenção Abraço
|
makumbator Moderador
|
# ago/10
· votar
Anti-Heroi
Procura no fórum de música erudita(eu mesmo já comentei em alguns, sugeri material, etc...).
|
Anti-Heroi Veterano |
# ago/10 · Editado por: Anti-Heroi
· votar
makumbator Vou procurar. Valeu!
Mas e especificamente para o contra-baixo elétrico? Em músicas atuais, bandas, rock, metal, etc?
abraço
edit: qual a diferença entre contraponto e contra-tempo? edit 2: nossa, pelo pouco que eu li eu vi que os dois não devem ter nada a ver um com o outro xD
mas o resto continua: baixo fazendo contraponto?
|
makumbator Moderador
|
# ago/10
· votar
Anti-Heroi
Na verdade não importa a aplicação,pode ser em qualquer instrumento, a teoria por trás é a mesma.
É mais difícil ter partes verdadeiramente contrapontísticas na música popular, mas aqui e ali até aparecem trechos com contraponto, no entanto é mais comum em jazz, choro, e menos comum em rock.
edit: qual a diferença entre contraponto e contra-tempo?
Total diferença. Contraponto está relacionado com harmonia, intervalos e condução de vozes, e contratempo refere-se à métrica. Contra é meramente um prefixo que denota oposição a ao termo seguinte.
|
Anti-Heroi Veterano |
# ago/10
· votar
makumbator Eu estava com o contra-tempo na cabeça, li contraponto em algum lugar e fiz uma confusão na minha cabeça oca. Deve ser o sono. De qualquer forma muito obrigado pelas respostas.
abraço
|
Anti-Heroi Veterano |
# ago/10
· votar
makumbator Eu estava com o contra-tempo na cabeça, li contraponto em algum lugar e fiz uma confusão na minha cabeça oca. Deve ser o sono. De qualquer forma muito obrigado pelas respostas.
abraço
|
Anti-Heroi Veterano |
# ago/10 · Editado por: Anti-Heroi
· votar
makumbator Posso fazer uma pergunta idiota (aff... mais uma?)? Como você tem o título de Melhor Guitarrista Erudito de 2009 e o The Root of All Evil também?
|