Como produzir sobretons?

    Autor Mensagem
    Andrei.
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Andrei.


    Num fórum estrangeiro aí, havia um tópico sobre como produzir um B0 definido. Um cara falou que produzindo o segundo harmônico, você pode criar a ilusão de um B0. Estava em inglês, não entendi direito:

    "However, the 2nd harmonic is every bit as strong as the fundamental in the typical bass. You will hear plenty of output at 62 Hz [B1], and a ton of output in the 80 [D#2] to 120 Hz [A#2]range. This will give you the (satisfactory) illusion of a low B string".

    Com se faz isso?

    Abçs

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    nao entendi direito... por que o A#?

    eu aprendi sobre um fenomeno parecido com isso que voce falou, só que mais simples.
    voce toca a 5a e a 8a, e o batimento produzido "cria" a fundamental.

    o batimento é uma oscilação do volume resultante do cancelamento de ondas, e a frequencia do batimento é igual à diferença entre as duas frequencias tocadas.
    quando são duas notas desafinadas (ex: 100Hz e 101Hz), o batimento vai ser de 1Hz (1 oscilação por segundo), que é o que a gente ouve quando tá afinando o instrumento.

    se voce tocar um intervalo de quinta, o batimento tende a criar a nota fundamental no grave (por exemplo 200Hz + 300Hz, batimento de 100Hz).

    assim voce pode tanto tentar criar uma nota que nao tem, quanto dar um "reforço" pra tonicas tocadas por outros instrumentos.

    fiquei curioso com isso dele colocar a terça maior. não sei o que seria exatamente o 2o. harmonico, mas na ordem vem a 8a, a 5a, a 8a, e deposi a 3a. maior.

    Loues
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Alguém poderia me explicar por favor o que são esses tais sobretons (sim, eu procurei na busca)?

    É que já ouvi falar, mas meio por cima. Tem a ver com interferências das ondas, procede?

    E saber sobre isso ajuda na hora de fazer música, ou é só mais uma explicação física de algo que já sabemos intuitivamente?

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Andrei.
    Loues
    SOBRETONS são basicamente harmônicos superiores, no caso desse texto, ele tá falando do segundo harmônico.

    Veja bem, praticamente TUDO que emite sons emite harmônicos superiores. É a relação entre eles que define o timbre de um instrumento, o timbre da nossa voz, o ronco de um motor, e por aí vai...

    O segundo harmônico é o harmônico com o dobro da frequência da nota fundamental. Como dobrar a frequência é subir uma oitava, o segundo harmônico é um harmônico com a mesma nota, porém uma oitava acima.

    O que o autor citado falou é algo que eu falo há tempos pra quem fica procurando descer mais na afinação... O que você OUVE mesmo nessas notas mais graves são os harmônicos. Sabe aquele papo de que o ouvido humano ouve 20 hz? Até ouve, mas essas frequências muito baixas são mais SENTIDAS do que OUVIDAS. A nossa faixa "prática" mesmo é de uns 50 hz pra cima...

    Então, o que ele falou ali é que pra produzir um B pesadão, basta você reforçar a região de 80 a 120 hz. kiki As notas ali (D# e A#) são só pra dar uma idéia ao músico de onde essas frequências estão.

    Vou traduzir o que ele falou:
    Porém, o segundo harmônico (aquele uma oitava acima da fundamental) é praticamente tão forte quanto a fundamental, no contrabaixo. Você vai ouvir muita saída em 62 Hz [B1], e MUUUITAAAA saída na faixa de 80 [D#2] a 120 Hz [A#2]. Isto lhe dará a ilusão (satisfatória) de uma corda B mais grave.

    Loues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Quando tu diz que praticamente tudo que emite sons emite harmônicos superiores, então quer dizer que quando toco a nota fá em um violão, por exemplo, ele não está apenas tocando o fá? Os outros harmônicos (fá uma oitava acima, lá, dó, ...) são outras notas que tocam junto?

    Acho que ainda não entendi muito bem... nunca entendi direito como isso funciona...

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Quando tu diz que praticamente tudo que emite sons emite harmônicos superiores, então quer dizer que quando toco a nota fá em um violão, por exemplo, ele não está apenas tocando o fá? Os outros harmônicos (fá uma oitava acima, lá, dó, ...) são outras notas que tocam junto?

    Isso ai. Você toca a tônica (Fá), mas a corda não vibra daquele jeito que a gente aprende nas aulas de física (fazendo uma "barrigona" no meio), ela fica meio louca, chacoalhando toda. Essa chacoalhada faz aparecerem os sobretons. Tem toda uma explicação por que isso acontece, mas pra encurtar a história, o que acontece é que a corda vibra em múltiplos da frequência básica (a tônica), então naquele Fá vão ter várias outras notas junto (uns Fás, uns Dós, e por aí vai...).

    Claro que essas outras notas aparecem em menor intensidade.

    Loues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    mas a corda não vibra daquele jeito que a gente aprende nas aulas de física

    Cara, valeu mesmo, finalmente me caiu a ficha! Era uma coisa que não fazia sentido pra mim, porque eles não deixam isso bem claro nas aulas...

    E agora pra mim também faz todo o sentido saírem timbres diferentes dependendo de onde se fere a corda, ou de onde se coloca o captador, das características físicas do instrumento, dos pedais, de tudo...


    Agora olha só, o cara do texto disse que, quando eu toco um D#2 junto com um B1, o som (volume) do B1 é realçado? O realce seria por causa dos harmônicos do D#2?

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Loues
    é isso mesmo. é só testar todos os harmonicos naturais que uma corda solta pode produzir (na casa 12, na 7, na 5...), esses sao os harmonicos da nota fundamentao (corda solta).

    E agora pra mim também faz todo o sentido saírem timbres diferentes dependendo de onde se fere a corda, ou de onde se coloca o captador, das características físicas do instrumento, dos pedais, de tudo...
    exato!!!
    por exemplo, se voce toca a corda bem no meio (casa 12), voce mata o 2o. harmonico.

    DotCom
    hm, entao é mais ou menos o mesmo que eu falei lá, né? voce "simula" a nota mais grave tocando os harmônicos que a compoe?

    ainda nao entendi como fazer isso na pratica. eu toco um "acorde" de B?

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Agora olha só, o cara do texto disse que, quando eu toco um D#2 junto com um B1, o som (volume) do B1 é realçado? O realce seria por causa dos harmônicos do D#2?
    Eu acho isso estranho... Porque o D# é a terça maior do B. Você vai estar fazendo um acorde.

    ainda nao entendi como fazer isso na pratica. eu toco um "acorde" de B?
    Pelo que entendi daquela parte do texto, o lance é mais na equalização. Pegando o equalizador e dando um boost naquela região, você consegue um peso razoável, na mesma região que o B0 "aparece" para os nossos ouvidos (ou seja, o segundo harmônico desse B0).

    Mas pra ter certeza, só lendo o texto todo.

    Loues
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Loues
    · votar


    kiki
    exato!!!
    por exemplo, se voce toca a corda bem no meio (casa 12), voce mata o 2o. harmonico.


    Mataria todos harmônicos pares, não? Todos têm um nó nessa mesma região...

    Acho que a "morte" desses harmônicos é que dá aquele som característico (mais doce, grave, o que quiser chamar), em oposição a tocar perto da ponte ou em outros pontos da corda.

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    por exemplo, se voce toca a corda bem no meio (casa 12), voce mata o 2o. harmonico.
    Não mata o segundo... na verdade, ele é o que sobra... E todos os outros pares..

    Loues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    kiki
    DotCom

    por exemplo, se voce toca a corda bem no meio (casa 12), voce mata o 2o. harmonico.

    Não mata o segundo... na verdade, ele é o que sobra... E todos os outros pares..


    Aqui eu acho que ficou meio ambíguo. Tocar, seria atacar a corda nessa casa? Ou botar ali o dedo e atacar qualquer resto da corda?

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Loues
    é, ficou ambiguo

    eu quis dizer o que o loues entendeu, atacar a corda no meio, e nao deixar formar todos os harmonicos pares.

    e o dotcom falou o exemplo oposto, que é tocar o harmonico natural na casa 12, e priorizar os harmonicos pares.

    no fim, são dois exemplos do mesmo fenomeno.

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Aqui eu acho que ficou meio ambíguo. Tocar, seria atacar a corda nessa casa? Ou botar ali o dedo e atacar qualquer resto da corda?
    Ah sim, verdade. Eu falei em por um dedo em cima da 12ª casa, e bater em outra parte da corda.

    Loues
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Bem interessante esse assunto...

    Dei uma pesquisada e descobri que pessoas de certas culturas (uns eram monges não lembro de onde) cantam duas notas ao mesmo tempo (a mesma pessoa). Essas pessoas intuitivamente fazem uso dos sobretons da nossa voz para tal (a "segunda voz" eles conseguem meio que variando o timbre da voz). Dêem uma procurada no youtube por "Overtone Singing", vale a pena conferir!

    Agora fico pensando - será que dá pra fazer algo parecido com um instrumento de corda?

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Loues
    "Overtone Singing"
    caraca. que coisa maluca

    +_+

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Loues
    Agora fico pensando - será que dá pra fazer algo parecido com um instrumento de corda?
    Depende do intervalo... Se for algum harmônico da corda, ela já produz isso naturalmente. Mas se você quiser tocar NA MESMA CORDA uma nota e sua terça, por exemplo, não dá.

    Loues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    kiki
    caraca. que coisa maluca

    +_+


    huahuahuahauahua

    Também fiquei assim quando vi! Muito louco, não?
    Tem uns que parece um sintetizador daqueles mais antigos...


    DotCom
    Depende do intervalo... Se for algum harmônico da corda, ela já produz isso naturalmente. Mas se você quiser tocar NA MESMA CORDA uma nota e sua terça, por exemplo, não dá.


    Pena, seria mais um jeito de tirar um som diferente...



    Com sintetizador dá pra fazer uma coisa assim, seria possível fazer com aqueles pedais de efeito?

    DotCom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Com sintetizador dá pra fazer uma coisa assim, seria possível fazer com aqueles pedais de efeito?
    Qualquer pitch shifter faz isso...

    Loues
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Loues
    · votar


    DotCom
    [...] pitch shifter [...]

    O que é isso?

    DotCom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Loues
    É um pedal que cria outra nota num intervalo definido pelo usuário.
    Toca uma nota, e o pedal cria outra uma oitava acima, por exemplo.

    Loues
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    DotCom
    Ah bom, conhecia isso, mas não sabia o nome. Mas não ficaria a mesma coisa, seria igual tocar em duas cordas. O negócio do overtone singing é que os caras tipo modulam o timbre da voz pra tirar outras frequências, duas notas ao mesmo tempo, uma nota fundamental e outra "sobrenota"... (escrevi e não disse muita coisa, é que é difícil explicar a diferença)

    Olha só:



    É bizarro isso, achei que era falso, mas tem vários outros...

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Loues
    pra mim isso parece praticamente um assobio com a lingua... o u serve mais pra fazer o sopro, e o tom do "overtone" é dado pela posição da lingua (segundo um tutorial de um japa do youtube).
    ou seja, não é um harmonico ou algo relacionado à nota cantada.

    curiosidade: é possivel cantar (notas com u, não silabas) e assobiar ao mesmo tempo, mas nao dá grandes resultados. talvez se alguem treinar muito saia algo util.

    Loues
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    É, talvez esse do cara seja assovio mesmo, mas tem uns que não parece, é estranho, sei lá... tinha que pesquisar mais sobre isso...

    DotCom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Loues
    Então, a corda do instrumento, por natureza, produz harmônicos. Se você quiser, pode explorar vários pontos da corda para produzir harmônicos, alguns deles vão dar algo parecido.
    Tente na quarta casa (não fica bem em cima do traste o ponto do harmônico), terceira, décima... Mas funciona melhor com cordas zero quilômetro, já que são harmônicos mais "fracos" que os quatro primeiros.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como produzir sobretons?