Dica de Baixo profissional e estiloso.

    Autor Mensagem
    cristiano_dr67
    Veterano
    # abr/10


    Olá, possuo um baixo Tagima Série S Ativo de cor preta e estou pretendendo trocar por outro mais estiloso. Quando eu digo estiloso, me refiro a algo mais estilo classico e mais rock´n roll (esse que eu tenho esta mais pra heavy metal).
    Há algum tempo atras eu estava atras de uns baixos semi-acustico, pois acho eles realmente muito lindos, mas como sao raros e uns falam ou e outros bem, fiquei meio acanhado de adquirir um desses.
    Gostaria de saber o que a galera ai poderia me indicar pra tocar o bom e velho rock´n roll, blues, e até um progressivo e psicodelico.
    Levando em conta que toco em 2 bandas ja, preciso de um que realmente dê conta do recado. Gostaria de gastar até no maximo uns R$ 2.000,00.
    Vi um Epiphone Sg Bass Eb-3 vermelho e achei muito lindo, mas gostaria de saber o que esse "3" representa, pq tbem vi Epiphone Sg Bass Eb-0 e fiquei em duvida.
    Outros amigos também ja me recomendaram os Fender Jazz Bass, mas enfim, gostaria de saber o que a galera do forúm ai pode me indicar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cristiano_dr67
    O Epi EB-3 é apenas o modelo. Esse tem escala de 34pol. O EB-0 é inferior, e possui escala em 30,5pol (curta). Esse baixo é muito legal, e tem um som bem gravão, característico dos baixos Gibsons.
    Abç

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cristiano_dr67
    dê uma olhada também no Epiphone Thunderbird IV. acho até mais estiloso que o SG, e apesar das criticas, adoro o som desses baixos :)

    Bassist_rsl
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Acho que um bom Jazz ou até mesmo um Precision dá conta do recado.

    dibass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu indicaria os Tobias e/ou Warwick visto que vc quer sonoridade + estilo

    Anti
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Anti
    · votar


    eu pegava um da squier
    telebass > http://www.pridemusic.com.br/produtos/squier/squier_9095_gra.jpg
    ou precision 51 > http://www.vitoriaaudioemusica.com.br/home/maior/SQUIER%20CLASSIC%20VI BE%20PRECISION%20BASS.jpg

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cristiano_dr67
    Todas as indicações acima dos colegas são muito boas, mas como vc. cita tb. uma possibilidade de adquirir um semi-acústico, eu sugiro vc. dar uma olhada no Ibanez AGB200. Possui 2 humbuckers, um "gravão" bastante legal (propício para um rock´n roll "vintage") e não está difícil de achar aí nas lojas, não. E o preço está abaixo destes R$ 2000...
    Ainda sobre os EB-3 e EB-0: além das diferenças apontadas pelo Bertola, cabe tb. frisar que o EB-3 possui 2 humbuckers, e o EB-0 apenas 1. Ou seja, o EB-3 tem mais opções / combinações de recursos e pode ser mais útil para proporcionar maior variedade de timbres.
    Esses aí, somados ao bom e velho Precision, realmente possuem características mais apropriadas p/ um som mais anos 60/70, em minha opinião.

    Abraço.

    Gui SILLEN
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Gui SILLEN
    · votar


    Anti
    muito lindos esses baixos
    principalmente o precision 51

    cristiano_dr67
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Esses aí, somados ao bom e velho Precision, realmente possuem características mais apropriadas p/ um som mais anos 60/70, em minha opinião

    Peter o que eu quero é exatamente isso, bem estilo anos 60/70. Quais são esses q vc disse q soam assim??? o precision e o telebass?

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sim. O "telebass" é, basicamente, um "precision mais antigão", creio que posso dizer isso. Trata-se de uma versão estética e tecnicamente mais antiga dos baixos Fender. Vi recentemente um telebass da Squier muito show. Escala e braço em peça única de maple e ponte estilo through-body, o que dá um sustain muito legal.

    Mas vale a pena salientar que os Epiphone (EB-3, EB-0 e Thunderbird) tb. têm características bastante vintage e que lhe soarão bem, creio, para esse tipo de som. São tb. boas opções para vc.

    Anti
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cristiano_dr67
    John Paul Jones usou por mto tempo um jazz bass e o precision 51
    Roger Waters usa mto precision bass
    Geezer Butler já vi usando jazz bass e o SG
    John Entwistle já vi usando todos esses
    http://1.bp.blogspot.com/_LXqBXJEfW0A/SQhCX9_L27I/AAAAAAAAML4/tWUrVMnF l2A/s400/John+Entwistle.jpg

    dos já citados pelos colegas: jazz bass, precisio, thunder bird..
    tem até um epiphone semi acustico... o pretinho do lado direito

    ainda tem o Rickenbacker.. mas esse é mto caro!! mas acho que o genérico da giannini seria uma boa tb

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cristiano_dr67
    Dá uma olhada nestes dois Squiers. Eles reproduzem (de forma bem próxima aos originais) os antigos Fender Precision:
    http://www.squierguitars.com/products/search.php?partno=0303080502
    http://www.squierguitars.com/products/search.php?partno=0326902500

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Anti
    Muito legal essa foto aí !!

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    de todos os citados, eu ficaria com, além do que eu mesmo citei (thunderbird), o gianinni Rickenbacker. é claro, se você achar um. e provavelmente vai comprar detonado por uns 1500 e vai gastar mais uns 1000 ou mais pra reformar e deixar 'novo'. mas é um PUTA instrumento. timbre quase identico aos ricks originais.

    outra: você pode procurar Snakes semi-acusticos dos anos 70. depois de uma reforminha, ficam uma jóia! quase comprei um esses dias no ML mas tive um probleminha $$ haha. ainda deve estar anunciado, acho que tava 1200 e parecia inteiro...

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Anti
    todos os meus sonhos de consumo numa unica foto!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    você pode procurar Snakes semi-acusticos dos anos 70. depois de uma reforminha, ficam uma jóia! quase comprei um esses dias no ML mas tive um probleminha $$ haha. ainda deve estar anunciado, acho que tava 1200 e parecia inteiro...
    Cara, esse baixo só vale metade disso.... E olhe lá.....
    Abç

    RafaelF
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: RafaelF
    · votar


    southbass
    timbre quase identico aos ricks originais.

    Quem disse? Eu ja tive a oportunidade de tocar em mais de um de cada Rick, original e gianinni, e lhe garanto que estão bem distantes, tanto em timbre quanto em todo o resto.

    Edit: Essa história de que o Rick Gia. é quase um rick de verdade é uma das lendas urbanas mais chapadas e locas do universo baixista brasileiro.

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Já toquei em vários gianninis antigos, modelos JB ou RK, e tb. sempre os achei, no máximo, regulares. Posso ter tido "muito azar", mas...
    Em minha opinião esses baixos nacionais antigos (os mais populares, naturalmente) foram apenas "úteis" na época em que não dispúnhamos de coisa melhor, mas hoje eu não vejo muita vantagem em adquirir um instrumento desses, não.
    Saudosismo pode ser algo apreciável sob determinadas condições e em certas situações, mas acho os instrumentos mais modernos com bem mais condições de nos atender tecnicamente.

    Demolisher
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    peter.forc
    Saudosismo pode ser algo apreciável sob determinadas condições e em certas situações, mas acho os instrumentos mais modernos com bem mais condições de nos atender tecnicamente.
    Sem contar a falta de noção em colocar preços exorbitantes em instrumentos ditos "vintage".

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    peter.forc
    Demolisher
    Essa é EXATAMENTE a minha opinião.
    Abçs

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    RafaelF
    nunca toquei em rick original mas quando eu toquei com um gianinni consegui tirar um timbre muito parecido com o timbre de algumas bandas que usam rick.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cristiano_dr67
    Uma vez apareceu um luthier aqui no FCC que fazia réplicas do Rickenbacker 4003. Este sim é estiloso.

    cristiano_dr67
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    erico.ascencao
    pois é cara.
    O problema é q moro numa cidadezinha de merda q nao tem Luthier, se tem é 1 só e meia boca ainda.
    Acho q vou fica com um Precision mesmo, pois pelo q li nos tópicos tem o som q mais se encaixa no rock´n roll classico.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    cristiano_dr67
    Cara, compre esse Precision aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139366293-baixo-condor-precisio n-p-master-sunburst-novo-_JM
    Ou esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141891111-baixo-condor-precisio n-p-master-v-sunburst-_JM
    Abç

    cristiano_dr67
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Eu tava pensando em pegar um modelo da Fender.
    Da uma olhada nesse site www.theriffs.com.br la nos modelos Squier tem um Squier Vintage Modified P-Bass® TB Passivo .
    Que q vc acha daquele???
    abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cristiano_dr67
    Baixos com boa qualidade sim. Uma amiga minha ( e baixista profissional), comprou um Squier ModVint P51 (aquele parecido com o do Sting) e gostou do gravão e do peso leve.
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cristiano_dr67
    Eu tb. tenho um Squier Vintage Modified, mas é o JB.
    Creio, de qq. forma, que o PB deva ter as mesmas características construtivas, ou seja, boas madeiras, boa captação e ferragens tb. de boa qualidade, compatíveis com o preço do instrumento, naturalmente.
    Com certeza, será uma boa aquisição.

    Anti
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    vai fundo, teste os baixos que te interessar e veja qual te agrada mais
    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica de Baixo profissional e estiloso.