Esquema de Ligação captadores e circuito passivo

    Autor Mensagem
    msneves
    Veterano
    # mar/10


    Olá, estou montando um contabaixo, depois de muito pesquisar fiz o esquema de ligação dos captadores, um Kent Armstrong musicman na ponte e um Artec Custom Hot no braço.
    o circuito vai ter:
    1 mini switch dpdt para o o musicman (serial/split/paralelo)
    2 controles de volume e 2 de tone (um para cada captador) e
    1 switch para combinar os captadores (ponte/ambos/braço).
    Tentei fazer um desenho com o esquema.
    Como não tenho experiência nessa área (estou fazendo este projeto por prazer mesmo), gostaria de um ajuda de quem intende mais
    Obrigado

    msneves
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    segue o link do desenho

    http://s935.photobucket.com/albums/ad197/msneves/?action=view&current= MEUBAIXO.jpg

    msneves
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    As ligações estão certas?
    e os potenciômetros (500k/250k lin/log) ? o que vocês acham?
    a impedância dos captadores são bem deferentes (o musicman tem 14k e o Artec custom hot tem 30k) só com controle de volume e tone separados consigo equilibra-los?
    Toda sugestão é bem vinda!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    msneves
    O circuito em sí está correto. Errado está usar pots de 250K. Use TODOS de 500K.

    DotCom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    a impedância dos captadores são bem deferentes (o musicman tem 14k e o Artec custom hot tem 30k) só com controle de volume e tone separados consigo equilibra-los?

    30k no braço e 14k na ponte? ih... prevejo problemas aí.
    Normalmente cap do braço tem resistência DC menor por dois motivos:
    - Balancear a saída dos caps. Pela própria posição, o cap do braço já teria mais volume. Usando uma resistência DC menor, tenta-se equalizar as saídas.

    - Prevenir um som muito embolado. O som do cap do braço já é menos definido que o da ponte. Com uma resistência DC menor, aumenta-se a clareza no som.

    Usar esse captador com uma resistência tão alta possivelmente vai fazer o cap do braço "engolir" o da ponte em termos de volume, e ficar muito embolado.

    Mas só depois de montar é que vai dar pra tirar conclusões acertadas.

    msneves
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Caros Bertola e DotCom, mutio obrigado pelas opiniões.
    Eu pensei em deixar o pot de volume do Artec em 250 por ele ser single e ir no braço, mas acho que é melhor mesmo deixar tudo 500k, ainda mais pela impedãncia dele.
    Eu pensei em deixar o Arte no braço pois este cap é uma cópia dos caps que vem nos Gibsons e epiphones SGs entre outros, sempre no braço. será que ficaria melhor por na ponte e o musicman no meio?
    segue o link do captadores para vocês verificarem.

    Artec:
    http://cgi.ebay.com/Artec-Custom-Hot-4-String-Bass-Pickup-30K-Ohms-Chr ome-/260501423754

    Kent Armstrong:
    http://www.wdmusic.co.uk/product/MUSICMAN_BASS_PICKUP_HBMN1

    DotCom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mais uma vez, monta e vê como fica. Em música não é só o aspecto técnico que conta.

    tentsubass
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    msneves
    ola vi o seu esquema e achei muito interesante e estou pensando em colocar em um baixo velho q tenho ak com uma cap MM(ponte) e outro JB(braço) so q tenho algumas perguntas sobre oo esquema do seu baixo por favor me ajudem
    1° oq sao aquele "negocinhos" verdes nos pots de tone resistor? e qual modelo devo comprar?
    2° deu certo? fico bom o esquema?
    3° vc ou alguem tem uma ideia de como melhorar esse esquema acima descrito???

    Por favor me ajudem tenho pressa e estou meu desesperado meu baixo esta inativo
    desde ja agradeço
    abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    tentsubass
    1) capacitores. 0.047uF
    2) Deve ter dado sim
    3) Não tem como.
    Abç

    tentsubass
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    muito obrigado pela resposta
    agradecido
    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esquema de Ligação captadores e circuito passivo