encordamento mais fino

    Autor Mensagem
    luisramos
    Veterano
    # mar/10


    galera, eu to com uma dúvida simples.
    quando eu comprei um squier ele veio com um encordamento que eu nao lembro a numeração . . . . eu lembro que eu troquei por cordas mais finas, que eu acho que é 045.

    eu acabei de comprar um baixo novo, e gostaria de colocar o mesmo tipo de encordamento, mais fino, que eu coloquei no meu antigo., só que eu nao me lembro a numeração
    algume saberia me dizer qual a numeração de corda que é mais comum vir nos baixos?


    valeu

    rodsom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    a corda mais fina é .040.

    abs.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    luisramos
    Mais fina pra que? Pro som ficar pior? Use 0.45 meu chapa, ou 0.50....

    peter.forc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    luisramos
    Vc. consegue encontrar até 0.35 (Daddario EXL180, por exemplo), mas não é muito comum, não... Assim como as 0.50, tb. difíceis de se encontrar no mercado.

    Provavelmente seu baixo Squier devia ter vindo com 0.45 (é o padrão, ao menos nos Squier que conheço) e vc. deve ter colocado 0.40, pelo que cita acima.

    De qq. forma, lembre-se que, se o braço do baixo estava ajustado originalmente p/encordoamento 0.45 e vc. coloca 0.40 há necessidade de reajustá-lo. O oposto (de 0.40 para 0.45) tb. gera a necessidade de novo ajuste.

    Abraço.

    rodsom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Pro som ficar pior?

    pior em que sentido? eu sempre preferi o som da .040.

    lukalmeida_bass
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Aproveitando o tópico, eu pergunto:

    A medida está diretamente ligada à dureza ou maciez, ou existe diferença por material? Ou ainda isso esta diretamente ligado à regulagem?

    No SG que tenho emprestado, as cordas são "levinhas".
    No JB Tagima, cordas que vieram com ele, são bem mais firmes (bem, ainda não levei ao luthier para regular, portanto ainda não testei o baixo na sua melhor forma).

    Eu só conheço as convencionais (níquel) e de cobre.

    Abraço!

    mum
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara, a dureza e maciez está ligada ao calibre da corda.. Pois quanto maior o calibre, maior a tensão. Eu gosto de cordas >= 045 por conta da pegada mais firme.

    lukalmeida_bass
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    mum

    Cara, a dureza e maciez está ligada ao calibre da corda.. Pois quanto maior o calibre, maior a tensão. Eu gosto de cordas >= 045 por conta da pegada mais firme.

    Valeu cara!
    Vou olhar se as 045 são as que estão no meu JB, como retornei ao baixo depois de 7 anos parado, to estranhando o JB (meus dedos não abrem legal), já o SG de cordas mais macias e escala um pouco menor está bem mais confortável, só que este SG não tem o timbre bom quanto o JB.

    Se eu pudesse juntar os 2 num só...ia ser maravilhoso.

    mum
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    é questão de costume... Quando eu comecei a tocar eu só usava encordoamentos 040, mas depois que testei os 045 nunca mais voltei pro 040. Os 050 sao mais dificeis de achar, mas sempre que eu encontro eu compro.

    lukalmeida_bass
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: lukalmeida_bass
    · votar


    mum

    é questão de costume... Quando eu comecei a tocar eu só usava encordoamentos 040, mas depois que testei os 045 nunca mais voltei pro 040. Os 050 sao mais dificeis de achar, mas sempre que eu encontro eu compro.

    É, a mão dura é coisa minha mesmo, terei de reaprender.7 anos parado me ferraram.

    Eis a questão, não sei se voce (ou mais pessoas aqui) passam por isso, baixista que tem mais de 1 baixo (muito comum isso) o ideal sempre usar a mesma "graduação" de cordas?

    Obs.: Realmente o que você disse faz sentido, eu percebo que com o 45 toca-se mais a vontade, uma lapadinha brusca a mais na corda não faz aquele som de "pato" ou trincada no traste como eu faço no SG de cordas mais macias.Acho que é melhor eu experimentar 0.45 no SG, para tanto preciso ir no luthier que o regula e saber se permite isso (esse baixo SG não é meu, mas logo será.)

    rodsom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    lukalmeida_bass
    A medida está diretamente ligada à dureza ou maciez, ou existe diferença por material? Ou ainda isso esta diretamente ligado à regulagem?

    as tres coisas.

    baixista que tem mais de 1 baixo (muito comum isso) o ideal sempre usar a mesma "graduação" de cordas?

    nao necessariamente, mas usar o mesmo calibre facilita muito, por exemplo, no caso de vc usar os 2 baixos no mesmo show.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Interessante a pergunta do calibre...

    Sempre mantive .040 em meus baixos, simplesmente por medo de alterar a minha pegada ou por ter algum tipo de deficiencia com este tipo de corda, já que aprendi em .040 e nao tive vontade e nem curiosidade de mudar

    Para o pessoal mais experiente, usar .045, .050, vai ter muita diferença, alem do timbre é claro, falando em pegada mesmo, feeling, ou o baixista que manda em .040, vai arrepiar tb em outros calibres

    Lá em cima perguntaram sobre material de corda, tem as de Bronze, que uso em meu baixolao .040, que pelo que me falaram o bronze nao interaje com o captador do baixo eletrico e por isso para este ser contra indicado

    É isso aí

    até

    dibass
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    A.. eu 0.40 e não troco, axo mais confortável pra tocar e... sinceramente axo que o som não fica pior não, talvez só com um pouco menos de pezo, mas nada que não possa recompensar com uma boa equalizada!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a encordamento mais fino