【FIXO】 Esquema de Ligação para Contra-Baixo - Tópico Definitivo

Autor Mensagem
thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09


Eae baixistas!!! To invadindo seu fórum pra atender a um pedido do iurycaculla44. Como eu fiz um tópico com esquemas de ligações dos captadores de guitarra, ele me pediu para fazer uns de baixo.

Como não sei muito sobre baixo, vou postar como tava no site.

Jazz Bass

Jazz Bass Ativo

Jazz Bass c/ Blend

Jazz Bass c/ Stacks

Jazz Bass c/ Split e Paralelo

Precision Bass

Single Coil Precision Bass

Precision Bass Ativo

P / J Bass

P / J Bass Ativo

P / J Bass Blend

Swith Passsivo-Ativo

Soapbar Ativo

Soapbar Passivo

Esquema captador e pre-amp Music Man

Music Man e Precision Bass

Music Man Passivo

Music Man Passivo, 2 Volumes e 1 Tone

Music Man (Com Chave Seletora de Captadores de 3 Posições)

2-Bands Tone Circuit

3-Bands Tone Circuit

3 Band com 2 Volumes

Rickenbacker

Falou e espero ter ajudado como ajudei no fórum de guitarra. Vou ver se os moderas podem por esse tópico em stick (se vocês quiserem/precisarem)

Abraço!!!

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


Mal não faz. Acho legal por esse tópico em stick.

Nycolas
Veterano
# dez/09
· votar


Muito bom cara! Gostei muito do tópico!

Stick já! =)

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


DotCom
Nycolas

Valeu. Já pedi pra por em stick.

EDIT: Se encontrarem mais esquemas diferentes favor postar aqui!!!

Marcky Basshred
Veterano
# mar/10
· votar


Excelente cara!!!!

xGumAx
Veterano
# jun/10 · Editado por: xGumAx
· votar


Tenho um strinberg CLB 24A, e quero q ele funcione sem bateria transformando em passivo.

Será q se eu usar o esquema de switch ativo passivo a tá aí dá certo?

Tenho curso de eletrônica mas aquele trem é uma emboleira com circuito ativo e tbm não entendo muito sobre esses esquemas de instrumentos...

TerraSkilll
Veterano
# jun/10
· votar


xGumAx
Se você só tirar a bateria, ele não funciona? Muitos baixos ativos, quando você remove a bateria, ficam "passivos", ou seja, só o circuito ativo deixa de funcionar. É claro que o som pode mudar um pouco, visto que ele é naturalmente ativo, e se usado "passivo" pode soar "fraco".

Abraço.

xGumAx
Veterano
# jun/10
· votar


Se você só tirar a bateria, ele não funciona?

Não. Quando a bateria tá pra acabar dá pra percerber qndo o sinal fica fraco e não consegue quebrar a barreira de algum transistor e começa a distorcer o som. Aí sem a bateria não sai som nenhum, às vezes o aterramento qndo tá ruim e dá um chiado, a falta de bateria some até com isso.

E o circuito desse baixo é bem broxante, mas dá pra ver q o timbre dele é razoável...

Eu qria fazer um bypass no préamp ativo dele. O captador é P-JB, o q me confundiu um pouco.

É claro que o som pode mudar um pouco, visto que ele é naturalmente ativo, e se usado "passivo" pode soar "fraco".

É, já vi uns baixos q passaram pelo processo e perderam um pouco de volume, mas ganharam em opção de timbre. Nada q um amp com controle de ganho ou um booster não solucione.

TerraSkilll
Veterano
# jun/10
· votar


xGumAx
Sinceramente, não sou expert em baixos (apesar de tocar um) e muito menos em eletrônica. Sugiro que pergunte a quem entende mesmo: Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) IV.

Mas, pelo que você citou, parece que os captadores são muito dependentes do circuito ativo, e desativar o pré-amp com um bypass não deve ser uma boa, visto que o som ficará tão fraco ligar sem bateria.

Abraço.

Alex Navarro
Veterano
# ago/10
· votar


Será que já responderam essa?
Iria sugerir que provavelmente (não certeza) o fio do cap vai para o circuito e depois tem outro que vai para a saida.
Dando uma olhada no caminho do fio positivo vindo dos captadores, siga-o até chegar no circuito.
Nesse caso solte-o e faça com que ele chege a saida.

Pode ser que do circuito ainda se passe pelos controles, sem problema. O importante é desviar o caminho tirando da entrada do circuito e dando continuação no fio da saida.

Aí esses caps "devem" sair som sem bateria.

xGumAx
Veterano
# set/10 · Editado por: xGumAx
· votar


é foi +ou- o q eu fiz!

simplismente peguei a saida do pot. blend (peguei a mania de chama-lo de mix) e joguei no volume em paralelo com o circuito ativo.

uma coisa q eu reparei, segundo a strinberg são 2V e 2T mas na verdade é um 1blend (mix), 1Bass, 1 Treble e 1volume.
Isso me ajudou a entender melhor meu instrumento, pois antes o q eu achava q era um tone agora sei q é um blend, e com isso posso escolher o captador q quero usar.


Funcionou, mas o efeito foi o q me avisaram, o volume fica muito baixo e a qualidade tbm. Se fosse uns captadores melhores valeria a pena.

Tanto q desfiz a merda toda... Num compensa.

tuba256
Veterano
# fev/11
· votar


Iai gente, Meu no é Thiago.
Vcs virão? o baixista GerryBass ta com um MM

tuba256
Veterano
# fev/11
· votar


O GerryBass é aluno do Chacal né? ele toca pra caramba meu.

tuba256
Veterano
# fev/11
· votar


Tem alguns videos dele no youtube, c ta é doido cara, regassando no bass.

Fisioterapeuta
Veterano
# mar/11
· votar


o baixo tb440 da memphis co m dois pj seria qual ligacao destas postadas ai em cima?

ele tem um balance volume tone e bass

BrUnOsOtO
Veterano
# mar/11
· votar


uma dúvida: o que é esse blend?

xGumAx
Veterano
# abr/11
· votar


seria uma "chave" de captador mas só q é um pot.

J. Rocha
Veterano
# mai/11
· votar


Fala ai galera!
Tenho um baixo 5 cordas passivo da Golden, só que a parte elétrica dele tá toda desligada, tenho pouca noção na area mais eu mesmo quero consertar. Ele tem dois captadores soap bar, uma chave de 3 posições, 1 volume (A250k) e dois tons (B250k).
Procurei em todo lugar mais não achei nenhum esquema de ligação parecido.

Me ajudem!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


J. Rocha
Copie o circuito da Fender Stratocaster.
Abç

New_Metal in da house
Veterano
# mai/11
· votar


Fisioterapeuta
o baixo tb440 da memphis co m dois pj seria qual ligacao destas postadas ai em cima?

ele tem um balance volume tone e bass


Tenho esse mesmo baixo e quero melhorar ele. Tenho uma banda de rock no estilo de Emery, Blessthefall.
Queria saber qual o melhor circuito para ter um bom timbre.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


New_Metal in da house
Em 1º lugar, e antes de trocar qualquer coisa, invista em um amp bom, robusto e POTENTE (uma boa opção é o Staner BX200), e em um pedal Equalizador e e um compressor.
Se mesmo assim a sonoridade não lhe agradar, troque os capts pelos Sound/Malagoli Traditional "hot".
Abç

JL_Marcondes
Veterano
# jul/11
· votar


Criei este tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/264789/ referente a dúvida de fazer de um Condor XB-25A (PJ, 1vol,1pan,2tones-Treeble/Bass) um MusicMan StingRay 5 (HH, 1 vol,3tones-Treeble/Mid/Bass).. qm puder ajudar...

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


Nossa mano, me ajudou pakas valeu aí, agora posso montar meu baixo que ta largado lá no quarto de bagunça.

paulolovo
Veterano
# set/11
· votar


Uma dúvida: captadores Triple Coil são básicamente a mesma coisa que um Music man de 3 posições?

marcio magrão
Veterano
# jan/12
· votar


Amigos, comprei um set Seymour Duncan Quarter Pound (SPB-3 e SJB-3b) para meu Squier PJ Bass 4c. Eu mesmo vou fazer a modificação na elétrica dele. Os esquemas aqui descrito me ajuda muito, pois tem o que preciso. Mas surgiu a dúvida: o que é o cap .05?
Penso que seja um capacitor, estou certo? Para que serve e realmente é necessário a instalação dele? Vlw msm.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


marcio magrão
Capacitor de 0,047uF.
Sem ele, o tone não atua...
Abç

rochabass
Veterano
# jan/12
· votar


Galera perdão mas eu to com uma duvida terrivel quem puder me ajuadar sou novato site eabri uma enquete é essa:


Qual baixo é melhor Cort Curbow 5 cordas, Eagle-500 ou Strinberg CLB19A?

Quem puder me ajudar nessa duvida!!!
VLW.

AndreLimabass
Veterano
# jan/12
· votar


rochabass
Olá amigo, seja bem vindo ao fórum.

Essa sua dúvida não condiz com o tópico em questão.

você precisa incluir essa sua questão na categoria mais adequada, ou consultar a busca do forum para saber se já existe um tópico igual ao seu.

grande abraço.

AndreLimabass
Veterano
# jan/12
· votar


Boa tarde, senhores.

eu gostaria de instalar um ckt ativo no meu baixo.
gostaria de saber se isso é possível ou se só posso instalar em um captador ativo. (como sei que ele é ativo?)

eu tenho aqui uma plaquinha do ckt ativo. ele tá comigo um tempo. O potenciometro dele "morreu". e como o cara precisava do baixo "pra ontem", eu tirei esse ckt ativo do baixo dele que estava danificado (pot ruim - 100k push/pull) e deixei o baixo dele ligado como passivo.

essa plaquinha ficou comigo. o pot estava todo detonado. e tive que jogar fora. to pensando em colocar um pot de 100k comum (linear) e tentar ligar essa placa no meu baixo.

será que funciona?
como seria a ligação?

OBS: tirei esse ckt de um cort ativo. não tinha o modelo dele no baixo (a5, b5, etc...)

Obrigado,

guilhermelins
Veterano
# fev/12
· votar


Boa tarde galera!
to com uma dúvida aqui..
fiz a troca dos potenciometros do meu bass, mas agora eles não "funcionam"..

tipo, não abaixa o volume, não muda nada no som girando o pot de tom..
não consegui encontrar se liguei algum fio errado, as vezes a galera mais experiente pode me dar uma dica do que possa causar esse tal sintoma.

Meu bass é um PJ com captação KA. usei o esquema do tópico P/J bass

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Esquema de Ligação para Contra-Baixo - Tópico Definitivo