Problema de Aterramento (SX SJB 75C)

    Autor Mensagem
    Paulo Jr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Paulo Jr


    Depois de algum tempo namorando o SX SJB 75 que a muito tempo queria, finalmente o comprei, e realmente o som me impressionou muito. Tenho tb um pedal BDI-21 pra ajudar.

    Porém ultimamente tenho tido alguns chiados (acredito eu relacionados com aterramento)
    O Chiado (Muito alto) acontece quando o Tone do baixo esta todo aberto (fechado simplesmente não chia), se eu encostar as mãos na corda o chiado para, se eu encostar na parte metalica do cabo ligado ao baixo o chiado para, se eu encostar (e apertar) na chavinha tone do baixo o chiado tbm para.

    Suspeito que possa ser falta de aterramento na chave tone do baixo.

    Detalhe, meu cabo é blindado e de tecido.

    Como faço pra resolver isso?
    O Baixo é novo, é um problema crônico nesse baixo?

    neochrono
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: neochrono
    · votar


    O Chiado (Muito alto) acontece quando o Tone do baixo esta todo aberto (fechado simplesmente não chia)

    Isso acontece porque, normalmente, o Tone abre as frequencias mais agudas do sinal, e junto com elas, o "chiado".

    se eu encostar as mãos na corda o chiado para, se eu encostar na parte metalica do cabo ligado ao baixo o chiado para, se eu encostar (e apertar) na chavinha tone do baixo o chiado tbm para.

    Acredito que o seu pot de Tone é feita de metal certo?

    Se quando você encosta nas cordas o chiado para, significa que ao contrario do que pensa, seu baixo está aterrado.

    Isso acontece pois no momento em que encosta em qualquer parte metalica, você funciona como um Terra para o instrumento.

    Esse comportamento do chiado desaparecer com o contato é normal, o que não seria normal é se mesmo com as mãos na corda o chiado continuasse razoavelmente alto.

    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Paulo Jr
    se eu encostar as mãos na corda o chiado para
    Então ele está aterrado. Instrumentos com capts "single-coils". que é o caso desse baixo, comportam-se assim.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Paulo Jr
    O SX não vem blindado. O aterramento costuma ser feito, mesmo em equipamentos bem baratos. A blindagem é que é largada de lado em instrumentos baratos (como os SX).

    djmmaster
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    comprei um SX e estou tendo o mesmo problema as vezes o chiado é mais intenso (mesmo com o tone do baixo, ganho e volume do amp inalterados) as vezes some completamente quando encosto na corda, as vezes não, o cabo pareçe ser bom e é novo é um rockcable da warwick bom a pergunta é a seguinte se eu mandar blindar ele esse chiado some ou ao menos diminui?? custa caro?
    abraços

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    se eu mandar blindar ele esse chiado some ou ao menos diminui??
    Sim.

    custa caro?
    Não...

    djmmaster
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ok dotcom então mandarei fazer isso :D
    obrigado

    wiskeria
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    estes problemas estão relacionados em blindagem completa da parte eletrica do baixo "trabalho para luthier" e é agravado quando o amplificador esta fora de fase. Todo amplificador ao ser conectado na tomada possui uma fase correta, se o ruido estiver alto vc deve inverter a posição da tomada do amp e o ruido deve diminuir.

    DotCom
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: DotCom
    · votar


    wiskeria
    Esse problema de equipamento funcionar com a tomada em uma posição e não em outra pode acontecer em alguns (poucos) equipamentos antigos e que funcionavam em 110v.

    Em amplificadores, dado que ele tem um transformador na fonte, o fato de um dos pinos ser o neutro (com isso, supostamente, ser aterrado) não se aplica, já que ele é isolado galvanicamente pelo trafo.
    Alguns amplificadores antigos tinham aquela chave de inversão de fase, que é sumariamente eliminada em qualquer revisão que esse ampli passe.

    E o termo "ampli fora de fase" não existe, pelo menos não nesse sentido que você queria falar.

    wiskeria
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: wiskeria
    · votar


    bom, 110 não faz sentido pois aqui é 220 e acontece claramente... Em todos os lugares sem aterramento e com diversos amplificadores eu percibi que dependendo da posição do plug "simples 2 pinos" tem uma posição com menos ruído, mesmo que seja pouca diferença, principalmente em amps antigos, mas em modernos tb. Constatei isso em Staners, Meteoros, Giannini, fenders, etc... Amps comuns nos palcos.
    Vale dizer que 80% do brasil não possui aterramento de verdade, e em alguns casos de ruido podem ser amenizados com um simples inverter de pesição da tomada. Falo isso por prática, ja montei muito equipamento para show em bares e etc...
    Até porque nem sempre se ve equipamento novinho nos palcos simples da vida. né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema de Aterramento (SX SJB 75C)