As notas

    Autor Mensagem
    hugoky
    Veterano
    # nov/03


    Sou novo no baixo e gostaria de saber algumas coisas...

    Nas cifras tem as escalas e tals..
    Mas e as notas???
    Como faz C,G,A,am e etc????

    LocoLive
    Veterano
    # nov/03
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    vc quer dizer os acordes ?

    hugoky
    Veterano
    # nov/03
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    isso

    Max Power
    Veterano
    # nov/03
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    um acorde maior é composto por tonica, terça e quinta

    Exemplo de escala maior de C
    C D E F G A B C

    a estrutura da escala maior é 1t 1t 1/2t 1t 1t 1t 1/2t 1t
    t = tom
    cada 1/2(meio)tom corresponde a 1 casa no braço de seu baixo
    nessa caso se leria assim
    C = tonica
    D = segunda
    E = terça
    F = quarta
    G = quinta
    A = Sexta
    B = setima
    C = tonica

    nesse caso o acorde maior de C seria C(tonica), E(terça) e G(quinta)

    vc tambem poderia acrecentar uma setima ou uma nona por exemplo

    em um arcorde menor é composto de notas de uma escala menor

    exemplo de escala menor de Am

    A B C D E F G A

    estrutura da escala menor
    1t 1/2t 1t 1t 1/2t 1t 1t

    o acorde de Am seria A(tonica), C(terça menor) e E (quinta)
    vc tambem pode colocar setimas e nonas por exemplo

    quando se fala de acorde com quinta diminuta quer dizer que diminue 1/2 tom na quinta e quinta almentada almenta 1/2 tom

    FuckYourEnemy
    Veterano
    # nov/03
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    bah eu toco guita faz um ano e meio, e conheço teoria assim ... mas porra .. nem eu entendo direito isso q vcs falam ae ... deve ser foda pros iniciantes q ñ são superdotados heh

    pedrosoaresdepaula
    Veterano
    # nov/03
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    é só vc ver que acorde que é e encontrar essa nota no baixo, por exemplo F é um fá, então é só pegar um fá no baixo, no caso a casa 1 da quarta corda, mas para isso vc precisa conhecer o baixo, e estudar teoria musical, pelo menos para reconhecer um acorde.palo menos esse é o jeito mais simples de entender.

    pedrosoaresdepaula
    Veterano
    # nov/03
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    só para nao entender errado: no baixo existem varias possibilidades de se tocar um fá, aquilo foi só um exemplo

    pedrosoaresdepaula
    Veterano
    # nov/03
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    Max Power
    eu tb naum entendi isso que vc pôs aí, pra mim isso são os dias da semana :b

    Ronin
    Veterano
    # nov/03
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    DICIONÁRIO DE ACORDES DE BAIXO
    Raphael Bonelli
    www.rbonelli.hpg.com.br


    O.K. você diz, "O que é um acorde de baixo?". Bem, como alguns devem
    saber, um acorde de baixo é um acorde tocado em um baixo. UAU! A descoberta
    do século. Assim como na guitarra, um acorde é composto de duas ou mais
    notas tocadas juntas (na verdade a definição de acorde é "três ou mais notas
    tocadas juntas", mas como esta lição é voltada para baixos de 4 cordas, tive
    de fazer algumas variações). Se você for um baixista experiente não haverá
    nada nesta lição que seja difícil de entender. A lição requer apenas uma
    força um pouco maior nos dedos e memória, e se você tocar guitarra ou tiver
    noções básicas de teoria músical vai ser ainda mais fácil.

    Um conselho... faça um aquecimento antes de continuar.

    LÁ VAMOS NÓS

    Vamos começar com os acordes de lá. Vc vai entender apartir dai.

    Cada acorde é composto por notas que estão na escala da tônica.
    Por exemplo. Um LÁ maior é composto da (Tônica, M3 e P5), ou seja,
    LÁ, DÓ# e MI. Sacou?! Se não de uma olhada na lição sobre escalas.

    LISTA DE ACORDES.
    A = LÁ Maior (T, M3, P5)
    Am = LÁ menor (T, m3, P5)
    A7 = LÁ na sétima (T, M3, P5, m7 (ou 7 dominante))
    AM7 = LÁ na sétima maior (T, M3, P5, M7)
    A sus4 = LÁ com 4 suspensa (T, M3, +4, P5)


    Destes acordes básicos você pode determinar muitos outros. Estas
    tablaturas servem da mesma forma, não importando de qual traste você
    começa. Elas estão com a tônica em LÁ, para formar outros acordes apenas
    transporte a mesma digitação para o nova tônica. Então se você for
    tocar um acorde de MI apenas desça toda a digitação (que está em LÁ) por
    cinco trastes. Easy like that!

    Os ()'s significam a digitação dentro da escala maior. Em alguns
    casos a 3a ou a 5a foram omitidas para o acorde se acomodar nos baixos
    de 4 cordas.
    Você deve tocar todas as notas ao mesmo tempo, como se nas tabs
    elas estivessem umas soubre as outras. A diferença na posição eu criei
    para facilitar a leitura.

    A maior (A)
    G |-------9---
    D |----11-----
    A |-12--------
    E |-----------


    A maior (A) v.2
    G |----18-----
    D |-----------
    A |----19-----
    E |-17--------


    A menor (Am)
    G |-----------
    D |--------10-
    A |-----12----
    E |--12-------


    A menor (Am) v.2
    G |----17-----
    D |-----------
    A |----19-----
    E |-17--------


    A na sétima (A7)
    G |-12--------
    D |----11-----
    A |-12--------
    E |-----------


    A na sétima (A7) v.2
    G |---18------
    D |-17--------
    A |----19-----
    E |-17--------


    A na sétima maior (AM7)
    G |-----13----
    D |---11------
    A |-12--------
    E |-----------


    A na sétima maior (AM7)
    G |--18-------
    D |--18-------
    A |---19------
    E |-17--------


    A com 4 suspensa (Asus4)
    G |--(11)12---
    D |-12--------
    A |-12--------
    E |-----------
    P.s.: Este acorde é normalmente tocado como sendo maior (11), depois se faz
    um hammer-on no (12)... mas pode se omitir o 11.

    A com 4 suspensa (Asus4)
    G |----19-----
    D |-----------
    A |-----------
    E |-17--------


    Tudo bem. Como já expliquei para construir outros acordes apenas mova
    toda a digitação para cima ou para baixo no braço do instrumento, fazendo que
    a tônica (a nota mais grave, nesses casos) fique na nota do acorde que vc quer
    construir. Tente manter a tônica acima do 12o traste, ou fica muito grave e o
    som fica confuso. Apenas opinião claro, Não é regra.

    CONCLUSÃO

    Acordes podem ser combinados. Se você, por exemplo, quiser misturar os
    acordes de A7 e Am para ter um Am/7 é simples, principalmente se você souber
    dentro das escalas onde fica a 7a dominante do acorde. Use os acordes para criar
    levadas, ritmos. Ou em solos, riff funky... o que você quiser. A qualidade mais
    importante para um baixista é a criatividade.

    "Keep eyes open and fingers burning"
    Raphael Bonelli
    www.rbonelli.hpg.com.br


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