Autor |
Mensagem |
hugoky Veterano |
# nov/03
Sou novo no baixo e gostaria de saber algumas coisas...
Nas cifras tem as escalas e tals..
Mas e as notas???
Como faz C,G,A,am e etc????
|
LocoLive Veterano |
# nov/03
· votar
vc quer dizer os acordes ?
|
hugoky Veterano |
# nov/03
· votar
isso
|
Max Power Veterano |
# nov/03
· votar
um acorde maior é composto por tonica, terça e quinta
Exemplo de escala maior de C
C D E F G A B C
a estrutura da escala maior é 1t 1t 1/2t 1t 1t 1t 1/2t 1t
t = tom
cada 1/2(meio)tom corresponde a 1 casa no braço de seu baixo
nessa caso se leria assim
C = tonica
D = segunda
E = terça
F = quarta
G = quinta
A = Sexta
B = setima
C = tonica
nesse caso o acorde maior de C seria C(tonica), E(terça) e G(quinta)
vc tambem poderia acrecentar uma setima ou uma nona por exemplo
em um arcorde menor é composto de notas de uma escala menor
exemplo de escala menor de Am
A B C D E F G A
estrutura da escala menor
1t 1/2t 1t 1t 1/2t 1t 1t
o acorde de Am seria A(tonica), C(terça menor) e E (quinta)
vc tambem pode colocar setimas e nonas por exemplo
quando se fala de acorde com quinta diminuta quer dizer que diminue 1/2 tom na quinta e quinta almentada almenta 1/2 tom
|
FuckYourEnemy Veterano |
# nov/03
· votar
bah eu toco guita faz um ano e meio, e conheço teoria assim ... mas porra .. nem eu entendo direito isso q vcs falam ae ... deve ser foda pros iniciantes q ñ são superdotados heh
|
pedrosoaresdepaula Veterano |
# nov/03
· votar
é só vc ver que acorde que é e encontrar essa nota no baixo, por exemplo F é um fá, então é só pegar um fá no baixo, no caso a casa 1 da quarta corda, mas para isso vc precisa conhecer o baixo, e estudar teoria musical, pelo menos para reconhecer um acorde.palo menos esse é o jeito mais simples de entender.
|
pedrosoaresdepaula Veterano |
# nov/03
· votar
só para nao entender errado: no baixo existem varias possibilidades de se tocar um fá, aquilo foi só um exemplo
|
pedrosoaresdepaula Veterano |
# nov/03
· votar
Max Power
eu tb naum entendi isso que vc pôs aí, pra mim isso são os dias da semana :b
|
Ronin Veterano |
# nov/03
· votar
DICIONÁRIO DE ACORDES DE BAIXO
Raphael Bonelli
www.rbonelli.hpg.com.br
O.K. você diz, "O que é um acorde de baixo?". Bem, como alguns devem
saber, um acorde de baixo é um acorde tocado em um baixo. UAU! A descoberta
do século. Assim como na guitarra, um acorde é composto de duas ou mais
notas tocadas juntas (na verdade a definição de acorde é "três ou mais notas
tocadas juntas", mas como esta lição é voltada para baixos de 4 cordas, tive
de fazer algumas variações). Se você for um baixista experiente não haverá
nada nesta lição que seja difícil de entender. A lição requer apenas uma
força um pouco maior nos dedos e memória, e se você tocar guitarra ou tiver
noções básicas de teoria músical vai ser ainda mais fácil.
Um conselho... faça um aquecimento antes de continuar.
LÁ VAMOS NÓS
Vamos começar com os acordes de lá. Vc vai entender apartir dai.
Cada acorde é composto por notas que estão na escala da tônica.
Por exemplo. Um LÁ maior é composto da (Tônica, M3 e P5), ou seja,
LÁ, DÓ# e MI. Sacou?! Se não de uma olhada na lição sobre escalas.
LISTA DE ACORDES.
A = LÁ Maior (T, M3, P5)
Am = LÁ menor (T, m3, P5)
A7 = LÁ na sétima (T, M3, P5, m7 (ou 7 dominante))
AM7 = LÁ na sétima maior (T, M3, P5, M7)
A sus4 = LÁ com 4 suspensa (T, M3, +4, P5)
Destes acordes básicos você pode determinar muitos outros. Estas
tablaturas servem da mesma forma, não importando de qual traste você
começa. Elas estão com a tônica em LÁ, para formar outros acordes apenas
transporte a mesma digitação para o nova tônica. Então se você for
tocar um acorde de MI apenas desça toda a digitação (que está em LÁ) por
cinco trastes. Easy like that!
Os ()'s significam a digitação dentro da escala maior. Em alguns
casos a 3a ou a 5a foram omitidas para o acorde se acomodar nos baixos
de 4 cordas.
Você deve tocar todas as notas ao mesmo tempo, como se nas tabs
elas estivessem umas soubre as outras. A diferença na posição eu criei
para facilitar a leitura.
A maior (A)
G |-------9---
D |----11-----
A |-12--------
E |-----------
A maior (A) v.2
G |----18-----
D |-----------
A |----19-----
E |-17--------
A menor (Am)
G |-----------
D |--------10-
A |-----12----
E |--12-------
A menor (Am) v.2
G |----17-----
D |-----------
A |----19-----
E |-17--------
A na sétima (A7)
G |-12--------
D |----11-----
A |-12--------
E |-----------
A na sétima (A7) v.2
G |---18------
D |-17--------
A |----19-----
E |-17--------
A na sétima maior (AM7)
G |-----13----
D |---11------
A |-12--------
E |-----------
A na sétima maior (AM7)
G |--18-------
D |--18-------
A |---19------
E |-17--------
A com 4 suspensa (Asus4)
G |--(11)12---
D |-12--------
A |-12--------
E |-----------
P.s.: Este acorde é normalmente tocado como sendo maior (11), depois se faz
um hammer-on no (12)... mas pode se omitir o 11.
A com 4 suspensa (Asus4)
G |----19-----
D |-----------
A |-----------
E |-17--------
Tudo bem. Como já expliquei para construir outros acordes apenas mova
toda a digitação para cima ou para baixo no braço do instrumento, fazendo que
a tônica (a nota mais grave, nesses casos) fique na nota do acorde que vc quer
construir. Tente manter a tônica acima do 12o traste, ou fica muito grave e o
som fica confuso. Apenas opinião claro, Não é regra.
CONCLUSÃO
Acordes podem ser combinados. Se você, por exemplo, quiser misturar os
acordes de A7 e Am para ter um Am/7 é simples, principalmente se você souber
dentro das escalas onde fica a 7a dominante do acorde. Use os acordes para criar
levadas, ritmos. Ou em solos, riff funky... o que você quiser. A qualidade mais
importante para um baixista é a criatividade.
"Keep eyes open and fingers burning"
Raphael Bonelli
www.rbonelli.hpg.com.br
|